segunda-feira, junho 27, 2005

Gato escaldado...


Nos termos desta notícia, a câmara municipal de Tavira informou os órgãos de comunicação social que "o projecto e a construção da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos demorou cerca de 2 anos a ser erguido e os seus custos rondam os 2.197.650 €". Estamos em 2005, logo este processo ter-se-ia iniciado em 2003...

Desconhecendo o teor do comunicado da autarquia e confiando no texto da correspondente do Região Sul, é preciso apelar à memória e à necessidade de pesquisar as fontes disponíveis para transmitir aos seus leitores notícias sempre credíveis e fidedignas. De acordo com o
n.º 1 do Boletim INFORMAL, publicado pela Comissão de Coordenação da Região do Algarve (actual CCDRA), a biblioteca municipal de Tavira encontrava-se em fase de projecto no 1.º trimestre de 2001!!!

Recuando ainda mais no tempo e recorrendo aos documentos da própria autarquia tavirense, percebe-se que o processo da nova biblioteca arrastou-se nos serviços municipais desde 1998, quando é aprovada em reunião do executivo a minuta da deliberação respeitante à proposta de "estudo prévio para adaptação do Edifício da antiga Cadeia Civil e espaço adjacente para a instalação da Biblioteca Municipal tipo BM2" (Acta da Reunião nº 40 de 30 de Setembro - Ponto n.º 25) , sendo o projecto de arquitectura alvo de apreciação no início de 2000 e a minuta do contrato com o Ministério da Cultura aprovada em 2002 (Acta da Reunião de 13 de Fevereiro), prevendo as modalidades de cooperação e financiamento decididas pelo 2.º Governo de António Guterres!!!

Por tudo isto, é preciso ter algum cuidado com certas fontes...

1 comentário:

Anónimo disse...

Estamos em ano de eleições, meu caro!

Vale tudo para alardear competência e dinamismo, até passar informações incorrectas aos jornalistas menos atentos. Dizer a alguém que uma obra demorou dois anos a ser concretizada quando é público que o processo iniciou-se em 1998 é obra!

Isto é que é uma demonstração de força...