sábado, outubro 16, 2004

Aproximam-se as eleições...

O Orçamento de Estado para 2005, apresentado ontem por Santana Lopes e Bagão Félix, assenta numa previsão optimista do crescimento económico internacional e na descida do preço do petróleo para 38 Dólares por barril. Alguém acredita?!

Segundo os dados apresentados no destaque de hoje do jornal Público, a economia portuguesa deverá crescer em 2005 cerca de 2,4 por cento, quase o dobro do previsto para 2004, mas o esforço de consolidação orçamental abrandará.

Inevitavelmente, para (in)cumprir os limites do défice orçamental, o Governo prepara-se para recorrer a 2000 milhões de euros de medidas extraordinárias para cumprir o défice de 2,8 por cento. Vão-se os anéis e ficam os dedos, pelos menos até ver...

Segundo a oposição, com o fim dos benefícios fiscais encorajadores da poupança, a aplicação de taxas moderadoras diferenciadas na saúde e a introdução das portagens nas scut's, este Orçamento é um ataque descarado à classe média e coloca em risco os esforços de consolidação orçamental defendidos acerrimamente pelo anterior Governo, tornando inúteis os sacrifícios das famílias portugueses nestes dois anos!

Sem comentários: