quarta-feira, maio 16, 2007

Combateremos a(s) sombra(s)?


Osvaldo Campos é um psicanalista e tem sempre a agenda cheia, uns pacientes a lápis e outros a caneta, sendo a sua secretária Ana Fausto que tenta que os a caneta, os clientes pagantes, sejam pelo menos tão numerosos como os a lápis...

Mas de entre todos os pacientes existe uma que é a sua preferida, a paciente magnifica ou a visita da noite como Osvaldo Campos gosta de lhe chamar. Só que entre as fantasias de alguns, os devaneios oníricos de outros ou as fobias, encontram-se verdades terríveis que fazem o psicanalista entrar naquilo que ele chama os territórios proibidos – a vida real dos pacientes.

Segundo os críticos, o novo romance da algarvia Lídia Jorge é excepcional e dava um bom argumento de cinema. Trata-se de um livro que vai ganhando ritmo à medida que avança, à medida que se passa do universo da psicanálise para o universo da sombra. É, também, um livro mordaz quanto à sociedade em que vivemos, ao mundo das sombras que existe neste Portugal que necessita de... divã!

No âmbito da sua ronda por terras algarvias para apresentação desta obra, Lídia Jorge vai estar na Livraria Quinito, em Tavira, no próximo sábado de manhã. Apareçam!

Sem comentários: