domingo, setembro 30, 2007

Os blogues e... Tavira (92)


Nesta espécie de blogue sobre a Operação Triunfo (RTP), descobrimos uma menina de família, com lugar de férias marcadas... em Tavira!

Sinais de... fumo!


Na estrada para Paris, onde vai representar Portugal na UNESCO, o filósofo e ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho (MMC) voltou a mostrar o que lhe vai na alma...

A implosão partidária, expectativas e impasses e o novo impulso são três crónicas de MMC publicadas no Diário de Notícias sob o título ENCRUZILHADAS DO REFORMISMO onde fica demonstrado que vale a pena para... pensar!

Esperamos que haja quem perceba a mensagem, saiba ler na entrelinhas e compreender os sinais que estão cada vez mais nítidos na sociedade portuguesa. Melhor, sabemos que que há gente bem colocada que compreende perfeitamente MMC e dar bom uso a esta reflexão de utilidade pública. Depois, não se queixem!

sábado, setembro 29, 2007

Os blogues e... Tavira (91)


Os tesouros arqueológicos do Algarve, agora em inglês, com passagem por Tavira...

E tudo as directas levaram...


Quando falo de tudo, falo das certezas dos analistas políticos deste País (Marcelo incluído!), que nunca colocaram a hipótese da vitória de Luís... Filipe Menezes!

Quem ouviu ontem o Contraditório na RDP Antena 1 ainda pensou que já estivesse disponível alguma sondagem que garantisse a vitória do "pequeno tirano" de Fafe, tal o grau de certeza de todos intervenientes no resultado final...

Quem leu hoje o Sol, percebe que
Marcelo Rebelo de Sousa nunca incluíu tal possibilidade nos seus vatícinios, ao afirmar que a estratégia eleitoral de Menezes "conseguiu alargar aquilo que seria uma diferença muito mais apertada entre Marques Mendes e ele próprio". Cheira-me que amanhã vão chover acusações e responsabilizações para tal.. desgraça!

Contudo, aquilo que conta é resultado e as suas implicações nacionais e... regionais, mas sobre isso escrevemos na próxima quinta-feira, está bem?!

sexta-feira, setembro 28, 2007

Os blogues e... Tavira (90)


Está com dúvidas sobre a ementa do próximo almoço? Dê uma volta pela cozinha do mundo e veja lá o que pode comer...

quinta-feira, setembro 27, 2007

Os blogues e... Tavira (89)


Chegam-nos de Aveiro e são notícias frescas sobre o destino próximo de uma equipa... tavirense!

Segurança e não só...


O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta que altera a Lei de Segurança Interna, visando responder eficazmente à criminalidade de massa, violenta, transnacional organizada, económica e financeira, espionagem e terrorismo...

Com esta alteração, que abrange igualmente as questões da prevenção de catástrofes naturais e da defesa do ambiente e da saúde pública, é proposta a alteração das composições do Conselho Superior de Segurança Interna e do Gabinete Coordenador de Segurança e acrescentam-se novas medidas de polícia destinadas a garantir a segurança dos cidadãos, que continuam a estar sempre sujeitas a validação por um juiz!

Mais novidades, no
comunicado habitual...

Prefere um peixe ou uma cana de pesca?


(Publicado na edição de 27 de Setembro de 2007 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

A nova lei das finanças locais gerou um coro de protestos de muitos autarcas que não perceberam, ou não quiseram ver, o vasto leque de oportunidades que proporcionava para promover a fixação de habitantes e empresas nos seus concelhos.

A principal alteração foi a atribuição aos municípios de uma participação variável no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respectiva circunscrição territorial, fixando um limite de 5% do imposto devido em cada ano.

Considerando-se que o regime financeiro das autarquias locais (municípios e freguesias, por enquanto!) deve contribuir para a promoção do desenvolvimento económico, para a preservação do ambiente, para o ordenamento do território e para o bem-estar social não se compreende que a generalidade dos municípios não utilizem todas as possibilidades da lei para alcançar aqueles fins.

Ao contrário de alguns bons exemplos que nos chegam do norte do País, nenhum município algarvio aproveitou a liberdade concedida pela Lei para reduzir os montantes da taxa do IRS, incentivar a fixação de mais famílias ou compensar aquelas que ainda resistem às tentações do litoral.

Onde está a coerência de quem defende benefícios para o interior da região ou se lamenta do abandono progressivo da serra algarvia e depois não aproveita aquilo que é colocado à sua disposição?

E em relação às empresas? Será justo que sejam aplicadas as taxas máximas permitidas pela Lei na derrama sobre o lucro tributável e não isento de IRC? É assim que se apoiam as pequenas e médias empresas e se favorece a criação de empregos? Tenho muitas dúvidas…

Sublinhe-se aqui o exemplo do município de Faro que, apesar da grave situação financeira que atravessa, teve a coragem de propor à respectiva Assembleia Municipal a fixação de uma taxa reduzida de derrama para os sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse 150.000€. Porém, parece ser um exemplo único!

Aceita-se, tendo em consideração a desactualização dos valores constantes das matrizes prediais, que se continue a fixar as taxas máximas previstas no Código do Importo Municipal sobre Imóveis (IMI). Contudo, não seria possível actualizar de vez todas as matrizes urbanas (as rurais fazem parte de outra história!) e começar a fixar taxas menores?

Face às especificidades da região e ao elevado número de segundas habitações, os municípios do Algarve são aqueles que recebem mais dinheiro dos impostos. Já era tempo de proporcionarem aos residentes alguns benefícios, não acham?!

quarta-feira, setembro 26, 2007

terça-feira, setembro 25, 2007

Os blogues e... Tavira (87)


No Calçadão de Quarteira, já se fal da futura Unidade de Saúde Familiar de Tavira...

segunda-feira, setembro 24, 2007

Os blogues e... Tavira (86)


Imaginem uma conversa de leão com um tabuleiro de xadrez pelo meio, até pode dar para participar num Campeonato Nacional...

domingo, setembro 23, 2007

Os blogues e... Tavira (85)


Mais um que veio de férias e gostou das Cabanas de Tavira. Enfim, cada um gosta daquilo que...

Quiosque do Mundo - 582

Estrela recente do firmamento noticioso brasileiro, o diário SuperNotícia é um caso sério de sucesso a seguir com atenção...

sábado, setembro 22, 2007

Os blogues e... Tavira (84)


Mais um que conheceu os mistérios dos altos cumes e das costas selvagens do SW alentejano, depois de uma vitória e de uma fériazitas familiares em... Tavira!

Quiosque do Mundo - 581


Especializada em temas de biologia e ciências da natureza, a Current Biology é um dos principais títulos desta área, publicando artigos de grande actualidade...

sexta-feira, setembro 21, 2007

Os blogues e... Tavira (83)


Com base num hotel cá do burgo, uma família espanhola descobriu meio mundo, colocou em risco a sanidade mental de uma criança indefesa e... foram até à ilha, p'ra não variar!

Quiosque do Mundo - 580


Congregando as melhores fontes, o portal Terra Daily é especializado em questões ambientais e aposta na opinião especializada...

quinta-feira, setembro 20, 2007

Os blogues e... Tavira (82)


Em francês, reflexões e imagens de uma viagem por terras do Norte de África, com boas memórias de uma certa Rita... de Tavira!

Contratação pública com novo código!


O Conselho de Ministros de 20 de Setembro aprovou o Código dos Contratos Públicos destinado a tornar o processo de contratação pública mais eficiente, mais curto, mais eficaz e mais rigoroso na gestão dos dinheiros públicos...

Assim, por exemplo, introduzem-se mecanismos de transparência, entre os quais a publicitação on-line de ajustes directos, sob pena de ineficácia do contrato. Segundo o
comunicado oficial, passa a registar-se um maior rigor na gestão de recursos, pelo que os trabalhos a mais deixam de incluir os necessários ao suprimento de erros e omissões, excepto quando estes forem induzidos pelos elementos elaborados ou disponibilizados pelo dono da obra.

Por outro lado, foi aprovada uma resolução sobre as opções fundamentais da reorganização do modelo de funcionamento do número único de emergência (112) e Decreto Regulamentar que articula a acção entre as autoridades de polícia e demais entidades competentes no âmbito dos espaços marítimos sob soberania e jurisdição nacional.

Depois do Conselho de Ministros, José Sócrates ainda participou hoje na
4.ª conferência europeia sobre e-Government, onde realçou os avanços de Portugal neste domínio, sendo que nesta sexta-feira o assunto volta ao Parlamento!

De pequenino…


(Publicado na edição de 20 de Setembro de 2007 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

Passados dois anos sobre a sua criação em França, o Dia Europeu sem Carros invadiu vilas e cidades portuguesas, com o objectivo de procurar reafectar espaços rodoviários em favor de modos de transporte sustentáveis…

Corria o ano de 2000 e o primeiro 22 de Setembro foi marcado pelas ruas vazias de automóveis, pelos transportes públicos sobrelotados e pelo silêncio nas ruas de Lisboa. Um estranho silêncio!

Passados sete anos, os autarcas perderam a coragem inicial e a dimensão das iniciativas reduziu-se, apesar das expectativas dos cidadãos ser em sentido contrário, como apontam diversas sondagens.

Este ano apenas metade dos 64 municípios que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade (SEM) fê-lo na qualidade de participante (Só Faro e Vila Real de Santo António no Algarve!), o que implica a adopção de uma medida de carácter permanente, e comprometeu-se a desenvolver actividades durante toda a semana.

No sábado, outras 23 autarquias decidiram participar no Dia Europeu sem Carros (Lagos, Loulé, Silves e Tavira), e as restantes são meras apoiantes. Se o objectivo é facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular, não se percebe que tantos municípios fiquem de fora!

Na Europa, de acordo com as sondagens de opinião efectuadas durante a SEM, a maioria dos cidadãos quer promover modos de transporte mais amigos do ambiente e são muitos os que estão preocupados com a qualidade do ar que respiram e põem a poluição atmosférica no topo da sua lista de prioridades ambientais. A maioria é também favorável a que se consagre mais espaço a corredores verdes e a zonas pedonais, em detrimento de ruas para automóveis, a fim de se reconstruir um sentido comum de vizinhança e de comunidade local, resolvendo-se por outro lado os problemas da qualidade do ar e da poluição sonora.

Em Portugal, segundo um estudo de 2006, três em cada cinco pessoas gostariam de ver a zona sem tráfego automóvel aumentada durante a SEM. Por outro lado, 90% dos inquiridos concordaram em que, para se reduzir o tráfego urbano e a poluição, se deve limitar a utilização do carro, nem que seja limitando a velocidade permitida no interior das cidades.

Contudo, é preciso criar incentivos para deixar o carro longe dos centro das cidades, estimular a utilização dos circuitos de transportes urbanos desde a idade escolar e proporcionar melhores ruas para todos!

Quiosque do Mundo - 579


Lançada em 2000, a revista bimestral Offside empenha-se em analisar a fundo o desporto-rei (segundo dizem!), esmerando-se no grafismo e nas foto-reportagens...

quarta-feira, setembro 19, 2007

Os blogues e... Tavira (81)


Aceitam uma sugestão para dizer Goodbye Summer?! É já p'ra sábado!!!

Quiosque do Mundo - 578


Orgulhava-se de não ter qualquer publicidade, o sítio Grist segue a actualidade ambiental nos Estados Unidos, mostrando-se impertinente e humorístico e propondo artigos de fundo sérios e informativos...

terça-feira, setembro 18, 2007

Os blogues e... Tavira (80)


Interessa-se por numismática? Saiba mais aqui!

Ao trabalho, meus senhores!


A terceira sessão legislativa da Assembleia da República arranca com novas regras, debates mais curtos, mais presenças do Governo e mais informação na Internet...

Liderada pelo ex-ministro António José Seguro, esta reforma do
Parlamento, implica que todos os ministros terão de apresentar-se pelo menos uma vez em plenário durante cada sessão legislativa, para uma sessão de perguntas, e quatro vezes em comissão, e, a partir de Janeiro, José Sócrates apresentar-se-à na Assembleia quinzenalmente para debates de noventa minutos...

Para além do
Canal Parlamento e do programa Parlamento (RTP2), a Internet passará a assumir um papel determinante no acompanhamento da actividade parlamentar, já que passam a ter de estar acessíveis as faltas e registos de interesses dos deputados, os seus requerimentos, com perguntas, respostas e respectivas datas, e os documentos das comissões parlamentares.

Porém, apesar da contenção orçamental e do rigor financeiro que este Governo procura implementar, o novo
Estatuto do Deputado, estabelece o direito dos parlamentares a um gabinete "próprio e individualizado" e a um "assistente individual". Ou seja, a Assembleia da República vai ter que encontrar mais cem gabinetes e contratar duas centenas de assessores!

Quiosque do Mundo - 577


Explorando habilmente o lado oculto do desporto desde 1991, o mensário australiano Inside Sport procura afirmar-se como revista de investigação, embora vá apostando em fotografias... desportivas!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Os blogues e... Tavira (79)


Um bracarense aventurou-se de autocaravana até ao Cabo Norte onde encontrou um casal de residentes em... Tavira!

Parece que somos ricos...


