quarta-feira, julho 22, 2009

Lisboa e Albufeira com qualidade vida... superior!

Lisboa, Albufeira e Oeiras mantêm-se no pódio da melhor qualidade de vida na edição de 2009 do índice nacional do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI)...

Cinfães passou para o último lugar do Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-estar dos Municípios do Continente Português, baseado nas actualizações ao anuário de 2006 do Instituto Nacional de Estatística (INE), que na edição anterior era ocupado pelo Sabugal) acompanhado por Alcoutim e Ribeira de Pena.

Segundo José Ramos Pires Manso, professor catedrático da UBI e coordenador deste trabalho, "de uma forma geral não há grandes mudanças e o índice continua a mostrar um país a duas velocidades".

"Os municípios do litoral destacam-se nos 20 primeiros e nos últimos lugares predominam os municípios do interior norte e alentejano", sublinhou. Entre os vinte primeiros lugares há cinco novos municípios: Alcochete, Alpiarça, Constância, Crato e Évora. Caem Amadora, Marinha Grande, Sintra, Vila Franca de Xira e Vila Real de Santo António (desceu seis lugares para a posição n.º 23). No fundo da tabela, houve maiores movimentações. Dos 20 últimos do estudo anterior, só quatro se mantêm no grupo em 2009: Alcoutim (desceu oito posições para o 277.º lugar e penúltimo do ranking de qualidade de vida), Cinfães, Resende e Vinhais.

Na generalidade das situações, apesar dos concelhos algarvios descerem quase todos de posição (salvam-se as excepções de Albufeira (igual a 2006), Tavira (sobe três lugares para 43.º) e Castro Marim (que subiu 32 posições para o 61.º lugar), mantêm-se seis concelhos nos primeiros vinte lugares (Albufeira, Lagos - 9.º, Portimão - 13.º, Loulé - 14.º, Faro - 18.º e Lagoa - 20.º), afirmando-nos como a região com melhor qualidade de vida!

4 comentários:

Unknown disse...

espetacular! essa noticia deixou-me mesmo orgulhoso!

afinal não é apenas o facto de termos 82% dos dias do ano com sol :P

Oxalá isto continue assim por aqui durante bastante tempo!

Filomena disse...

A região do Algarve com qualidade de vida a crescer! Isso é um bom presságio para o Turismo e Hotelaria!
Faz 2 semanas, passei uns dias fastásticos no Resort Vale D'Oliveiras Quinta Resort & Spa. Qualidade de vida, bem estar e saúde não faltam neste Resort!

Anabela disse...

Anabela:

Não há nada como descer até à região do Algarve para desfrutar do óptimo clima que esta região nos proporciona.Estive há uma semana no Fantástico Resort Mónica Isabel , onde passei uma semana de sonho, local maravilhoso, junto à praia de Albufeira,aproveitando assim para carregar energias para o ano de 2011. Quero Voltar, pois foi uma semana inesquecível.

Lígia disse...

Lígia,

Além de Oeiras, na mesma região, não ha nada como desfrutar da paisagem do parque Natural da Arrábida,depois desta minha escapadinha de fim-de-semana, não penso noutra coisa senão permanecer naquelas paisagens tão belas...estive no Palmela Village Golfe Resort, onde o sossego e harmonia não faltaram, para além do Golfe que fez o regalo do meu marido e amigos, enquanto eu passeava pelo parque Natural de Arrábida com as minhas amigas!