sexta-feira, junho 30, 2006

PS deixa PSD a quinze pontos...


O Partido Socialista ampliou a sua liderança nas intenções de voto no Barómetro DN/TSF/Marktest, ao subir para os 44 por cento. No que toca às personalidades políticas, Cavaco Silva é o mais apreciado, continuando o Presidente da República a subir, ao registar agora 50 por cento de popularidade...

No dia do anúncio da sua saída do Governo, o ministro dos Negócios Estrangeiros demissionário ocupa o segundo posto entre os ministros mais populares, sendo apenas ultrapassado pelo "algarvio" José Mariano Gago que, eficaz e discretamente, continua a "levar a água ao seu moinho" na Ciência e no Ensino Superior!

Quiosque do Mundo - 142


Lançada em 1999 por Enrique Krause, na tradição das grandes revistas literárias da América Latina, o mensário Letras Libres é considerado o sucessor da "Vueltra" de Octavio Paz, tirando cerca de 60 mil exemplares por edição!

quinta-feira, junho 29, 2006

Mexa-se, mexa-se...


O Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei do regime de mobilidade entre serviços da Administração Pública, visando a modernização dos serviços públicos e a valorização dos seus recursos humanos...

Prevê-se uma situação de mobilidade especial para os funcionários dos serviços reestruturados, fundidos ou extintos, sem colocar em causa a sua ligação à Administração Pública e são delimitados os conceitos de extinção, fusão, reestruturação e de racionalização de efectivos, definindo, para cada um destes processos, um conjunto de regras sobre o seu objecto e sobre os objectivos, prazos, responsabilidades, mobilidade de pessoal e reafectação de outros recursos.

Foram ainda aprovados diversos diplomas com vista à modernização e simplificação da Administração Pública, no âmbito do programa
Simplex, nomeadamente as orientações gerais para a reforma do sistema dos laboratórios de Estado, conforme se pode ler no comunicado da praxe...

quarta-feira, junho 28, 2006

Quiosque do Mundo - 141


Criado em 1969, o diário Al-Ittihad é um dos mais antigos dos Emirados Árabes Unidos. Sob a autoridade do governo do Abu Dhabi, publica artigos de intelectuais críticos do mundo árabe!

Quiosque do Mundo - 140


O "jornal que oferece uma alternativa" tem a sua redacção em Nova Iorque, mas parece inclinado para a esquerda e é anti-americano...

Apesar de tudo, o semanário
Haïti-Progres tem a sede em Port-au-Prince!

terça-feira, junho 27, 2006

Já activou a sua?!


Os CTT criaram uma caixa de correio eletrónica para 10 milhões de portugueses que pretende substituir o papel de... carta!

Pode obter algumas informações
aqui, mas previno-o que não vai ser fácil activar a sua. Contudo, faça como eu, vá tentando, pode ser que pegue...

PS - No País da banda larga, será que é desta que o monopólio da PT vai ser abalado?! Com a conclusão da rede, será que é desta que a empresa melhora os seus serviços, alargando e racionalizando a oferta aos seus clientes e incrementando a relação custo/benefício?!

O Meu Algarve *


Como és diferente óh mar doce e saudoso
Oh mar do meu Algarve, enternecido mar
Do sinistro oceano escuro e ardiloso
Que esmaga os navios para os poder roubar
Tu nunca, como ele, assassinaste rindo
Noivos a viajar, poetas, marinhagem
Que sonham no convés, quando o luar subindo
Risca em prata, na água, o sulco da viagem.
Tu vais cantar de noite, à beira dos moinhos
Das colinas, dos cais, das praias murmurosas
Para embalar o sono às aves nos seus ninhos
E para destruir a insónia das rosas…
Tu vais adormecer sobre o barco, cantando,
O pobre pescador cansado de remar
P'ra poderes tornar o seu sono mais brando
Nem o barco, sequer, o fazer oscilar…

* Poema de João Lúcio, poeta algarvio nascido no século XIX em Olhão que era, então, uma pequena vila piscatória, onde faleceu, com trinta e oito anos, vítima de tuberculose pulmonar.

Quiosque do Mundo - 139


O Diario della Settimana era um mero suplemento do jornal "L'Unitá", jornal dos ex-comunistas italianos, mas autonomizou-se em 1995. Continuando a pender para a esquerda, publica semanalmente trabalhos de investigação, reportagens e assuntos culturais...

segunda-feira, junho 26, 2006

Porto de Pesca de Tavira em consulta pública


A avaliação de impacte ambiental (AIA) é um instrumento preventivo fundamental da política do ambiente e do ordenamento do território, constituindo uma forma privilegiada de promover o desenvolvimento sustentável, pela gestão equilibrada dos recursos naturais, assegurando a protecção da qualidade do ambiente e, assim, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do Homem.

A Consulta Pública é o procedimento compreendido no âmbito da participação pública que visa a recolha de opiniões, sugestões e outros contributos dos interessados sobre cada projecto sujeito a AIA, competindo ao
Instituto do Ambiente definir a metodologia de Consulta Pública e a sua forma de concretização...

Para efeitos da aplicação do
Decreto-Lei n.º 69/2000, de 3 de Maio, entende-se por Participação Pública a informação e consulta dos interessados, incluindo-se neste conceito a audição das instituições da Administração Pública. É o que se passa agora com o projecto do Porto de Pesca de Tavira (resumo não-técnico), prolongando-se até 28 de Julho, uma pretensão antiga dos armadores e pescadores do concelho e uma peça indispensável para o desenvolvimento sustentado da economia local e regional...

O licenciamento (ou a autorização) do projecto só poderá ser concedido após Declaração de Impacte Ambiental Favorável ou Condicionalmente Favorável, a emitir pelo Secretário de Estado do Ambiente, ou decorrido o prazo para a sua emissão que termina em 30 de Outubro. A ver vamos...

Para uma participação activa e eficaz dos cidadãos é essencial garantir o acesso à informação. A participação e a informação em matéria de ambiente são condições inerentes à promoção do direito ao ambiente, tal como reconhecido pela Constituição da República Portuguesa e por instrumentos jurídicos internacionais!

Quiosque do Mundo - 138


Publicado pela Igreja da Cientologia, The Christian Science Monitor não é um mero jornal religioso, privilegiando a elegância gráfica e a seriedade como princípio primeiro da sua política editorial!

domingo, junho 25, 2006



Jogando assim, nem nos páram em Berlim...

Quiosque do Mundo - 137


Nascido em 1948, o Chicago Sun-Times é um dos dez diários mais lidos nos Estados Unidos, com tiragens médias de 485 mil exemplares. Reinvindica alto e bom som o seu título de "jornal com oito prémios Pulitzer"!

sábado, junho 24, 2006

Quiosque do Mundo - 136


Fundada em 1994 na cidade de São Paulo, a Carta Capital tira 58 mil exemplares por semana e é uma estrela da imprensa independente...

Dirigida por Mino Carta, uma lenda do jornalismo brasileiro, aposta num grafismo moderno e em artigo que incomodam os poderes instituídos!

sexta-feira, junho 23, 2006

Valorizar o centro histórico


(Publicado na edição de 22 de Junho de 2006 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

O património histórico e natural de qualquer região ou cidade, nas suas diversas vertentes, devem ser motivo de orgulho dos seus cidadãos e objecto de preservação e de valorização das comunidades.

Em diversas ocasiões, tive oportunidade de sublinhar o valor do património arquitectónico e arqueológico do centro histórico de Tavira, defendendo uma aposta forte e continuada na sua preservação e na sua colocação ao serviço do desenvolvimento sustentado da cidade e do concelho, fomentando a criação de emprego e de riqueza.

Em 24 de Setembro de 2002 apresentei uma moção na Assembleia de Freguesia de Santiago (Tavira), manifestando o nosso regozijo pela abertura do concurso público da empreitada para a recuperação e adaptação a Pousada da Graça, promovido pela empresa pública ENATUR. De igual forma, destacava-se a aquisição do edifício do antigo Orfeão e o anúncio da sua adaptação a Pousa da Juventude. Passados quase quatro anos, a Pousada da Enatur é inaugurada no próximo sábado e as obras da Pousada da Juventude estão no início…

Outros exemplos merecedores de destaque são o Mercado da Ribeira ou o aproveitamento da antiga Cadeia Civil para instalar a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. São intervenções emblemáticas daquilo que se pode fazer para valorizar o património edificado da cidade e colocá-lo ao serviço de todos. E, felizmente, não faltam por aí oportunidades de investimento para entidades públicas ou agentes privados!

O Quartel da Atalaia ou o Convento das Bernardas são dois exemplos que tardam em conhecer avanços. Em relação ao primeiro, parece que o Estado quer proceder à sua alienação no âmbito do processo de libertação de instalações militares devolutas. Na segunda situação, apesar de já ter sido anunciado em 2001 um importante investimento hoteleiro, as obras tardam em avançar, continuando ao abandono e degradando-se dia após dia…

Defendemos aqui uma capacidade maior de intervenção dos poderes locais, através da sensibilização dos proprietários para a recuperação dos imóveis degradados ou, no limite, através da constituição de uma sociedade de requalificação urbana, que ultrapasse a falta de investimentos privado neste domínio, a exemplo daquilo que já se verifica noutras localidades com o mesmo problema. E, já agora, porque não a criação de um Prémio Municipal de Conservação e Restauro de Património Edificado?!

Relativamente aos imóveis de habitação, parece-nos que o novo regime de arrendamento urbano já procura ir ao encontro destas preocupações, criando as condições necessárias para a recuperação dos imóveis e para a dinamização do mercado. Devemos estar atentos, fazer cumprir a lei e trazer mais gente nova para o centro da cidade em vez de confiná-los em núcleos habitacionais da periferia!

Porém, não é só a recuperação dos imóveis que devemos realçar. A valorização dos espaços de fruição comum, a preservação do mobiliário urbano e a criação de redes de serviços de qualidade são factores complementares de sucesso do centro histórico.

O alargamento da rede de contentores subterrâneos de resíduos sólidos, em execução pela empresa Taviraverde, ou o arranjo do Jardim da Junta de Freguesia de Santiago estão aí para provar que vale a pena insistir nas nossas propostas, independentemente dos resultados eleitorais.

O centro histórico de Tavira constitui um factor de diferenciação difícil de igualar em termos regionais, reunindo um conjunto de potencialidades que urge dinamizar e promover num contexto de turismo de qualidade ao longo de todo o ano!

Quiosque do Mundo - 135


Criado em 1911, El Tiempo é o jornal mais importante da capital da Colômbia e um dos principais títulos da imprensa latino-americana...

Com uma tiragem diária de 250 mil exemplares, é tido como liberal e bem informado, publicando adicionalmente diversos suplementos e revistas!

quinta-feira, junho 22, 2006

F&V - Avaliar é preciso!


(Publicado na edição de 22 de Junho de 2006 na rubrica FRENTE & VERSO do jornal BARLAVENTO)

Como qualquer outra organização, a Administração Pública deve estar sujeita a processos de avaliação permanentes que contribuam para a sua melhoria contínua e para o cumprimento cabal da sua missão.

No caso em apreço, é necessário sublinhar que a primeira função do professor é ensinar e preparar os seus alunos para enfrentar as dificuldades da sua vida profissional, independentemente do nível de ensino, incutindo-lhes o gosto pelo estudo e o sentido de responsabilidade.

Tal como os alunos, que esta semana começaram a ser submetidos aos exames finais do Ensino Secundário e que vão condicionar o seu acesso ao Superior, também as escolas e os docentes devem ser submetidos periodicamente a processos rigorosos e independentes de avaliação.

No caso dos estabelecimentos de ensino, deveria ser avaliada a actuação dos conselhos executivos, a sua interacção com a comunidade, a capacidade de resposta às necessidades do mercado de trabalho e a boa gestão dos recursos disponíveis, entre outros factores a serem considerados.

Em relação aos professores, não se pode aceitar que se aceda livremente ao topo das carreiras apenas pela natural evolução do calendário, independentemente da sua preparação científico-pedagógica e do seu empenhamento nas tarefas lectivas, sendo imprescindível que se institua a meritocracia como critério primeiro dessa progressão.

Englobados numa reforma sem precedentes do nosso sistema educativo, estes processos de avaliação deverão ser contemplados como a forma de separar o trigo do joio, de estabelecer uma competição saudável entre as escolas e como um contributo essencial para dignificar a classe docente e restituir-lhe o respeito que os professores sempre mereceram!

Perguntam-nos agora se os pais devem participar nesse processo de avaliação?!

É difícil descobrir como com a actual organização da sociedade, com pais ocupados nas suas actividades e com pouca ou nenhuma preparação pedagógica na generalidade dos casos, mas é inevitável que as escolas e os professores se empenhem no reforço dos laços com as famílias, as empresas e as instituições locais…

O processo de avaliação das escolas também deve passar por aí, pela sua capacidade de fazer participar a comunidade na educação das crianças e jovens, nomeadamente através da ocupação dos respectivos tempos livres, na oferta de programas de enriquecimento curricular, na fixação dos seus objectivos funcionais e na avaliação do seu cumprimento.

As reformas em curso são indispensáveis para combater níveis insatisfatórios de insucesso escolar e permitir a concretização de um modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento e na tecnologia. É tempo de incentivar o empenhamento dos gestores escolares, dos docentes e dos alunos na prossecução das suas missões, principalmente quando estamos a lidar com os escassos recursos financeiros do Estado e com o futuro de Portugal!

Quiosque do Mundo - 134


Nascido como semanário em 1965, Al-Seyassah tornou-se diário em 1998, sendo considerado na Cidade do Kuwait um periódico moderado...

Para além da edição em árabe, com cerca de 30 mil exemplares, edita o "Arab Times", o diário kuwaitiano em inglês!

quarta-feira, junho 21, 2006




A jogar assim, só paramos em Berlim!

Quiosque do Mundo - EXTRA


O jornal britânico The Guardian vai lançar durante este Verão um novo serviço on-line que permite aos leitores descarregarem para o computador e imprimirem uma versão semelhante à do jornal em papel que será actualizada de 15 em 15 minutos...

Trata-se de uma iniciativa em tudo semelhante ao
24 Horas, do diário espanhol El País, lançado no início de Maio. O G24 vai ser gratuito e está dividido em cinco grandes áreas temáticas: nacional, internacional, economia, desporto e media.

O utilizador que for ao sítio do
Guardian poderá fazer download de um documento em formato pdf que terá entre 8 a 12 páginas A4!

Hoje é feriado nacional?!


Depois do almoço, já com a passagem aos oitavos garantida, a selecção nacional de futebol cumpre o derradeiro da fase de grupos do Campeonato do Mundo FIFA'2006...

Embora o empate baste para garantir a vitória no
Grupo D, tudo leva a crer que os onze que Scollari vai escalar vão comer a relva para mostrar o seu valor e criarem as condições necessárias para que Angola possa conquistar o segundo lugar...

Contudo, o jogo de hoje é especial para sete jogadores portugueses que, no dia 26 de Maio de 2004, conquistaram na Arena de Gelsenkirchen a Liga dos Campeões da UEFA com a camisola do Futebol Clube do Porto. Como bem sublinha a
FIFA, esta quarta-feira, dois anos e 26 dias depois, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco e Ricardo Costa voltam a pisar o relvado onde viveram uma das maiores conquistas das suas carreiras desportivas!

Quiosque do Mundo - 133


Criada em 1995 por David Talbot, antigo jornalista do "San Francisco Examiner", a revista electrónica Salon interessa-se pela actualidade cultural e pelo mundo das ideias...

terça-feira, junho 20, 2006

Será que estão a mexer no meu bolso?!


O Ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, apresentou ontem o novo regime de financiamento da administração local, que inclui as propostas de Lei das Finanças Locais, de Regime Jurídico das Empresas Municipais e o Regime Geral de Taxas Municipais...

Uma revolução que é digna de
editorial no Diário de Notícias, sublinhando o aprofundamento da política adoptada no Governos de António Guterres, dignificando o papel das autarquias na participação nas receitas do Orçamento de Estado, responsabilizando-as pela boa gestão dos dinheiros públicos, levando-as a ponderar sobre a viabilidade e a utilidade das empresas municipais e convidando-as a adoptar medidas de atracção de novos investimentos e habitantes...

Já agora, dê-nos a sua opinião sobre estas propostas, está bem?!

A Moura Encantada


Meia-noite além ressoa cerca das ribas del mar,
meia-noite já é dada e o povo ainda a folgar.
Em meio de tal folguedo todos quedam sem falar,
olhos voltam ao castelo para ver, para avistar
a linda moira encantada, que era triste, a suspirar.
--Quem se atreve, ai quem se atreve ir ao castelo e trepar
para vencer lo encanto que tanto sabe encantar?
--Ninguém há que a tal se atreva, não há que em moiras fiar;
quem lá fosse a tais desoras para só desencantar,
grande risco assim correra de não mais de lá voltar.
--Ai que linda formosura, quem a pudera salvar!
O alvor dos seus vestidos tem mais brilho que o luar!
Doces, tão doces suspiros, onde ouvi-los suspirar?--
Assim um bom cavaleiro só se estava a delatar;
em amor lhe ardia o peito, em desejos seu olhar.
Três horas eram passadas nesto contínuo ansiar.
Cavaleiro de armas brancas nunca soube arreceiar:
invoca a linda moirinha, mas não ouve o seu falar.
Nada importa a D. Ramiro mais que a moira conquistar;
vai subir por muro acima, sente os pés a resvalar.
Ai, que era passada a hora de a poder desencantar.
Já lá vinha a estrela d`alva com seus brilhos a raiar;
no mais alto do castelo já mal se via alvejar
a fina branca roupagem da linda filha de Agar.
Ao romper do claro dia, para bem mais se pasmar,
sobre o castelo uma nuvem era apenas a pairar.
Jurava o povo, jurava, e teimava em afirmar
que dentro daquela nuvem vira a donzelinha entrar.
D. Ramiro, d` enraivado de não poder-lhe chegar,
dali parte, e contra os moiros grande briga vai armar.
Por fim ganha um bom castelo, mas sem moura para amar.


(Recolha de Estácio da Veiga, in "Romanceiro do Algarve", 1870)

Quiosque do Mundo - 132


Outra revista semanal de qualidade, a Reflex é publicada em Praga - Chéquia e tira 76 mil exemplares...

Trata bem da actualidade e conhece as novas tendências, imprimindo um estilo alternativo que passa da análise política à reportagem humana. Hoje, é sobretudo uma referência para a juventude!

segunda-feira, junho 19, 2006

Uma voz avisada...


Por vezes, regista-se a necessidade de partilhar alguns textos de opinião que vão surgindo nos jornais diários, que nos obrigam a reflectir sobre o rumo das coisas e a necessária reforma do Estado...

Registe-se o
artigo de João Cravinho sobre as Grandes Opções do Plano de 2007, hoje publicado no Diário de Notícias. O parecer do Conselho Económico e Social citado no texto pode ser encontrado aqui!

Quiosque do Mundo - 131


A revista Le Point tira 365 mil exemplares semanais, nasceu em 1972 e é conotada com a direita moderada...

domingo, junho 18, 2006

Quiosque do Mundo - 130


Fundado em 1791, The Observer é o mais antigo jornal de domingo e é considerado uma glória da "qualidade britânica"...

Pertence ao mesmo grupo editorial do The Guardian e, como este, é uma publicação de esquerda... Se é que se pode dizer que existe tal no Reino Unido!!!

sábado, junho 17, 2006

Os "nossos" Mourinhos!


O treinador de futebol Manuel José levou o Al-Ahly ao pleno nesta época, ao conquistar a Taça do Egipto, batendo na final o Zamalek, liderado por Manuel Cajuda...

Pela primeira vez na história do futebol egípcio, o Al-Ahly conseguiu vencer as cinco provas em que esteve envolvido em 2005/6 - o Campeonato, a Taça e a Supertaça a nível interno e, ao nível do continente africano, venceu a Liga dos Campeões e a Supertaça.
Resumindo, Manuel José conquistou todos as provas em que a sua equipa se viu envolvida esta temporada. Dois algarvios que merecem o nosso reconhecimento e este destaque!

Quiosque do Mundo - 129


Em 1993, alguns jornalistas do Komsomolskaïa Pravda saíram para lançar o Novaïa Gazeta, bissemanário com tiragens médias de 250 mil exemplares, considerado independente e corajoso...

sexta-feira, junho 16, 2006

Mais um para seguir...


A fechar mais uma época desportiva no panorama nacional, o jovem velejador José Luís Costa faz um balanço francamente positivo dos muitos meses passados na água...

O velejador do Clube Náutico Tavira/ERA Tavira iniciou a época em Outubro quando participou na 1ª prova do campeonato do Algarve, obtendo o 2º lugar da prova, em várias provas nacionais e internacionais e do circuito olímpico e, mais recentemente, no campeonato nacional da classe Laser, onde terminou no 3º lugar. Uma carreira desportiva a seguir... aqui!

Algarve tem potencial eólico...


A faixa costeira entre Portimão e Sagres e as zonas altas do centro interior, nomeadamente em Loulé, são os pontos do Algarve com maior potencial de aproveitamento de energia eólica...

O estudo foi desenvolvido pela
Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve e pelo Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial e traduziu-se no mapeamento eólico da região. As principais conclusões do trabalho apontam para o facto do Algarve ter muito boas potencialidades no que respeita ao aproveitamento energético do vento.

No final de 2005, Portugal tinha instalada cerca de 30 por cento da potência que terá de possuir até 2010, de acordo com uma directiva comunitária fixada no âmbito do Protocolo de Quioto. Em Dezembro, o país tinha operacionais cerca de 1060 "megawatts" de energia eólica, esperando-se que até 2007 tenha cerca de 3400.E porque não mais?!

DR com acesso universal e... gratuito!


Para fazer funcionar a democracia é essencial dispor de informação de qualidade, atempada e credível, cabendo ao Governo promover a sua disponibilização através da adopção de medidas de modernização e de abertura das formas de acesso ao direito pelos cidadãos...

Numa clara demonstração do empenhamento do XVII Governo na simplificação e na transparência como formas de desburocratizar o Estado e de facilitar a vida dos cidadãos e das empresas, é hoje publicado o
diploma que determina a disponibilização do Diário da República, devidamente reformado e simplificado, em edição electrónica de acesso universal e gratuito, a partir de 1 de Julho!

PS - A ligação poderá ser encontrada em permanência aqui ao lado!

Quiosque do Mundo - 128


Sediado em Los Angeles - California, o sítio An-Naqed procura informar a comunidade árabe dos States, em árabe e inglês, e dá espaço às suas opiniões...

Com uma postura editorial equilibrada, procura contrariar a natureza propagandística da generalidade dos meios árabes norte-americanos!

quinta-feira, junho 15, 2006

Mais umas peças para o puzzle...


Na última reunião do Conselho de Ministros foio aprovada, na generalidade para discussão pública, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS), com o horizonte de 2015, de acordo com as mais recentes orientações estratégias de desenvolvimento sustentável ao nível internacional e nacional e, em particular, com o Programa do Governo e o PNPOT...

Segundo o respectivo
comunicado, com esta iniciativa, o Governo visa pôr fim a um processo que se arrasta há vários anos, ao mesmo tempo que se assegura a adequada articulação com a revisão da Estratégia Europeia de Desenvolvimento Sustentável. É mais uma peça fundamental para acertar políticas sectoriais que, dentro de poucos dias, também entrará em consulta pública de forma a receber os contributos de TODOS NÓS!

Para além da ENDS, também foram efectuadas alterações ao regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional, aprovado o novo regime de prevenção e controlo da poluição sonora e, entre outros, um diploma que visa permitir a constituição on-line de sociedades e, no âmbito da «empresa na hora», a criação da «marca na hora». É só novidades!

Quiosque do Mundo - 127


Criado em 1979, Le Messager é considerado uma instituição na imprensa oposicionista dos Camarões, denunciando e criticando os desvios autoritários e sofrendo regularmente intimidações das autoridades locais...

quarta-feira, junho 14, 2006

PNPOT em consulta pública...


Aprovada no Conselho de Ministros de 8 de Março, já se encontra em consulta pública a proposta técnica de Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), um documento de natureza estratégica global e um instrumento chave na articulação entre as políticas de ordenamento do território e do desenvolvimento económico e social...

O PNPOT contempla as directrizes e orientações fundamentais de um modelo de organização espacial que terá em conta o sistema urbano, as redes, as infra-estruturas e os equipamentos de interesse nacional, bem como as áreas de interesse nacional em termos agrícolas, ambientais e patrimoniais, consagrando ainda um programa de políticas orientadas para seis objectivos estratégicos:

a) Conservar e valorizar a biodiversidade e o património natural, paisagístico e cultural, utilizar de modo sustentável os recursos energéticos e geológicos, e prevenir e minimizar os riscos;

b) Reforçar a competitividade territorial de Portugal e a sua integração nos espaços ibérico, europeu e global;

c) Promover o desenvolvimento policêntrico dos territórios e reforçar as infra-estruturas de suporte à integração e à coesão territoriais;

d) Assegurar a equidade territorial no provimento de infra-estruturas e de equipamentos colectivos e a universalidade no acesso aos serviços de interesse geral, promovendo a coesão social;

e) Expandir as redes e infra-estruturas avançadas de informação e comunicação e incentivar a sua crescente utilização pelos cidadãos, empresas e administração pública;

f) Reforçar a qualidade e a eficiência da gestão territorial, promovendo a participação informada, activa e responsável dos cidadãos e das instituições.

Para saber mais e dar o seu contributo, espreite
aqui!

Quiosque do Mundo - 126


Al-Masri Al-Yom nasceu em 2003, optando por um formato popular, apoia o movimento oposicionista Kifaya (Basta) e critica constantemente o Governo, não temendo afirmar que "é odiado nas ruas"...

terça-feira, junho 13, 2006

Xácara das Bruxas Dançando


Ó castelos moiros,
armas e tesoiros
quem vos escondeu?
Ó laranjas de oiro
que ventos de agoiro
vos apodreceu?
Há choros, ganidos
à luz das cavernas
onde as bruxas moram
onde as bruxas dançam
quando os mochos amam
e as pedras choram

Caravelas, caravelas
mortas sob as estrelas
como candeias sem luz
E os padres da inquisição
fazendo dos vossos mastros
os braços da nossa cruz
Caravelas...

As bruxas dançam de roda
entre o visco dos morcegos
dançam de roda raspando
as unhas podres de tojo
na noite morta de povo
como no tambor de rojo


(Poema de Carlos de Oliveira e música de João Gil, integrado no álbum~"Trovante 84", 1984)

Quiosque do Mundo - 125


Fundado em 1995, o trissemanário Cambodge Soir optou pela periodicidade diária em 1997 e publica desde 2002 uma selecção semanal em idioma khmer...

segunda-feira, junho 12, 2006

Mil milhões de poupança potencial?!


Se fosse possível juntar todos os contributos relevantes para a poupança de energia, Portugal podia gastar menos 20% da energia consumida num ano. Façam as contas...

Só ao nível do petróleo a poupança poderia chegar aos mil milhões de euros, cerca de 25% do que é importado, concluem os participantes do debate promovido pelo
Diário de Notícias e pela TSF sobre as questões energéticas.

Veja já como pode contribuir e, porque não, reduzir a sua factura de energia!

Enfim, parece que não sou o único...


Depois de Manuel Alegre e Carlos Candal, agora foi Vieira da Silva a defender a existência de uma coordenação executiva do Partido Socialista separada da gestão política do Governo. E ele sabe do que fala...

Segundo o Diário de Notícias, na reacção às palavras avisadas do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social na edição de ontem do Jornal de Notícias, vários responsáveis socialistas defendem que José Sócrates deve deixar a coordenação da Comissão Permanente do PS a partir do próximo congresso, "de forma a permitir uma maior capacidade de diálogo com a sociedade" e, até, "por ser humanamente impossível cumprir as duas funções em simultâneo". Se fosse eu a defender esta separação de funções, lá vinham pela calada alguns "amigos" a acusar-me de só saber falar mal...

Enfim, parece que não sou o único a defender um partido mais activo e dinâmico, seja a defender as medidas e as posições do Governo, seja a defender o ideário político do PS e os interesses dos cidadãos. O Congresso será lá para o Outono mas, pelos vistos, está aberto o debate!

Quiosque do Mundo - 124


Agência noticiosa digital criada em 1998, a Fergana é considerada uma fonte muito rica sobre a Ásia Central e tem correspondente em dez grandes cidades asiáticas...

domingo, junho 11, 2006

Quiosque do Mundo - 123


Nascida em 1953, as posições anticolonialistas da revista L'Express deram muito que falar e mereceram-lhe censura pública...

Camus, Sartre, Malraux ou Mauriac foram seus colaboradores e os seus concursos anuais de suplementos locais movimentam a sociedade francesa!

sábado, junho 10, 2006

Olivença, sempre...


A Rádio Renascença faz notícia com a questão de Olivença e o relevo que lhe é dado no Relatório Informativo da CIA de 2006...

Na ocasião, o presidente do
Grupo de Amigos de Olivença, ouvido a propósito da situação actual do litígio e das perspectivas que se apresentam para a sua resolução, comentou: «a CIA abriu o armário e revelou o "esqueleto" que Espanha e Portugal insistem em ignorar». Pode ler-se (e ouvir-se na íntegra) aqui...

Já agora, se os espanhóis continuam a reclamar Gibraltar, porque não exigir a devolução de Ceuta?! Porque não continuarmos a pugnar pelo Algarve de Além-Mar?!

Quiosque do Mundo - 122


Fundado em 1921, a Folha de São Paulo privilegia o profissionalismo e a formação interna, dando liberdade de acção à sua redacção...

Com tiragens médias de 420 mil exemplares diários, é o jornal mais influente do Brasil e da maior cidade lusófona do Mundo, tem sete suplementos diários e quinze semanais, para além de uma excelente qualidade gráfica e de uma fotografia de excepção!

sexta-feira, junho 09, 2006

Quiosque do Mundo - 121


Fundado em 1857, The Atlantic Monthly oferece reportagens, análises poemas, ilustrações e novelas assinadas por grandes nomes...

É uma revista mensal chique intelectual e plácida que tiram meio milhão de exemplares na cidade Boston, no Massachusetts!

quinta-feira, junho 08, 2006

Novas adesões…


Em todo o mundo o número de blogues duplica de seis em seis meses e, em cada segundo, um novo blogue é criado. Em Portugal, para variar, o ritmo da blogoesfera não nos envergonha…

Porém, apesar destes números impressionantes, a blogosfera é ainda um espaço marginal para o universo de utilizadores da internet e estes são uma pequena parte quando comparados com o número de pessoas que não acedem à web. Assim, é necessário aumentar o número de postos públicos de acesso à rede, acabar com os monopólios locais de certas empresas e, fundamentalmente, diminuir os custos e melhorar a qualidade de prestação do serviço!