Nove concelhos algarvios lideram a lista de municípios com maior poder de compra associado ao factor dinamismo relativo (relacionado com o turismo), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE)...

Neste
estudo do INE, são disponibilizados três indicadores: o poder de compra por habitante, a percentagem do poder de compra, que representa o peso de cada município no total do pais, e o factor dinamismo relativo (FDR), que mede essencialmente o poder de compra decorrente dos fluxos populacionais de cariz turístico, frequentemente com natureza sazonal, dominam os concelhos mais turísticos do litoral da região...

No trabalho referido pelo
Observatório do Algarve, é ainda sublinhado que Faro ocupa a quinta posição em relação ao poder de compra por habitante, numa lista liderada por Lisboa, que excede o dobro da média nacional (216,04), e Oeiras com 73,33, enquanto que a capital algarvia regista 48,87 por cento superior à média!!!

Depois de sabermos que as nossas autarquias estão entre aquelas que cobram mais impostos aos cidadãos, ficamos todos a saber que temos um grande poder de compra(?!). E o custo de vida, ninguém faz um estudo sobre essa matéria?!

Quiosque do Mundo - 576


O principal magazine da actualidade e das celebridades em França é o semanário Paris Match, aposta especialmente na sua edição online, apostando na foto do dia, nas reportagens e nos dossiers dos grandes acontecimentos...

domingo, setembro 16, 2007

Os blogues e... Tavira (78)


Esta gentinha ainda há pouco foram promovidos a cidade e já querem... mordomias, seus invejosos?! Divirtiram-se à brava com o pontal e ainda querem mais?!

Mexa-se, mexa-se...


A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) arranca hoje em 64 concelhos de norte a sul do país, com o tema Melhores Ruas para Todos, numa iniciativa que envolve 1645 localidades de 33 países...

Em Portugal, metade dos 64 municípios que aderiram à
SEM fê-lo na qualidade de participante, o que implica a adopção de pelo menos uma medida de carácter permanente, e comprometeu-se a desenvolver actividades durante toda a semana. Outras 23 autarquias decidiram participar apenas no Dia Europeu sem Carros (acção iniciada em 1998 em França e que arrancou no nosso País em 2000!), que se realiza no próximo sábado, e as restantes são meras apoiantes.

Porém, cá pelos Algarves,
a coisa já mexe há algum tempo e acredito que não vai parar, envolvendo instituições e famílias. Na próxima quinta-feira, conto-vos mais umas histórias...

Quiosque do Mundo - 575


O jornal preferido das classes políticas, jurídica e económica chama-se ItaliaOggi e é imprescindível para quem quiser acompanhar o quotidiano transalpino...

sábado, setembro 15, 2007

Os blogues e... Tavira (77)


Lá voltamos a ser notícia por razões... desnecessárias!

Quiosque do Mundo - 574


A revista social líder nas bancas e na Internet, a Hola proporciona às suas fiéis leitoras notícias sobre as estrelas de cinema, música, tendências de moda, conselhos de beleza, receitas de cozinha...

sexta-feira, setembro 14, 2007

Os blogues e... Tavira (76)


Imaginem aquilo que podemos aprender sobre ilustres personalidades da nossa terra quando deparamos com o... Almanaque Republicano!

Quiosque do Mundo - 573


Considerada uma das glórias do grupo Time/CNN, a revista semanal Sports Illustrated tira dois milhões de exemplares e é considerada a bíblia do desporto mundial...

quinta-feira, setembro 13, 2007

Os blogues e... Tavira (75)


Em resposta ao desafio lançado pela comissão organizadora do concurso - Cidades criativas, reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas, um conjunto de órgãos de comunicação social (rádios e jornais locais) de todo país respondeu afirmativamente ao convite para a constituição de uma REDE MEDIA LOCAL...

Vamos começar a produzir energia?


O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-Lei que estabelece o regime jurídico aplicável à produção de energia eléctrica por intermédio de unidades de micro-produção...

Segundo o
comunicado da praxe, é estabelecido o regime jurídico aplicável à produção de energia eléctrica por intermédio de unidades de micro-produção, também designado por «Renováveis na Hora», vem, deste modo, dar expressão a duas das medidas contempladas na Estratégia Nacional para a Energia, no que respeita às linhas de orientação política sobre renováveis e eficiência energética, e concretizar, também, uma medida do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa - Simplex 2007.

Agora, com um investimento reduzido, cada um de nós pode transformar-se numa EDP... em potência!

Requalificações…


(Publicado na edição de 13 de Setembro de 2007 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

De forma recorrente, abordamos neste espaço as questões da requalificação do património urbano e da sua valorização sócio-económica, colocando esses espaços ao serviço da comunidade.

Faço-o por entendo ser essa uma das funções principais das entidades oficiais e dos respectivos proprietários, quando não se trata mesmo de património público.

Concluído o ciclo dos investimentos em infra-estruturas básicas, ou quando estes adquirem uma dimensão que justifica uma abordagem de carácter supra-municipal, os municípios devem encarar a recuperação da memória edificada como uma prioridade.

Vem este texto a propósito de duas situações recentes. A criação do Prémio Municipal de Arquitectura Diogo Tavares de Ataíde e a assinatura de um conjunto de protocolos entre o município de Vila Real de Santo António e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), entidade pública responsável pela gestão do património ribeirinho do Guadiana.

No primeiro caso, trata-se de uma iniciativa bianual promovida pelo município de Tavira que visa distinguir as melhores obras de arquitectura no âmbito das acções de requalificação dos espaços públicos e salvaguarda do património arquitectónico.

É um importante incentivo aos promotores e aos actores deste processo, contudo ainda peca por defeito. Continuo a defender a criação de uma sociedade de reabilitação urbana, nos termos previstos na Lei, permitindo uma intervenção pública directa neste domínio, prevenindo situações de laxismo ou substituindo proprietários impossibilitados de concretizar a manutenção do seu património.

A valorização das margens do Guadiana foi o objectivo do acordo de cooperação entre o IPTM e a autarquia vila-realense, sublinhando a opção turística da frente ribeirinha e prevendo a realização de diversos investimentos estruturantes.

Este protocolo procura colocar um ponto final no permanente conflito entre quem tem, por lei, a competência de gestão do território e quem também, por lei, tem competência para a gestão das áreas sob jurisdição portuária.

Os municípios, o IPTM e as entidades portuárias devem caminhar de braço dado, sem olhar aos interesses momentâneos nem aos calendários eleitorais. Apesar dos concursos de ideias e das intenções de projectos, a frente ribeirinha de Tavira e o espaço único das Quatro Águas continuam ao abandono, sem um projecto integrado de desenvolvimento, que harmonize definitivamente intervenções públicas e privadas.

Juntem-se as entidades ambientais ao processo, neste caso em concreto, e sigam-se os (bons) exemplos!

Empresas algarvias mantém apoios


Os Municípios e as Freguesias do interior do Algarve estão incluídas no regime de benefícios fiscais para as empresas que se instalem nas áreas de menor densidade populacional...

Com esta decisão, o Governo reconhece a importância do desenvolvimento do interior algarvio para a coesão territorial da região, reforçando a importância desta medida - redução da taxa de IRC em 2008, para a criação de condições económicas e sociais para a fixação da população nas zonas do barrocal e serra algarvia e a criação de maiores níveis de riqueza e qualidade de vida.

Refira-se que no Algarve serão abrangidas com uma redução da taxa de IRC as empresas que tenham sede nos Municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António e Alcoutim e ainda várias freguesias dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira, Silves e Lagos, incluídas em zonas de baixa densidade populacional!

MORAL da
HISTóRIA - Pior cego é aquele que não quer ver!

Quiosque do Mundo - 572


Quer sonhar? Afunde-se nas páginas de Geo Magazine, esqueça-se que o Verão já passou e... apanhe o avião!

quarta-feira, setembro 12, 2007

Os blogues e... Tavira (74)


Ainda há quem recorde as boas condições de um Campeonato de Patinagem ocorrido em... 2003!

Filho da baixa-mar...



Mais um algarvio vai ver a sua primeira obra publicada, com apresentação oficial marcada para o final do mês em Lisboa e... no Algarve, em data a agendar!

No próximo dia 29 de Setembro, pelas 19.30, no Onda Jazz, em Lisboa, vai ter lugar o lançamento do livro Versos Nus, uma primeira obra de poesia, carregada de influências literárias estrangeiras, tais como Allen GInsberg, Uberto Stabile ou Charles Bukowski.

Tiago Nené nasceu em Tavira no dia 29 de Março de 1982. Licenciou-se em Direito, em 2005, pela Universidade Católica Portuguesa, e actualmente exerce advocacia em Faro. A seguir...

Quiosque do Mundo - 571


Editada pela National Geographic, a revista mensal Adventure é uma das gigantes internacionais dos magazines de viagens!

terça-feira, setembro 11, 2007

Os blogues e... Tavira (73)


Agora virou moda virem casar a Tavira, vem dos mais diferentes sítios, usam as nossas igrejas, festejam nos conventos e nas quintas e... não deixam ninguém dormir até às sete da matina!

Faltou um pedacinho assim...


Após a frustração de não ter participado nos Campeonatos do Mundo de Cascais, apesar de ter obtido os mínimos, o tavirense José Luís Costa sagrou-se vice-campeão ibérico na classe laser, na prova disputada em Vigo (Espanha)...

Segundo o
Barlavento, José Luís Costa continua a trabalhar diariamente com Gustavo Lima, com vista a marcar presença no Campeonato do Mundo da classe Laser, em Fevereiro de 2008, em Melbourne, na Austrália. Vamos estar atentos!

Quiosque do Mundo - 570


Dedicada exclusivamente à temática artística, a revista Cartier Art é editada pela Fundação Cartier, indo ao passado buscar as origens dos temas abordados, retrata o presente nas suas inúmeras vertentes e mantém aberta uma janela para as novas tendências...

segunda-feira, setembro 10, 2007

Os blogues e... Tavira (72)


"QUANDO EU MORRER VOLTAREI PARA BUSCAR OS INSTANTES QUE NÃO VIVI JUNTO DO MAR". A memória de Sophia de Mello Breyner Andresen consagrada em Sophiamar...

A madrinha dos Lobos



A estreia da selecção nacional de râguebi no Campeonato do Mundo'2007 foi "amadrinhada" por uma tavirense radicada em Saint-Étienne...

Natural da Luz de Tavira e com funções oficiais na
Mairie de Saint-Étienne, Alexandra Custódio foi a responsável pela organização da fantástica recepção aos Lobos e por levar quase dez mil portugueses à sua estreia em Campeonatos do Mundo.

Depois de ainda segurarem os escoceses na primeira fase da segunda parte, a equipa lusa acabou por claudicar fisicamente, acabando por perder por 56-10, numa estreia bastante positiva do conjunto comandado por Tomaz Morais, coroada com a nomeação do capitão Vasco Uva como "Man of the Match". Melhor era impossível!

PS - Alexandra Custódio foi também a responsável pela recepção a Hélder Postiga, enquanto o avançado caxineiro representou a equipa local...

Quiosque do Mundo - 569


Editado em New York pela Mayside, Inc., o periódico OfficialWire é especializado na distribuição de notícias e press releases e em serviços de media clipping essencialmente para o mercado empresarial...

domingo, setembro 09, 2007

Os blogues e... Tavira (71)


Em Junho de 2005 José Cavalheiro viu, em pleno rio Gilão, Tavira, um grupo de moluscos de cor negro-violeta e pintalgados de amarelo que despertou-lhe a curiosidade. Imaginem o que era...

Campeões da pré-época...



O Clube de Vela de Tavira foi o vencedor incontestado do Torneio de Andebol de Tavira’2007, promovido pela Associação de Andebol do Algarve, vencendo na final o Lagoa Académico Clube...

Ao longo de dois dias, defrontaram-se as equipas do Clube de Vela de Tavira, Lagoa Académico Clube, Associação Cultural e Recreativa Zona Azul (Beja), todas da 2.ª Divisão Nacional, e o Clube Desportivo Os Olhanenses, que na próxima época competirá na 3.ª Divisão Nacional.

No sábado, em partidas disputadas no novo pavilhão da Luz de Tavira, o “Lagoa” venceu o “Os Olhanenses” e o Vela de Tavira derrotou o “Zona Azul”, permitindo às equipas testarem os seus plantéis e as soluções tácticas para os campeonatos nacionais que se iniciam no próximo fim-de-semana.

No domingo, os jogos disputaram-se no Pavilhão Desportivo Municipal Dr. Eduardo Mansinho (Tavira), sendo que na partida para a atribuição do terceiro lugar, os alentejanos foram mais fortes que a equipa de Olhão, enquanto que na final os pupilos de Hélder Leal não tiveram dificuldade em derrotar a equipa liderada por Manuel Manita por 34-27 (16-14, ao intervalo).

A partir do próximo dia 15 de Setembro, as equipas algarvias iniciam a representação da região nas provas nacionais. Além destas equipas, o andebol algarvio estará representado nos campeonatos principais pela dupla de arbitragem Gonçalo Santos / Filipe Santos (Dupla Internacional Jovem / YR – Young Referee da EHF) e por atletas que actualmente representam o Clube de Futebol Os Belenenses, Futebol Clube do Porto, ISAVE e Sporting Clube de Portugal, todas da Liga Profissional.

Para mais informações, recomendamos a consulta dos sítios na Internet da
Federação de Andebol de Portugal, Liga Portuguesa de Andebol ou da Associação de Andebol do Algarve...

Quiosque do Mundo - 568


Como a generalidade dos periódicos anglófonos, The Sydney Morning Herald segue com atenção a evolução do caso Maddie...

sábado, setembro 08, 2007

Os blogues e... Tavira (70)


Depois de um intervalo valente de 'postagens', as Minhocas regressaram à Maçã! Tavira foi aquela base...

META? Ponto de partida...


A 2.ª Mostra Empresarial de Tavira (META) prolonga-se até domingo, levando até às margens do Gilão algumas empresas tavirenses e prolongando por mais três noites a animação musical na Praça da República...

Entre empresas conhecidas, e que já integram o nosso directório das associações, clubes, empresas, instituições e serviços públicos tavirenses (que pode ser visitado na margem direita), e outras que dão os primeiros passos a visita pode revelar-se surpreendente, pelas novidades e pelas ausências...

Destacamos algumas que apostam na rede das redes para dar a conhecer a sua oferta de produtos e serviços -
Crescendum, InforAtelier, Quinta do Xocolatl, Reflections, Sataru, Viagens Gheisa, que a partir desta data também podem visitadas na Terra do Sol!

Municípios sobrecarregam cidadãos


Os municípios da região do Algarve são aqueles que recebem mais dinheiro dos impostos. Apesar dos autarcas justificarem os elevados valores per capita com actividade turística, deveria ser revista a carga fiscal sobre as famílias algarvias...

Segundo a
SIC, tendo em conta o que é pago de Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), imposto de selo e IRS, a Direcção Geral das Autarquias faz uma lista, que em 2006 voltou a ser liderada por Loulé, onde em média cada contribuinte paga cerca de 740 euros de impostos locais...

Seguem-se na lista, os concelhos de Lagos, Vila do Bispo, Albufeira e Lisboa, sendo claras as discrepâncias entre municípios muito semelhantes!

Eu deveria estar aqui...

You Belong in Dublin

Friendly and down to earth, you want to enjoy Europe without snobbery or pretensions.
You're the perfect person to go wild on a pub crawl... or enjoy a quiet bike ride through the old part of town.

Quiosque do Mundo - 567


Único diário desportivo da Andalucia, o Estadio Deportivo esforça-se por prestar a melhor e mais completa informação sobre o Real Betis, Sevilla FC, Caja San Fernando e todo eo deporte sevilhano...

sexta-feira, setembro 07, 2007

Grande novidade...


O Comité das Regiões fechou-se durante dois dias num hotel de Vilamoura e deu isto, ou seja, aquilo que se pode chamar uma não notícia...

Os blogues e... Tavira (69)


Apesar de algum preconceito, o povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares - o nudismo. Saiba onde na Lâmpada Azul!

Quiosque do Mundo - 566


Notícias económicas de última hora, informação de mercados, fundos e empresas, encontros com analistas, opinião e muito mais, no portal do diário líder da imprensa económica em Espanha...

quinta-feira, setembro 06, 2007

Os blogues e... Tavira (68)


Nas vizinhanças do Saramago, há um tavirense... em busca do melhor spot!

Cuidadinho, muito cuidadinho...


Em dia de aniversário e com a agenda sobrecarregada, José Sócrates presidiu ao Conselho de Ministros que aprovou uma proposta de Lei relativa à conservação de dados de comunicações electrónicas, tendo em vista a maior eficácia no combate ao crime e ao terrorismo...

Caso seja aprovada pelo Parlamento, as empresas de serviços de comunicações electrónicas passam a ter que conservar, durante um ano, dados de tráfego e de localização de comunicações, bem como os outros dados necessários para identificar assinantes ou utilizadores - mas não os conteúdos das suas comunicações. Os crimes que podem levar ao uso destas informações pelas autoridades são os que hoje admitem a intercepção e gravação de comunicações, e a sua disponibilização depende da decisão de um juiz.

Mais, entre outras que podem ser consultadas no
comunicado, o Governo deliberou ainda prorrogar por mais três anos o prazo de vigência das medidas de carácter excepcional e transitório destinadas à regularização da situação jurídica de prédios rústicos sitos em áreas florestais, o que poderá ser uma ajuda importante para os proprietários da serra do Algarve!

O regresso… da política!


(Publicado na edição de 6 de Setembro de 2007 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

Com o Verão prestes a despedir-se, os diversos sectores da actividade nacional começam a dar sinais de vida, embora alguns nunca tenham deixado de manter certa animação…


De facto, esta “silly season” foi diferente. José Sócrates assumiu a presidência do Conselho Europeu. Macário Correia foi promovido a vice-presidente do PSD. Com eleições intercalares em Julho, a cidade de Lisboa mudou de liderança política. Marques Mendes foi obrigado a convocar eleições directas e a antecipar o congresso partidário. Falharam as OPA’s e o BCP transformou-se num vulcão. Para cúmulo, choveu em Agosto e a água do mar só aqueceu em Setembro.

Para não variar, temos médicos a menos e professores a mais. Parece as salas de espera dos centros de saúde e dos hospitais estão a abarrotar e que se registam menos alunos nas escolas. Não sei bem se uma coisa é decorrente da outra ou se esta nota-se mais por causa da primeira. O que é certo é que alguém devia ter previsto estas situações e deixou-se enredar nas teias dos interesses corporativos e permitiu que a formação de médicos não fosse a desejável e que as universidades despejassem uma geração de professores nas listas do desemprego…

Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Ou seja, onde o orçamento é curto e as despesas não param de crescer, ainda por cima num país empenhado em reduzir o défice e controlar a despesa pública, está criado o caldo para um Outono agitado e pleno de acções reivindicativas.

Cabe ao Governo indicar o rumo a seguir, particularmente através do Orçamento de Estado para 2008. Na minha opinião, há que cuidar do futuro (apostando na qualificação do portugueses e na dinamização da economia, de forma a permitir a criação sustentada de emprego) e ajudar quem mais precisa (as crianças desprotegidas, os idosos mais pobres e os desempregados de longa duração), garantindo a manutenção do Estado social.

Numa Europa multifacetada e duvidosa sobre o melhor caminho a tomar perante uma encruzilhada civilizacional, José Sócrates tem uma oportunidade única de retomar o processo de consolidação da União Europeia. Esperamos que seja capaz de ultrapassar vitoriosamente este desafio. Ficávamos todos bem na fotografia!

Quiosque do Mundo - 565


O diário desportivo AS destaca-se pelas manchetes ecléticas e batalha pela liderança entre os desportivos espanhóis...

quarta-feira, setembro 05, 2007

Os blogues e... Tavira (67)


As tendências da antropologia contemporânea inspiradas na fauna do reino animal, do filo Chordata, classe Actinopterygii, ordem dos perciformes, família Scombridae e Carangidae, géneros diversos e dotados de uma celeridade notável...

Realidade... virtual!


Em apenas um ano, Portugal subiu 41 lugares na classificação dos países com melhores práticas de governo electrónico, divulgada pela Universidade de Brown...

Segundo a
TSF, na lista de 198 Estados, esta terça-feira, Portugal é o sétimo país do mundo e o segundo da Europa apenas atrás do Reino Unido. Não parece mau de todo, pois não?!

Conhecendo-se a aposta do Governo na modernização da administração pública, sobretudo com base nas novas tecnologias, lamenta-se apenas que os portugueses continuem a olhar de esguelha todo o manancial de informação e de serviços que o Estado disponibiliza na rede!

Quiosque do Mundo - 564


Propriedade do grupo editorial Publicaciones del Sur, o semanáro Viva Ayamonte ainda tem muito que pedalar na sua edição digital...

terça-feira, setembro 04, 2007

Os blogues e... Tavira (66)


Vai uma onda... xunga?

Quiosque do Mundo - 563


Essencialmente vocacionado para os temas económicos, o jornal Cinco Dias mantém debaixo de olho a tecnologia, o desporto e outros temas interessantes...

segunda-feira, setembro 03, 2007

Os blogues e... Tavira (65)


Dois lugares de luxo descobertos por acaso entre dois passos de... dança!

Quiosque do Mundo - 562


Para quem visita com regularidade a capital da Andalucia, recomendamos uma visita prévia à edição digital do Diario de Sevilla, plena de notícias, agenda e serviços...

domingo, setembro 02, 2007

sábado, setembro 01, 2007

Os blogues e... Tavira (63)


Recente, muito recente, ainda a cheirar a fresco, leve como a brisa que corre nas noites das... ilhas-barreira!

Quiosque do Mundo - 560


Diariamente, Huelva Informacíon procura ser uma referência da província e da Andalucía...