domingo, junho 26, 2005

Será que é desta?!


A crise esteve presente nos discursos comemorativos do Dia das Forças Armadas, realizado no último sábado em Estremoz. Conforme destacou o Correio da Manhã, o ministro da Defesa Nacional afirmou que a crise económica e financeira de Portugal, "põe em causa a prazo, se não for atacada com determinação e coragem, o bem-estar futuro dos portugueses, a governabilidade do País e a própria independência nacional".

Num discurso que se pautou pelas reformas, Luís Amado garantiu uma gestão do património que terminará com uma "inaceitável delapidação de recursos". É para avançar uma lei de programação de infra-estruturas, a qual "é um instrumento indispensável para fazer face à obsolência de um elevado número de edifícios e instalações que não dignificam as Forças Armadas".

Não sabemos se o senhor ministro da Defesa tem conhecimento do abandono das instalações e das enormes potencialidades do antigo Quartel da Atalaia em Tavira, por onde passaram inúmeras gerações de jovens militares, mas seria bom que disponibilizasse um dos seus atarefados dias para avaliar o seu estado de conservação e os projectos existentes para a sua reabilitação e, de caminho, visitar as obras que decorrem no antigo Quartel do Convento da Graça!

Durante muitos anos, as forças vivas da cidade defenderam a sua devolução à sociedade tavirense para parar a degradação progressiva daquele valiosíssimo património edificado e a sua integração na oferta turística do concelho e do sotavento algarvio!

Durante muitos anos, a vontade da autarquia e dos tavirenses esbarrou na intransigência e na teimosia das hierarquias militares, traduzida nos elevados valores pedidos para garantir a sua transferência para o património municipal, que apenas foi derrubada pela decisão política do Ministério da Defesa Nacional, da qual foram co-responsáveis António Vitorino e Veiga Simão!

Desde a sua aquisição pela câmara municipal em 1998 e da transferência para a
ENATUR, através de protocolo aprovado em 9 de Junho de 1999, iniciou-se um processo de estudo, desenvolvimento de projectos, definição do financiamento e de recuperação que culminará com a sua abertura ao público como Pousada do Convento de Nossa Senhora da Graça!

O magnífico edifício do Quartel da Atalaia merecia um destino diferente, a cidade merecia a reabilitação daquele espaço e sua plena integração no seu tecido sócio-económico, através da iniciativa pública ou com a participação de parceiros privados. As suas características admitem uma variedade enorme de possibilidades de utilização e a sua plena rentabilização permitiria a criação de algumas dezenas de empregos, para não ser muito optimista...


As crises exigem-nos visão e vontade para serem ultrapassadas com sucesso. Por vezes, há males que vêm por bem...

Sem comentários: