sexta-feira, novembro 18, 2005

Com os olhos no futuro...


Atentos aos próximos desafios da União Euroepia, os líderes dos governos centrais de Portugal e da Espanha escolheram a cidade de Évora para acertar estratégias e definir calendarizações de grandes projectos ibéricos...

Na Europa e no Mundo, só ganhamos se vencermos diferenças e avançarmos a par, esquecendo rancores antigos, adoptando
bons exemplos e encurtando distâncias!

Aliás, a escolha da cidade anfitriã é um claro sinal que Portugal pretende fazer passar o TGV pelo Alentejo e valorizar o potencial enorme que está concentrado naquela zona (Barragem do Alqueva e Pólo Aeronáutico). Depois, o Algarve fica já ali...

1 comentário:

Anónimo disse...

TGV Faro-Huelva sem data marcada

Observatório do Algarve, 19-11-2005/14:47

O Governo português propôs hoje ao executivo de Espanha a conclusão da construção da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid em 2013. As restantes ligações ficaram sem data marcada.


A proposta foi avançada na reunião plenária, que encerra hoje a XXI Cimeira Luso Espanhola, em Évora, e representa um adiamento de três anos face ao calendário acordado pelos dois países em 2003.

Para as restantes linhas de alta velocidade (Porto/Vigo, Aveiro/Salamanca e Faro/Huelva), o executivo de Lisboa não apresentou quaisquer propostas de calendário.

Além do acordo sobre o TGV, os governos de Portugal e Espanha vão assinar um acordo para a criação em Braga do Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, que será aberto à participação de instituições e investigadores de todo o mundo.

O Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento vai ser um dos 18 acordos a celebrar pelos governos de Lisboa e de Madrid no último dia da XXI Cimeira Luso Espanhola, em Évora.

A maioria dos acordos assinados na cimeira é referente à área da ciência e tecnologia, um total de 12 memorandos, sendo abrangidos temas como investigação e desenvolvimento, sociedade de informação, intercâmbio entre jovens investigadores, física nuclear (de partículas e astropartículas) e computação.

Estão ainda previstos acordos entre Portugal e Espanha na área do trabalho, cooperação policial e aduaneira e para a realização de acções conjuntas de promoção turística em mercados intercontinentais e emergentes.

No âmbito das políticas agrícolas, Portugal e Espanha acordaram actuar um conjunto para o controlo, luta e vigilância da doença da língua azul, que ataca bovinos e suínos.

Sofia Carvalho de Almeida