segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Obras de Odelouca vão recomeçar...


Já está assinado o Auto de Consignação para a conclusão das Obras de Construção da Barragem de Odelouca, que vão ser asseguradas pelo consórcio Teixeira Duarte/MONTE ADRIANO e devem estar concluídas dentro de quarenta meses...

A Barragem de Odelouca e o Túnel Odelouca-Funcho integram o Aproveitamento Hidráulico Odelouca-Funcho, cujo objectivo será o fornecimento de água ao Barlavento Algarvio, com qualidade para o abastecimento público e elevada taxa de garantia.

Segundo a empresa Águas do Algarve, dona da obra, "as necessidades de água para o abastecimento público a esta região do Algarve no ano horizonte do Projecto do Sistema Global de Abastecimento de Água ao Barlavento - 2025, estão estimadas em 75 hm3/ano."

A acentuada degradação da qualidade dos aquíferos subterrâneos da região, em particular na zona meridional, e a sua insuficiência em anos críticos, tornam imperioso encarar a sua substituição por águas de superfície.

Neste quadro, a Barragem de Odelouca e o Túnel Odelouca-Funcho asseguram, respectivamente, a regularização dos caudais de superfície afluentes à ribeira de Odelouca e a sua transferência para o adutor Funcho-Alcantarilha, que garantirá o transporte de água bruta até à Estação de Tratamento de Águas de Alcantarilha, onde se dá o tratamento e se inicia a distribuição de água tratada aos municípios do Barlavento Algarvio.

A Barragem de Odelouca torna-se, assim, na obra principal do Sistema Primário (captação e transporte de água bruta) do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água ao Barlavento Algarvio, integrado pelos concelhos da parte ocidental de Loulé, Albufeira, Lagoa, Silves, Portimão, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur e Monchique.

Pretende-se que após a conclusão desta Barragem todo o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água fique com um nível de fiabilidade muito superior ao actual dado que através das Estações Elevatórias reversíveis, duas, será possível reforçar o abastecimento ao Sotavento em caso de necessidade.

Sem comentários: