terça-feira, agosto 29, 2006

De férias no Algarve?!


A Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA) promoveu mais uma vez várias recolhas de sangue durante a FATACIL, em Lagoa...

Contudo, nem tudo correu pelo melhor. Apesar da imensa divulgação feita pela ADSBA e pela colocação de meios do
Instituto Português do Sangue (IPS), de forma a assegurar a adesão dos dadores e as necessárias condições higio-sanitárias, alguém resolveu "tirar férias!"

Segundo a ADSBA, "o CHBA – Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio resolveu “tirar férias”. Também têm direito! Quando necessitarem de sangue a solução é fácil – vão a Lisboa ao IPS!!!""

Assim, "quem se responsabilizou este ano, pelas colheitas foi o CRSL – Centro Regional de Sangue de Lisboa sob a tutela do IPS – Instituto Português do Sangue de Lisboa", cuja colaboração constituíu um "reconhecido sacrifício em virtude de as três colheitas os ter obrigado ao regresso a Lisboa já pela madrugada!"

De facto, achei estranho que todo o investimento efectuado pelas entidades que cederam o espaço e a energia (Município de Lagoa e FATASUL), os voluntários para a organização e acolhimento e promoveu junto da comunicação social assegurando a participação massiva dos dadores (ADSBA) e alocaram os meios e o pessoal (IPS) tenha sido sub-aproveitado, resultando apenas em três dias de recolhas, quando tal se poderia ter prolongado de 18 a 27 de Agosto!

Agora, a
Direcção da ADSBA denunciou esta situação e questionou a postura dos responsáveis hospitalares de Portimão, que parecem "ter abandonado o barco..."

E o Hospital de Faro também não tinha profissionais disponíveis?! E a Administração Regional de Saúde do Algarve não tem uma palavra a dizer?! E os Sindicatos dos Médicos e dos Enfermeiros não teriam voluntários para esta missão de interesse público?! Alguém devia explicar isto muito bem!!!

PS - Pela minha parte, cumpri o meu dever de cidadania!

4 comentários:

MaD disse...

Alguns (infelizmente muitos) profissionais da saúde também têm o espírito tacanho da maioria dos portugueses:
- Só temos direitos. Responsabilidades e deveres os outros que assumam...
Como dizia o outro:
- Ai Portugal, Portugal...
O Hospital do Barlavento, que conheço razoavelmente como utente, já foi um belíssimo hospital, mas, pelo que tenho visto nos últimos 2 meses in loco, não só começo a ter muitas dúvidas como estou a ficar desiludido.
Cumprimentos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Exemplo de um investimento público feito no tempo e com o orçamento indicado, o Hospital de Portimão transformou-se num ninho de abutres, habitado por laranjinhas que por ali se aboletaram à conta das famosas SA's hospitalares...

Não sabemos se o actual Conselho de Administração teve conhecimento da situação ou se a coisa lhe passou ao lado. Não sabemos se a ADSBA não estará a ser injusta ou a fazer um frete político a alguém...

Não sabemos muitas coisas, mas fica uma certeza: TRAZER PARA O ALGARVE DURANTE 12 DIAS UMA UNIDADE DAQUELA DIMENSÃO E COLOCÁ-LA NUM SÍTIO ONDE PASSARAM MAIS DE 200 MIL PESSOAS PARA FUNCIONAR APENAS 12 HORAS (3DIAS X 4HORAS) É MESMO UMA MEDIDA DE GESTÃO... RUINOSA!

Anónimo disse...

Segunda a CALENDARIZAÇÃO DE COLHEITAS DE SANGUE PARA 2006, inserida no sítio na Internet do CHBA, estavam agendadas colheitas na FATACIL nos dias 19, 23 e 26 de Agosto...

Apesar de não terem sido realizadas, o que deixa dúvidas em relação às demais que são indicadas, dois dias depois da ADSBA ter denunciado esta situação caricata não há qualquer esclarecimento da respectiva Administração sobre o assunto...

Por enquanto, o silêncio parece ser a regra a seguir!