segunda-feira, março 08, 2004

Mulheres (2)

Mais igualdade...

(Publicado na edição de Fevereiro de 2004 do boletim do PS-TAVIRA)

Os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade constituem uma exigência moral que sempre tem orientado o pensamento e a acção socialista.

As lutas contra a exploração, contra a opressão, contra os privilégios no acesso aos bens de cultura e do espírito, contra todas as formas de injustiça e discriminação, contra o fatalismo e todas as formas de submissão que negam ou diminuem o papel do ser humano como sujeito da história, fizeram-se e fazem-se em nome destes valores.

A sua actualidade é inegável, importando salientar que a liberdade e a igualdade dos direitos requerem uma afirmação clara de respeito pela condição, pela liberdade e pelos direitos uns dos outros.

A sociedade baseada nestes valores caracteriza-se pela atitude de abertura à diversidade das pessoas e das culturas, à iniciativa individual, à inovação que dinamiza a vida colectiva. É uma sociedade que acredita no progresso.

Aos socialistas cabe defendê-los, prossegui-los e renová-los sempre, nem que seja através de acções de discriminação positiva, que potenciem a participação das mulheres e dos jovens.

Só assim será possível humanizar a política e recuperar a confiança das pessoas!

Sem comentários: