segunda-feira, novembro 21, 2005

Algarve (quase) Digital


No próximo dia 23, ao reunir em Tomar todos os projectos das Cidades e Regiões Digitais, a Interface pretende proporcionar um espaço de discussão e partilha.

O projecto Cidades e Regiões Digitais, financiado pelo POS_Conhecimento e a realizar até ao final de 2006, pretende desenvolver a Sociedade de Informação e do Conhecimento ao nível regional de forma a criar competências regionais aplicadas que criem valor económico para a região, aumentem a qualidade de vida dos seus cidadãos e promovam a competitividade das suas empresas e o seu desenvolvimento sustentado.

Além do desenvolvimento da
Sociedade de Informação e do Conhecimento a nível regional, o projecto prevê a implementação de medidas de articulação estratégica entre todos os actores relevantes do tecido socio-económico da região, gerando competências aplicadas que criem valor económico, aumentem a qualidade de vida dos munícipes e promovam a competitividade das empresas.

Para além de fazer o ponto da situação dos vários projectos, neste
encontro pretende-se promover uma discussão dos temas mais pertinentes, como os governos electrónicos locais, os portais regionais, as plataformas tecnológicas e as redes de comunicação; e partilha de experiências, competências e prioridades de cada um dos projectos e dos seus parceiros.

O
Algarve Digital vai ser representado pelo seu Coordenador Técnico, Kevin Ferreira, que abordará a temática das acessibilidades de banda larga e fará o balanço da viajem até ao momento de largar as amarras...

1 comentário:

Anónimo disse...

Maioria das Cidades e Regiões Digitais têm projectos atrasados

O gestor do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, Jaime Quesado, admitiu ontem em Tomar que alguns projectos de Cidades e Regiões Digitais continuam atrasados devido à "falta de articulação dos parceiros locais".

Durante uma conferência nas Jornadas de Administração Local, Jaime Quesado, citado pela Lusa, considerou que a "implementação deste projecto está atrasada" devido a vários factores, como a falta de infra-estruturas, a ausência de sinergias entre territórios ou a pouca articulação das autarquias com outras instituições regionais.

O programa Cidades e Regiões Digitais conta com apoios comunitários e prevê a modernização interna das instituições locais, a criação de portais na Internet - com uma série de serviços para os cidadãos - e a melhoria do funcionamento intermunicipal, com uma base digital.

No total, estão em curso 25 projectos de Cidades e Regiões Digitais, com apoios globais na ordem dos 200 milhões de euros, uma verba que poderá manter-se no futuro, tudo dependendo do próximo pacote de fundos comunitários disponível para Portugal.