quarta-feira, março 31, 2004

Precauções a tomar...

Ainda o processo de organização supramunicipal não está concluído e já surgem alguns alertas para os riscos que podem surgir no futuro...

Por isso mesmo, convém reflectir sobre as preocupações de Manuel Carvalho no Público e começar a corrigir os muitos erros detectados e minimizar os riscos que a reforma do associativismo municipal (sim, isso mesmo!) potencializa!

segunda-feira, março 29, 2004

A peregrinação da confiança...

...vai passar por Lisboa no final deste ano. A confirmação foi dada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa ontem na VOZ DA VERDADE!

Ao longo dos anos, centenas de milhares de jovens de todo o Mundo têm participado nos Encontros Internacionais promovidos pela Comunidade Ecuménica de Taizé nos vários países da Europa, partilhando a "certeza de fé que a oração é uma força que fecunda a história e de que só haverá uma sociedade mais justa e fraterna se todos se comprometerem generosamente na sua construção."

Se quiser conhecer melhor a mensagem do Irmão Roger e da Comunidade de Taizé, recomendo-lhe uma visita ao respectivo sítio na Internet. Para quem já passou por Taizé ou participou em algum dos Encontros e queira repetir a experiência, tem a vantagem de ter 'Taizé' mesmo à porta da Gare d'Oriente!

domingo, março 28, 2004

Mais qualidade...

(Publicado na edição de Março de 2004 do boletim do PS-Tavira)

A defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável são peças centrais do ideário do PS, como elementos essenciais de políticas orientadas para o futuro, assentes no respeito por nós próprios e pelas próximas gerações.

A criação de uma consciência ecológica constituem uma das causas mais nobres e uma das necessidades mais evidentes dos nossos dias. É o futuro da humanidade e a solidariedade devida às próximas gerações que assim exigem!

Os princípios da precaução, da subsidiaridade e da participação devem ser estendidos e aplicados a todas as políticas municipais que lidam com as questões do desenvolvimento, do território e da natureza, constituindo uma orientação básica do comportamento de todos os cidadãos, enquanto trabalhadores, empresários ou consumidores.

No mês em que celebramos o Dia da Árvore e da Floresta, os socialistas tavirenses assumem como suas as preocupações essenciais do pensamento e da prática ecologista, numa perspectiva construtiva que equacione o desenvolvimento e a conservação da natureza.

EM 2004, VAMOS PLANTAR A SEMENTE DO FUTURO!

sexta-feira, março 26, 2004

A outra prenda do Governo...

No mês em que se assinalaram dois anos de legislatura, o Barómetro DN/TSF/Marktest de Março apresenta o PSD com o pior resultado dos últimos quatro meses, com 35 por cento das intenções de voto.

O PS parece ter esquecido os piores momentos e consolida a sua posição nos 44 por cento, que tinha obtido na sondagem da Universidade Católica, elaborada em Fevereiro para a Rádio Renascença e jornal Público.

As entrevistas da Marktest foram feitas após as eleições espanholas e demonstram o crescimento da popularidade de Cavaco Silva (+3%) e da maioria das personalidades de esquerda, com destaque para o comissário europeu António Vitorino (+9%), Jorge Coelho (+5%) e Carvalho da Silva (+6%)...

Serão efeitos da Primavera?!

quinta-feira, março 25, 2004

Um raio de sol... potável!!!

O Sistema de Abastecimento de Água ao Sotavento Algarvio foi considerado uma das 100 obras de engenharia civil mais notáveis do século XX em Portugal pela Ordem dos Engenheiros, devido ao grande impacto social e económico que proporcionou à região algarvia, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da população, através de uma gestão mais eficaz da água, a nível quantitativo e qualitativo.

Constituído pelos sistemas de abastecimento do barlavento e do sotavento algarvio, geridos pela empresa pública Águas do Algarve, tem um raio de acção que se estende pelos municípios de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, prevendo-se em breve a adesão de Alcoutim, Aljezur e Monchique, o que elevará o investimento total para 175 milhões de euros.

A ocasião foi aproveitada pelo Ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento do Território para anunciar que serão os algarvios a pagar das obras da Barragem de Odelouca, com o inerente aumento das taxas pagas pelos consumidores, pois ninguém acredita que as câmaras municipais decidam absorver este investimento. Isto seria possível noutro sítio do País?!

Conforme relata o REGIÃO SUL, o facto foi devidamente festejado pela classe política. Quanto aos contribuintes, resta-nos pagar a factura...

segunda-feira, março 22, 2004

Há fome envergonhada no Algarve?!

Neste domingo, o Público destacou o problema imenso que alastra em Portugal, afectando 200 mil pessoas, mas que os investigadores dizem poder chegar ao milhão de habitantes...

É a cereja em cima de dois anos de governo de Direita, atingindo uma dimensão preocupante numa região que está "estatisticamente" mais rica, onde os valores da solidariedade são cada vez mais raros e onde as instituições e o voluntariado social não fazem mais porque são apoiados timidamente. Quem o diz é Candeias Neto ou Helena Serra, responsáveis das misericórdias de Faro e Albufeira, nas declarações prestadas a Idálio Revez...

Certamente, cada um de nós conhece bem os problemas da nossa terra, mas a pobreza generalizada e os riscos acrescidos de exclusão social que acarretam são sinais de alerta que não podem ser ignorados. Mostra-se necessário encontrar respostas urgentes que sejam eficazes, mostra-se necessário combater a indiferença e o desprezo, mostra-se urgente semear a solidariedade...

Em vez de mais estudos, queremos ver PORTUGAL EM ACÇÃO!!!

domingo, março 21, 2004

No Dia Mundial da Poesia, da Árvore e da Floresta...

"Se escrevo é porque nunca vejo mesmo quando vejo
e porque o que sinto mesmo quando me deslumbro é sempre indefinido
mas não escrevo para chegar a uma conclusão
nem para determinar o que é inexprimível

Embora não veja eu vejo sempre um pouco
e com esse pouco através da palavra posso chegar a ver
as qualidades que nos sugerem um mundo outro
que é a sua identidade que nós mal conhecemos

O que me deslumbra de súbito é um frémito um fulgor
que numa coisa só pode ser uma chama do universo
e nesse vislumbre vejo a possibilidade de ser outro
ou de ser aquele que sou como possibilidade pura

Quando uma qualidade do mundo resplandece
é o aquém de nós que se levanta
e é dele que parto é para ele que vou"

António Ramos Rosa, Poeta, Algarvio, in Deambulações Oblíquas, 2001

quinta-feira, março 18, 2004

Gracias, Espanha!

(Publicado na edição de 18 de Março de 2004 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

Mais de 25 milhões de espanhóis votaram no último domingo pela mudança de poder. Optaram por castigar o Partido Popular e Mariano Rajoy pelos erros de José Maria Aznar, concedendo ao Partido Socialista Obrero Español a oportunidade de governar Espanha nos próximo quatro anos.

A vitória de José Luís Rodríguez Zapatero nas eleições gerais de Espanha é um sinal de esperança para todos os povos da Europa, traduzindo-se numa condenação clara da conduta autista que levou a Espanha para uma guerra ilegal.

Este resultado vai ter um efeito positivo, entusiasmante e galvanizante para todos os europeus que lutam por um ideal comum.

Nestas eleições, ao lado de Aznar e Rajoy, acabaram por ser derrotados todos os participantes da cimeira das Lajes – George W. Bush, Tony Blair e Durão Barroso...
Parafraseando Abraham Lincoln, podem-se enganar algumas pessoas todo o tempo, podem-se enganar todas as pessoas durante algum tempo, mas é impossível enganar todas as pessoas durante todo o tempo!

Pela honestidade e pela transparência na vida pública, seria muito bom que todos os políticos reflectissem sobre estes resultados.

No próximo dia 13 de Junho, seria excelente que os eleitores europeus apostassem no diálogo como caminho preferencial para conquistar a paz mundial e humanizar a globalização, condenando inequivocamente os governos que apoiaram a invasão do Iraque, ao arrepio do bom senso e das deliberações das Nações Unidas, e reforçando através da sua participação o papel do Parlamento Europeu. Em Novembro, essa tarefa competirá ao povo dos Estados Unidos da América...

Reagindo aos atentados ignóbeis de 11 de Março e às tentativas inábeis de manipulação da investigação policial, a participação fortíssima das cidadãs e dos cidadãos de Espanha nestas eleições é uma afirmação do poder da Democracia e um apelo claro à mudança de atitudes e de políticas. Agora, compete ao PSOE saber corresponder positivamente a este desafio!

O terrorismo combate-se com a liberdade, a democracia e os valores do Estado de Direito, nunca com as mesmas armas nem desrespeitando os direitos fundamentais. Apesar das tentativas de condenação, a procura de diálogo com a ETA protagonizada por Josep-Lluís Carod-Rovira acaba por ser premiada pelo eleitorado que triplicou a votação na Esquerda Republicana da Catalunha (passando os seus representantes no Parlamento de um para oito), demonstrando que o diálogo é imprescindível para resolver os problemas do País Basco e, noutra escala, do Próximo Oriente.

Nas eleições autonómicas da Andalucía, a quinta vitória do PSOE e de Manuel Chaves, que recuperaram a maioria absoluta perdida em 2000, demonstrou a validade das suas políticas de desenvolvimento sócio-económico e consagrou os seus esforços para promover a Europa das Regiões e aprofundar o relacionamento europeu com os países do norte de África, reforçando os mecanismos de cooperação indispensáveis para pacificar o Mediterrâneo.

As eleições espanholas constituíram um magnífico exemplo de maturidade e serenidade democrática. Obrigado, Espanha!

quarta-feira, março 17, 2004

Uma lufada de ar fresco...

No panorama da imprensa regional, raramente temos oportunidade de apreciar novos projectos de qualidade, animados por profissionais qualificados e experientes, conhecedores da região e das suas potencialidades...

Felizmente, por vezes deparamos com projectos assim, feitos por gente que tem uma visão de futuro do Algarve. Depois das publicações Sal a Sul e Golfe a Sul, surge agora a Negócios a Sul e perspectivam-se a Lazer a Sul e Saúde a Sul, para além de uma miríade de ideias e serviços na área da comunicação e imagem!!!

Compete-nos reconhecer a coragem e a mestria de Conceição Branco e Nuno Aires e desejar-lhes todo o sucesso para a Central de Notícias do Algarve!!!

terça-feira, março 16, 2004

Feliz aniversário...

Hábeis propagandistas e bem financiados, os gurus da coligação governamental entenderam cedo que deveriam comemorar condignamente a vitória nas Legislativas de 2002, enviando os seus missionários pelo País para catequisarem as gentes...

Vai daí, nos dias que antecedem a data "festiva", os portugueses deparam-se com páginas de jornais repletas de pseudo-notícias com as intervenções dos ministros e altos representantes da autoproclamada Alternativa Democrática, gerida majestática e seraficamente por Durão Barroso, apesar de ser presidida de uma forma mais efectiva por Paulo Portas!

Para variar, o teor dos discursos é o mesmo do ano passado, atacando-se as forças da oposição com uma violência desmesurada para um Estado Democrático e, pasme-se, castigando severamente um ex-Presidente do próprio PPD/PSD, o Prof. Sousa Franco, apenas e só porque caíu na tentação de aceitar o convite de Ferro Rodrigues para encabeçar a candidatura do PS ao Parlamento Europeu. É da vida, diria alguém bem conhecido dos portugueses!

Porém, o Governo não deveria esperar esta prenda de aniversário proporcionada pela dupla RTP/PÚBLICO e pelo sempre respeitável Centro de Sondagens da Universidade Católica...

Pura e simplestemente, o estudo efectuado revela-nos que "os portugueses não acham que a actuação do Governo de coligação PSD e CDS tenha sido boa nos últimos dois anos, não confiam no primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso, e não esperam que o programa do Governo seja cumprido"...

Contra factos, meus senhores, não há argumentos!

domingo, março 14, 2004

Gracias, Espanha!

Mais de 34 milhões de espanhóis votaram hoje pela mudança de poder. Segundo o PÚBLICO, os eleitores castigaram o Partido Popular e quando estão escrutinados mais de noventa por cento dos votos, o PSOE conta com 164 deputados e o PP com 148, num parlamento composto por 350 deputados.

A vitória de José Luís Zapatero nas eleições gerais de Espanha é um sinal de esperança para todos os povos da Europa, traduzindo-se numa condenação clara da conduta autista de José Maria Aznar que levou a Espanha para uma guerra ilegal, com as consequências que são conhecidas...

Reagindo aos acontecimentos de 11 de Março, a participação fortíssima das cidadãs e dos cidadãos de Espanha nestas eleições é uma afirmação do poder da Democracia e um apelo claro à mudança de atitudes e de políticas. Compete ao PSOE saber corresponder a este desafio!

Na Andalucía, a sétima vitória do PSOE e de Manuel Chaves demonstrou a validade das suas políticas de desenvolvimento sócio-económico e consagrou os seus esforços para promover a Europa das Regiões e aprofundar o relacionamento europeu com os países do norte de África.

Estas eleições constituíram um exemplo de maturidade e serenidade democrática. Obrigado, Espanha!

O mensageiro da esperança

O Papa João Paulo II, que em Maio completa 84 anos, passa hoje a deter a marca do segundo mais longo pontificado (25 anos e meio) da história da Igreja Católica, uma efeméride que é destacada no PÚBLICO.

Um longo pontificado marcado pela intensificação do diálogo inter-religioso, pela coragem manifestada nos sucessivos pedidos de perdão pelos pecados históricos da Igreja Católica ou, remando contra as correntes mais conservadoras, pela condenação da guerra preventiva e pela atenção especial concedidas "aos pobres e os desafortunados do mundo aos seus discursos e gestos públicos, sublinhando a importância do social e do comunitário na vida política e económica" como refere António Marujo.

João Paulo II tem resistido a mudanças significativas na disciplina eclesiástica de questões como celibato ou na doutrina familiar e individual, procurando uma nova identidade católica em sociedades secularizadas.

Campeão da evangelização, apesar da debilidade causada pela doença de Parkinson, João Paulo II prepara-se para fazer este ano mais um conjunto de viagens, não estando completamente de lado a sua vinda a Portugal no final do ano...

sábado, março 13, 2004

Espanha - Última hora

Serviços Secretos espanhóis não confirmam convicções de Rajoy

30 meses depois, foi à nossa porta...

Exactamente trinta meses após o 11 de Setembro, o horror do terrorismo desferiu um golpe profundo na Europa. Em véspera de eleições, a Espanha foi o alvo escolhido e Madrid o palco da tragédia. Os atentados nas estações que debitam diariamente milhões de passageiros no centro da capital espanhola traduziram-se em duas centenas de mortos e milhares de feridos...

Depois dos primeiros momentos de incredulidade, já experimentados em 2001, os sentimentos de repulsa e de solidariedade tomaram conta de cada um de nós, dos milhões que encheram as "calles" de Espanha e que levantaram a sua voz em uníssono globalizando emoções e protestos...

As tentativas de explorar politicamente este trágico acontecimento pareciam estancadas com a suspensão imediata das campanhas eleitorais, mas há sinais que não podemos ignorar.

A acusação imediata aos independentistas bascos, por parte do Presidente do Governo Espanhol. A tentativa de ocultação de evidências que provam a ligação ao mundo árabe. A directiva da ministra dos Assuntos Exteriores aos diplomatas de Espanha pelo mundo. A quem interessam este tipo de acusações?!

Dois dias depois, ficámos a saber que já estava tudo planeado, devidamente descrito na Internet e que era do conhecimento de investigadores do terrorismo árabe. A participação da Espanha na invasão do Iraque e no ataque ao mundo árabe perpetrado pelos Estados Unidos, sem a benção das Nações Unidas e com base em permissas que revelaram-se totalmente infundamentadas veio acicatar os ódios. Na minha aldeia, a sabedoria popular diz-nos que "quem semeia ventos, colhe tempestades..."

"A possibilidade de a Al-Quaeda ter conseguido desferir um ataque fora dos países muçulmanos, algo que não sucede desde o 11 de Setembro, e a sua chegada à Europa confirma a dimensão mundial da guerra que estamos a travar" reflecte José Manuel Fernandes, no seu editorial do PÚBLICO, concluindo que "a única atitude possível é a recomendada por todos os grandes partidos democráticos espanhóis: votar em massa no domingo."

Nesta linha, sublinho eu, o futuro da Europa somos todos nós, seja neste domingo, seja nos outros domingos de eleições. A força da Europa reside na vitalidade da democracia, no empenhamento dos seus governos no seu aprofundamento e dos seus povos na sua consolidação, através da participação cívica!

PS: O problema do País Basco resolver-se-à com diálogo, nunca com arrogância, muito menos com violência!!!

quinta-feira, março 11, 2004

Eleições em Espanha...

"Nuestros hermanos" vão a votos neste Domingo. Apesar da maior taxa de desemprego da União Europeia, muitos portugueses vivem deslumbrados com o "milagro" espanhol...

Porém, certamente inspirados numa campanha norte-americana anti-Bush, 32 cineastas espanhóis acabam de criar um facto político na campanha eleitoral, mostrando como a sua visão do país onde vivem e trabalham através de outras tantas curtas metragens de três minutos cada uma.

O resultado da plataforma Hay Motivo tornou-se um dos factos políticos da presente campanha eleitoral para as legislativas do país vizinho, já que os canais nacionais não aceitaram emitir este trabalho ou só depois das eleições...

Caso esteja interessado em conhecer o legado de José Maria Aznar, o El Mundo ou o El País facilitam-lhe a vida!!!

Cuidado, algumas imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis...

A passagem dos dias...

"...

Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.

...."

Álvaro de Campos, o heterónimo tavirense de Fernando Pessoa (in Passagem das Horas)

terça-feira, março 09, 2004

Um dia, a casa pode vir abaixo...

Nos últimos tempos, na sequência do grave tremor de terra que abalou o norte de Marrocos, registaram-se alguns alertas para as especificidades sísmicas da região do Algarve...

De facto, a evolução sócio-económica do Algarve está marcada pelo grande terramoto / maremoto de 1755, que arrasou as principais cidades costeiras da região e apagou muitas marcas do sucesso das duas anteriores centúrias, durante as quais a epopeia das Descobertas trouxe riqueza e prestígio aos algarvios.

Só no ano passado, o Instituto de Meteorologia registou 362 sismos com epicentro em Portugal continental ou muito próximo - o que dá quase um abalo por dia. Segundo o PÚBLICO, só doze deles foram sentidos pelas populações, mas isso não é sinónimo de segurança...

No período de 1996 a 2002, todas as autarquias algarvias passaram a dispor de planos de emergência para actuar face a acidentes de grandes proporções, graças ao trabalho dedicado e empenhado de Fialho Anastácio (Governador Civil de Faro) e de Fernando Reis Luís (delegado distrital do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil), que coordenaram a sua elaboração, sendo que cada presidente de câmara dirige o respectivo serviço municipal de protecção civil.

Contudo, muitos desses planos estão fechados na gaveta ou devidamente emprateleirados, longe do conhecimento da sociedade civil, que desconhece atitudes a tomar, seja em casa ou no local de trabalho, ou o sítio para onde deve deslocar-se em caso de catástrofe, só a título de exemplo. Felizmente há boas excepções, conforme descreve a última edição do JORNAL DO ALGARVE...

O actual Governador Civil de Faro, Valentim Rosado, considera "fundamental a prevenção e a sensibilização de todos os algarvios" e seria bom que os restantes municípios seguissem o bom exemplo de Portimão!

Um dia, a casa pode vir abaixo... e convém que estejamos preparados!

segunda-feira, março 08, 2004

Mulheres (2)

Mais igualdade...

(Publicado na edição de Fevereiro de 2004 do boletim do PS-TAVIRA)

Os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade constituem uma exigência moral que sempre tem orientado o pensamento e a acção socialista.

As lutas contra a exploração, contra a opressão, contra os privilégios no acesso aos bens de cultura e do espírito, contra todas as formas de injustiça e discriminação, contra o fatalismo e todas as formas de submissão que negam ou diminuem o papel do ser humano como sujeito da história, fizeram-se e fazem-se em nome destes valores.

A sua actualidade é inegável, importando salientar que a liberdade e a igualdade dos direitos requerem uma afirmação clara de respeito pela condição, pela liberdade e pelos direitos uns dos outros.

A sociedade baseada nestes valores caracteriza-se pela atitude de abertura à diversidade das pessoas e das culturas, à iniciativa individual, à inovação que dinamiza a vida colectiva. É uma sociedade que acredita no progresso.

Aos socialistas cabe defendê-los, prossegui-los e renová-los sempre, nem que seja através de acções de discriminação positiva, que potenciem a participação das mulheres e dos jovens.

Só assim será possível humanizar a política e recuperar a confiança das pessoas!

domingo, março 07, 2004

Mulheres (1)

Nesta segunda-feira, a agenda assinala o Dia Internacional da Mulher, para ser politicamente correcto deve-se falar delas, homenageá-las e escutá-las, já agora...

Para não ficar mal no retrato, e porque não há liquidez para oferecer rosas a todas (apesar de merecerem!!!), a Terra do Sol destaca um trabalho de João Prudêncio (JORNAL DO ALGARVE) sobre o que algumas mulheres que estão a fazer na Universidade do Algarve e dá-lhe a conhecer a campanha global da Amnistia Internacional para denunciar a violência sobre as mulheres...

Comemora-se a efeméride porque ainda há mulheres discriminadas e a igualdade de oportunidades ainda é um objectivo a concretizar, celebra-se o dia para relembrar que as mulheres devem ter uma palavra a dizer no nosso futuro comum e a sua participação na sociedade é essencial, acima de tudo festeja-se esta data para que amanhã o Mundo possa ser melhor!

Mais esperança, maior responsabilidade

Durante a última semana, foram publicados os resultados de três sondagens de opinião, demonstrando uma tendência de reforço da vantagem do PS nas preferências do eleitorado português. Têm todas uma particularidade - foram feitas antes do anúncio de Sousa Franco como cabeça de lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu...

No trabalho da Eurosondagem, para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, a maioria dos portugueses pensa que Durão Barroso deve fazer já uma remodelação e mostra que grande parte dos inquiridos considera negativa a acção do Governo. Se as Legislativas fossem realizadas neste momento, o PS seria o partido mais votado, com 37,3 por cento, contra 34,1 por cento do PSD. Segundo a Eurosondagem, a diferença entre os dois partidos mais votados quase duplicou no último mês...

No mesmo dia foram, divulgados os resultados da sondagem da EUREQUIPA para O INDEPENDENTE, mostrando-nos que o PS é o partido mais votado, que o PCP e BE ultrapassam CDS-PP e que a esquerda apresenta-se com maioria, confirmando a baixa popularidade do Executivo de Durão Barroso.

Já com alguns dias, mas de grande credibilidade, é o Barómetro da TSF e Diário de Notícias, publicado na última sexta-feira de cada mês, onde é confirmada a liderança do PS nas intenções de voto. Segundo a Marktest, Mário Soares «dá um tombo» na tabela da popularidade, onde Sampaio continua no primeiro lugar. No mesmo trabalho, é revelado que o desemprego continua no topo das preocupações dos portugueses...

Perante estes resultados, convém meditar sobre a evolução do sentimento global relativamente às políticas governamentais, a necessidade de fazer oposição construtiva, a imperiosidade de apresentar soluções de futuro e o dever de construir uma alternativa governativa credível que mobilize os portugueses...

sábado, março 06, 2004

Porque será?!

Pelos vistos, a última edição do JORNAL DO ALGARVE esgotou nas bancas e quiosques da cidade de Tavira...

A página 7 é preenchida com uma entrevista que concedi a Domingos Viegas sobre as mudanças no PS-Tavira, o quotidiano difícil da oposição local e as dificuldades resultantes do esgotamento do projecto autocrático que governa a autarquia.

Pelo direito à informação, pela esperança que depositamos no futuro, vale a pena ler e reflectir...

Um raio de sol... MUNDIAL!!!

Naíde Gomes ganhou a medalha de ouro na prova do pentatlo dos Mundiais em pista coberta, que estão a decorrer em Budapeste.

É a primeira vez que um atleta português conquista o ouro em provas combinadas e é a segunda medalha de ouro para atletas do Sporting em Mundiais de pista coberta (Rui Silva ganhou os 1.500 metros, na competição disputada em Lisboa, em 2000).

Como há quatro anos, na noite em que o Sporting arrancou para a conquista do título derrotando em Alvalade o Futebol Clube do Porto, espero que Naíde Gomes tenha a oportunidade de ser consagrada no Alvalade XXI e que tenha ao seu lado o grande responsável por esta fábrica de campeões - o Prof. Moniz Pereira.

Parabéns, Naíde! Parabéns, Professor!

sexta-feira, março 05, 2004

A Europa do futuro somos todos nós

(Publicado na edição de 4 de Março de 2004 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

Mais e melhores empregos e igualdade de oportunidades são as prioridades da política social e de emprego da União Europeia, a qual pretende garantir que ninguém fica pelo caminho à medida que avança para se tornar o espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento até 2010, conforme ficou determinado na Cimeira de Lisboa.

Sob a presidência de António Guterres, o Conselho Europeu realizou uma reunião extraordinária em Março de 2000, onde consensualizou um novo objectivo estratégico para esta década: tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social.

A execução deste objectivo, conhecido como estratégia de Lisboa, visava preparar a transição para uma economia e uma sociedade baseadas no conhecimento, através da aplicação de melhores políticas no domínio da sociedade da informação e da Investigação e desenvolvimento, bem como da aceleração do processo de reforma estrutural para fomentar a competitividade e a inovação e da conclusão do mercado interno, modernizar o modelo social europeu, investindo nas pessoas e combatendo a exclusão social e, por último, sustentar as sãs perspectivas económicas e as favoráveis previsões de crescimento, aplicando uma adequada combinação de políticas macroeconómicas.

Esta estratégia visava permitir à União reconquistar as condições do pleno emprego e reforçar a coesão regional da União Europeia, sendo para tal necessário que o Conselho Europeu fixasse um objectivo para o pleno emprego na Europa numa nova sociedade emergente, mais adaptada às escolhas pessoais dos cidadãos europeus.

Logo em 2000, ficou claro que a implementação desta estratégia passaria pela melhoria dos procedimentos existentes, pela introdução de um novo método aberto de coordenação a todos os níveis, em conjugação com um reforço do papel de orientação e coordenação desempenhado pelo Conselho Europeu, por forma a assegurar uma direcção estratégica mais coerente e um acompanhamento mais eficaz dos progressos realizados.

Perante o contexto de crise económica que abalou o mundo após o 11 de Setembro, agravado nalguns países pela incapacidade dos respectivos governos de oporem-se com sucesso ou minimizarem as suas consequências, o relançamento da Estratégia de Lisboa é assumido pelos maiores países da Europa – Alemanha, França e Grã-Bretanha – como a solução mais apropriada para manter um cenário de crescimento sustentado.

Para tal, é necessário que a Estratégia de Lisboa seja traduzida na legislação dos Estados-membros, através de políticas activas de emprego e da adaptação dos sistemas de protecção social às tendências de envelhecimento das populações.

Hoje, são conhecidos os resultados dessas políticas em Portugal durante o período de 1995-2000, através de estudos das Nações Unidas e do Eurostat, revelando que os empregos intensivos em conhecimento – educação, saúde, actividades culturais e desportivas - aumentaram 6,5%, enquanto que média europeia cifrou-se nos 2,4%.

A Europa do futuro somos todos nós, por isso cada cidadão deve estar consciente que a sua participação nas eleições de Junho é fundamental para consolidar a Estratégia de Lisboa e garantir a adopção generalizada do modelo social europeu. Por aqui, é certo que merecemos um Portugal melhor!

quinta-feira, março 04, 2004

Uma vitória dos algarvios...

Conforme defendemos por aqui (11.Fevereiro.2004) e noutros meios de comunicação (Algarve Região, 30.Janeiro.2004), o Algarve vai ser uma Grande Área Metropolitana (GAM), contra a vontade de algumas pessoas que pretendiam dividir a região ou optar por uma solução de menor alcance...

Por muito que se pretenda contornar a questão, trata-se da primeira vitória regional do presidente do PS-Algarve, Miguel Freitas, que defendeu, desde o princípio, a criação da GAM e as suas vantagens estratégicas, enquanto que os autarcas sociais-democratas preferiam a formação de uma comunidade intermunicipal e o secretário de Estado da Administração Local, Miguel Relvas, ou o deputado Luís Gomes ainda chegaram a defender a criação de duas entidades supramunicipais no Algarve.

A presidente do PSD-Algarve, Isabel Soares, foi completamente ultrapassada no processo de decisão, nunca conseguindo reunir os seus pares para discutir esta matéria, conforme é confirmado pelo presidente da AMAL, que sublinhou que "este é um assunto entre presidentes de câmara". Pior ainda, apesar de tal não ser sublinhado pelos jornais, foram abertas feridas entre os presidentes do PSD que dificilmente podem vir a ser saradas...

Porém, o facto da escolha do novo modelo de associativismo intermunicipal ter recaído sobre a GAM demonstra que foram cumpridos os três objectivos socialistas - a unidade do Algarve, a possibilidade da região ter poder de decisão e o consenso entre todos os autarcas que estão agora envolvidos na luta pela regionalização.

Os algarvios agradecem a opção, o Algarve vai manter-se atento aos próximos passos!!!

quarta-feira, março 03, 2004

"Change is coming to America"

A Super Terça-Feira das primárias para escolher o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos da América mostrou claramente que os cidadãos norte-americanos optaram pelo caminho da mudança.

Com o processo praticamente concluído, John Kerry procura agora garantir a unidade do Partido Democrata, chamando à luta todos os candidatos que participaram no processo e definindo os temas de campanha - mais empregos, melhor economia, uma solução pacífica para a questão iraquiana e menos poluição para garantir o desenvolvimento sustentável - que são mais consensuais.

Seria bom que os potenciais candidatos à Presidência da República adoptassem esta postura e estes temas, que não sendo património exclusivo das esquerdas modernas e democráticas, são essenciais para humanizar a globalização e pacificar o mundo!

terça-feira, março 02, 2004

Super Tuesday

Os cidadãos de dez estados norte-americanos, inscritos no Partido Democrata ou não, têm hoje a oportunidade de escolher o candidato que fará frente a George W. Bush nas eleições de Novembro. Hoje é a super terça-feira...

Certamente, considerando a importância renovada dos Estados Unidos num mundo globalizado, muitos de nós também gostaríamos de dar o nosso contributo, nem que fosse para apagar a desilusão provocada pela derrota de Al Gore!

Resta-nos aguardar que Jonh Edwards, Jonh Kerry, Dennis J. Kucinich ou Al Sharpton tenham a arte e o engenho para contrariar a força dos republicanos e os milhões de dólares que as grandes empresas norte-americanas investiram na campanha do actual Presidente!

Ficaríamos muito agradecidos!