domingo, março 14, 2004

O mensageiro da esperança

O Papa João Paulo II, que em Maio completa 84 anos, passa hoje a deter a marca do segundo mais longo pontificado (25 anos e meio) da história da Igreja Católica, uma efeméride que é destacada no PÚBLICO.

Um longo pontificado marcado pela intensificação do diálogo inter-religioso, pela coragem manifestada nos sucessivos pedidos de perdão pelos pecados históricos da Igreja Católica ou, remando contra as correntes mais conservadoras, pela condenação da guerra preventiva e pela atenção especial concedidas "aos pobres e os desafortunados do mundo aos seus discursos e gestos públicos, sublinhando a importância do social e do comunitário na vida política e económica" como refere António Marujo.

João Paulo II tem resistido a mudanças significativas na disciplina eclesiástica de questões como celibato ou na doutrina familiar e individual, procurando uma nova identidade católica em sociedades secularizadas.

Campeão da evangelização, apesar da debilidade causada pela doença de Parkinson, João Paulo II prepara-se para fazer este ano mais um conjunto de viagens, não estando completamente de lado a sua vinda a Portugal no final do ano...

Sem comentários: