sábado, abril 14, 2007

Agende-se...



No próximo dia 26 de Maio, vai ser apresentado o livro “Balsa, Cidade Perdida”, de Luís Fraga da Silva, autor do blogue Imprompto e membro do Campo Arqueológico de Tavira...

Balsa foi uma importante cidade romana, que existiu na freguesia de Luz de Tavira, nos terrenos litorais hoje designados por Torre d’Aires, Antas e Arroio, tendo Pedras d’El-Rei, Luz, Rato e Pinheiro como subúrbios.

É citada nas listas de cidades do Império Romano (por Pompónio Mela e Plínio-o-Velho, no séc. I d. C. e por Ptolomeu, no séc. II), posteriormente como etapa de um dos Itinerários de Antonino (roteiro de estradas e rotas navais do séc. III) e, já após o fim do Império do Ocidente, na Cosmografia do Anónimo de Ravena (séc. VII, mas baseada em documentos muito mais antigos).

Com edição prévia na internet, o livro que agora vai ser apresentado publicamente trata-se de uma edição invulgar sobre a cidade e a história do Algarve, que ajudará a revelar ao grande público o maior monumento do Algarve Romano.

A produção deste livro tornou-se possível devido a anos de investigação e discussão conjunta no âmbito do
CAT, da articulação dos pontos de vista da geografia histórica, da arqueologia, da história, da museologia e da divulgação cultural. Uma leitura obrigatória para quem se assume como ALGARVIO!

Sem comentários: