Segundo o Público, o Conselho de Ministros vai debater em breve duas soluções alternativas para substituir o actual modelo de financiamento das concessões rodoviárias construídas em regime de portagem virtual - sem custos para o utilizador (SCUT) - por outro em que se aplique o princípio "utilizador-pagador".
Indiferente aos princípios que estiveram na génese das SCUT, o Governo coloca mais uma vez os interesses financeiros à frente do desenvolvimento sustentável e equilibrado das zonas mais deprimidas do País, na generalidade sem ligações rodoviárias de qualidade nem outras alternativas que possam ser consideradas...
A primeira impressão que pode ser retirada das declarações do ministro das Obras Públicas é que tudo vai ficar como dantes na Via do Infante (VLA/A22). Sem portagens à vista!
Porém, tal não é suficiente, nem podemos cruzar os braços perante tanta generosidade. A disposição das cidades ao longo da costa do Algarve e a sua interdependência obrigam a investimentos urgentes nos acessos de Faro, Quarteira e Albufeira à VLA/A22 e à Auto-Estrada do Algarve (A2), na melhoria da rede ferroviária e na criação do Metro de Superfície...
Apesar da VLA/A22 estar concluída, por vezes demora-se menos tempo entre Londres e Faro do que de Loulé a Quarteira ou de Faro a São Brás de Alportel, só a título de exemplo!
Portagens na Via do Infante, nem pensar!
PS - Bati-me muitas vezes pela beneficiação do troço da VLA/A22 entre Tavira e a Ponte Internacional do Guadiana. A obra fez-se, mas falta ainda a ligação a Vila Nova de Cacela, Conceição de Tavira e Cabanas...
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