terça-feira, maio 22, 2007

Cartão vermelho trava PIN's


O Ministério do Ambiente travou vinte empreendimentos candidatos ao estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) por não respeitarem os requisitos ambientais, revela o jornal "Água e Ambiente"...

Mesmo assim, os projectos que obtiveram luz verde do Sistema de Reconhecimento e Acompanhamento dos Projectos de PIN, criado em 2005 com vista a agilizar o processo de licenciamento e a desbloquear milhares de milhões de euros de potenciais investimentos, não deixam de suscitar inúmeras questões quanto ao seu impacte ambiental, dado que dos 65 projectos aprovados, 29 afectam áreas classificadas com estatuto de protecção!

Na entrevista com Basílio Horta, presidente da
Agência Portuguesa para o Investimento (API), entidade que coordena o sistema PIN, é ainda revelado que 12 empreendimentos turísticos não passaram pelo crivo dos PIN. Entre estes contam-se os projectos da Herdade da Apostiça (Sesimbra), o Golf Resort do Boquilobo (Torres Novas), a primeira versão do Douro Marina Hotel (Mesão Frio), o Nautilus Island (Vale do Lobo, Loulé) e a marina da barra em Aveiro.

Dos 32 empreendimentos turísticos PIN, apenas seis estão localizados acima do rio Tejo, enquanto que nove encontram-se espalhados pela região do Algarve. E, depois disto, ainda há quem se insurja contra a monocultura do... Turismo!

Sem comentários: