segunda-feira, abril 10, 2006

Uma sugestão...


A cidade de Tavira recebe, a partir do próximo sábado, a exposição “50 Anos de Gravura Portuguesa - uma plataforma para o futuro”.

Organizada pelo município, pela Casa das Artes de Tavira e pela Sociedade Nacional de Belas Artes, a exposição reúne obras de notáveis artistas portugueses, realizadas entre 1956 e 2006, por mais de 60 gravadores, nos espaços do Palácio da Galeria e da Casa das Artes.

Em exibição vão estar obras de consagrados artistas, como Almada Negreiros, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Bartolomeu Cid dos Santos e Paula Rêgo, mas também de artistas que constituem uma nova geração que vem garantindo a renovação da Gravura em Portugal, nomeadamente Nelson Crespo, Margarida Palma, Inês Winjuhorst, Teresa Pato, Tânia Bandeira Duarte e Ana João Romana, entre outros. Uma visita obrigatória, até 1 de Julho...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tavira mostra “50 Anos de Gravura portuguesa”

Inaugurou no passado sábado (15 de Abril), no Palácio da Galeria, a exposição “50 Anos de Gravura Portuguesa - uma plataforma para o futuro”. A mostra reúne, em Tavira, até dia 1 de Julho, obras de inúmeros artistas portugueses, e conta a História desta disciplina artística no nosso país.

Em 1956, era criada a Cooperativa de Gravura em Portugal, em torno da qual os artistas se passaram a organizar, desenvolvendo a disciplina e as suas várias técnicas. Passados 50 anos, a exposição agora apresentada em Tavira, por iniciativa da autarquia local, Casa das Artes e Sociedade Nacional de Belas Artes, relata precisamente a História da Gravura, ao longo dos anos, desde a criação da Cooperativa artística em Lisboa.

“50 Anos de Gravura Portuguesa - uma plataforma para o futuro” reúne obras de notáveis artistas portugueses, realizadas entre 1956 e 2006, por mais de 60 gravadores. “Os mais representativos artistas portugueses estão aqui representados”, assegura Jorge Queiroz, responsável pelo departamento de Cultura da Câmara Municipal de Tavira.

De facto assim é, e no Palácio da Galeria podem ser observadas obras de consagrados artistas nacionais, como Almada Negreiros, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Bartolomeu Cid dos Santos (residente em Tavira) ou Paula Rêgo, entre outros. A exposição está dividida cronologicamente, por décadas.

Já nas Casa das Artes, do outro lado do rio Gilão, oposto ao Palácio da Galeria, podem ser visitadas, gratuitamente, as obras de uma nova geração de jovens artistas, entre os quais Carla Cerejo, Ana João Romana, Nelson Crespo, Margarida Palma, Inês Winjuhorst, Teresa Pato e Tânia Bandeira Duarte, entre outros.

Devido ao seu relevo histórico-didáctico, após o encerramento da exposição em Tavira, a 1 de Julho próximo, a colectânea vai percorrer o país. No segundo semestre deste ano estará patente na Sociedade de Belas Artes, em Lisboa e em 2007, visita Famalicão, sendo apresentada pela Fundação Cupertino de Miranda. Também os Açores podem vir a ser palco da mostra uma vez que há pedidos nesse sentido.

Para já, em Tavira, a exposição pode ser vista diariamente, de terça a sábado, por apenas 2 euros. O Palácio da Galeria oferece visitas guiadas para grupos, através do seu serviço educativo, mediante marcação prévia. Estão ainda previstas também visitas comentadas pelo Professor Bartolomeu Cid dos Santos e pela comissária Maria Gabriel, não estando as datas ainda definidas.

Oriana Silva, in Região SUL, 2006.04.17