terça-feira, maio 11, 2004

5 regiões + 2 áreas metropolitanas = descentralização!

"O grande desafio que se coloca a Portugal se o país quiser ser competitivo é o da criação de regiões, com dimensão geográfica, económica e social, que lhes permita ter massa crítica", afirmou Jorge Coelho.

Cortando a direito, o deputado socialista que preside à comissão parlamentar do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente, reduziu ontem, no Porto, a reforma administrativa que o actual Governo lançou a um simples instrumento, de "organização intermunicipal, de reforço do associativismo municipal" que poderá vir a "ser importante, mas manifestamente insuficiente para o desenvolvimento do país", como sublinha no Público.

Finalmente, alguém com bom senso para analisar os erros cometidos pelo PS antes do referendo de 1998 e reduzir as fantasias iluminadas de Miguel Relvas, actual secretário de Estado da Administração Local, à sua expressão real...

Como em 1998, considero e defendo que o País deveria ter cinco regiões administrativas e duas áreas metropolitanas, legitimidas pelas populações através do voto universal e directo, com autonomia administrativa e financeira e atribuições e competências próprias, nos termos previstos na Constituição da República Portuguesa!

Como diria o fadista, tudo isto é triste, tudo isto é uma embrulhada!

Sem comentários: