sexta-feira, maio 21, 2004

Merecia melhor sorte!

O Grande Auditório da Universidade do Algarve foi o palco escolhido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, CRPM – Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa e Universidade do Algarve para a realização de uma conferência internacional sobre o tema "Policentrismo, Competividade e Inovação", no âmbito do ciclo de conferências "Uma Nova Geografia para a Europa".

Apesar desta iniciativa contar com a presença de um leque qualificado de convidados nacionais e estrangeiros, infelizmente a adesão dos participantes nunca ultrapassou a centena e meia...

O objectivo de construir um espaço europeu mais equilibrado e policêntrico encontra-se consagrado em vários documentos recentes sobre o futuro da Europa, da responsabilidade da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, o qual é particularmente relevante para um país periférico como Portugal ou para uma região ainda mais distante como o Algarve, sobretudo no actual contexto de alargamento e de preparação da reforma dos fundos estruturais para o período pós-2006.

Perante um diagnóstico pragmático da situação específica do Algarve, feito por representantes de instituições públicas e associações empresariais, destaque-se a intervenção do coordenador do PROT-Algarve.

Segundo Paulo Correia, esta é uma oportunidade única para garantir "cidades sustentáveis, que conciliem os equilíbrios ambientais e a viabilidade económico-financeira". No REGIÃO SUL, é feito o balanço da iniciativa e das principais intervenções da manhã...

Infelizmente, no final, a cobertura jornalística esteve ao nível da assistência de público e as intervenções de Elidérico Viegas (AHETA) e Vítor Cabrita Neto (NERA) acabaram por não ter a atenção que mereciam!

Sem comentários: