sexta-feira, agosto 04, 2006

E não há quem os compre?!


Quando chega o Verão, com a cidade quase deserta e sem assunto para escrever, os cronistas da capital costumam dedicar as suas atenções ao Reino dos Algarves...

Para não variar, os restaurantes algarvios e a nossa arte de bem receber, apesar de reconhecidos internacionalmente, foram o alvo da pluma caprichosa de Clara Ferreira Alves. Escrita leve e talentosa, que apenas pode ser lida
aqui pelos assinantes do Expresso, generalizando uma experiência negativa numa qualquer tasca da região. Para remediar o acto, Clara Ferreira Alves deveria ser obrigada a jantar em todos os restaurantes algarvios que ostentam as estrelas de qualidade dos Guias Michelin...

Poucos dias depois, coube a tarefa a Pedro Rolo Duarte que, nas páginas do
Diário de Notícias, elogia a colega e relata o seu regresso ao Algarve, passados vinte anos. Seja bem-vindo e regresse mais vezes, certamente estão-lhe reservadas muitas mais surpresas, principalmente no Sotavento Algarvio...

Para além dos papa-vernissages da imprensa cor-de-rosa e do inefável Miguel Sousa Tavares, verdadeiro pioneiro desta gloriosa tarefa de bota-baixismo militante, quantos faltam?! Quantos faltam?!

1 comentário:

Anónimo disse...

Avalanche

in Barlavento, 17 de Agosto de 2006 | 10:00, por elisabete rodrigues

Há duas semanas, provocou polémica o artigo de opinião de Clara Ferreira Alves, no «Expresso», que continha críticas ao Algarve.

Reagiram pessoas privadas, reagiu o presidente da Região de Turismo, comentou-se entre amigos. O teor das reacções foi mais ou menos este - «no Verão é sempre a mesma coisa: essa gente de Lisboa volta as baterias para o Algarve e vá de denegrir a imagem da região…»

Confesso que não li o artigo de Clara Ferreira Alves, por isso não sei se estava certa ou errada. Mas há uma ponta de verdade nas acusações de que «a gente de Lisboa» (e outros, de fora) está sempre pronta a atacar o Algarve, em especial no Verão. A questão é que, por vezes (demasiadas vezes), essas críticas até têm razão de ser…

É por isso que eu costumo aconselhar todos os meus amigos e familiares que residem fora do Algarve a não vir para cá de férias em Agosto.

Não é que eles me sigam os conselhos, mas assim, pelo menos, fico de consciência tranquila…

É que, de facto, não há região turística que, por mais infra-estruturas que tenha, por mais que invista na formação das pessoas que trabalham em serviços cruciais como os restaurantes, por mais estradas e parques de estacionamento que construa, consiga resistir a esta verdadeira invasão.

Em Agosto, parece que Portugal (e não só) se muda para o Algarve. E há milhares de pessoas nas praias, nas estradas, nos restaurantes, nos bares, nas festas, nos supermercados, nas lojas. Por muito que se queira, é difícil dar uma resposta 100% eficaz a esta avalanche de gente.

Por isso, aqui fica um aviso, que certamente já não vai servir para este Verão, mas poderá ser aproveitado no próximo: comecem a fazer férias mais repartidas! Por mim, acho que o Algarve é tão ou mais agradável em Julho e em Setembro.

Para a maior parte das pessoas, não há nenhuma razão que explique esta teimosa preferência por fazer férias em rebanho, no meio de milhares de outras pessoas na mesma praia…só se for porque não se quer deixar, durante as férias, os hábitos gregários e urbanos do resto do ano…