Por tudo isto, registamos com apreço algumas novas adesões, nomeadamente de Jorge M. Langweg, autor do
Blog de Informação (…e participante noutros fóruns ligados às questões da justiça!) e de José Manuel do Carmo e Albino Martins, co-autores do 1001 Olhares (onde também participam Anabela Martins, Conceição Branco, Fernando Reis, Hélder nunes, Henrique Dias, Jamila Madeira, José Mateus, Luís de Mello e Horta, Luís Silva ou Rui Horta, entre outros…), reduzindo a escrito as palavras ditas na Rádio Gilão de Tavira!

PS – Caso desejem, também podem escutar por aqui, de segunda a sexta-feira, às horas ímpares, as crónicas do 1001 olhares em primeira mão…

Quiosque do Mundo - 120


Nascido em 1919, De Volkskrant afirmou-se como um fervoroso porta-voz da Igreja Católida da Holanda durante meio século...

Com uma tiragem diária de 310 mil exemplares, "O Jornal do Povo" laicizou-se em 1965 e hoje é a publicação favorita dos progressistas de Amesterdão!

quarta-feira, junho 07, 2006

Quiosque do Mundo - 119


Criado em 2000, o Tehelka era um jornal digital independente, que denunciou um escândalo de corrupção política...

Perseguido nos tribunais, esteve para fechar as "portas", mas o redactor-chefe Tarun J. Tejpal conseguiu ressuscitá-lo, passando a semanário em 2004 e atingindo hoje tiragens de 100 mil exemplares...

terça-feira, junho 06, 2006

Quiosque do Mundo - EXTRA


O jornal inglês The Times uma tem versão americana a partir de hoje procurando colmatar a falta de notícias internacionais nos EUA e o início do Campeonato do Mundo de futebol...

Trata-se de uma versão exclusiva para o território norte-americano do diário londrino que será colocada à venda nas bancas de Nova Iorque e New Jersey, em parceria com o
New York Post, pretendendo impor-se como referência informativa no futebol!

Pérola


Sem ti a minha graça está quebrada,

Não há perfume puro ou verdadeiro.

Na tua ausência o augúrio lisonjeiro

É o de uma estrela oculta e apartada.

Chamar-te Pérola pouco é, não chegaria.

Que mergulhador afinal te encontraria?


(Al-Mutamid)

Quiosque do Mundo - 118


Fundado em 1884, o Svenska Dagbladet (Diário da Suécia) é bastante conservador, passou para formato tablóide e apresenta boas páginas culturais...

segunda-feira, junho 05, 2006

Henri Magne chegou ao fim da pista!


O penta campeão do Mundo Henri Magne, membro da equipa Mitsubishi Ralliart desde há muitos anos e que este ano foi navegador de Joan "Nani" Roma no Rally Lisboa-Dakar, faleceu hoje após um violento acidente no Rally de Marrocos...

Parceiro de Kenjiro Shinozuka, Jean-Louis Schlesser ou Luc Alphand, entre outros, Henri Magne alcançou a glória ao lado de Carlos Sousa vencendo o Campeonato do Mundo da FIA de todo-o-terreno em 2003 e a Taça da Europa de Bajas em 2004, após duas vitórias no Dakar em 1996 e 2000, passando a fazer equipa com Joan Roma após a saída do português da equipa Mitsubishi. A equipa
Mitsubishi decidiu retirar todos os seus participantes do Rally de Marrocos em memória de Henri Magne!

PS - Ironicamente,
o português teve a oportunidade de ganhar a derradeira etapa do Rally de Marrocos e dedicar a vitória ao seu malogrado co-piloto!

Ambiente total


As Nações Unidas celebram este ano o Dia Internacional do Meio Ambiente com um alerta sobre as mudanças climáticas e as suas consequências para os desertos do mundo...

O secretário-geral Kofi Annan apelou à prevenção da desertificação do planeta onde as terras áridas já representam mais de 40 por cento da superfície terrestre, proclamando 2006 como o
Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, multiplicando as iniciativas sobre esta matéria e obrigando-nos a olhar para um mundo diferente onde residem 500 milhões almas, conforme está descrito num relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP) divulgado ontem em Londres.

Claro que estas
datas comemorativas acabam sempre por ser aproveitadas para lançar iniciativas legislativas ou para promover algumas acções mais folclóricas, aproveitando as atenções redobradas da comunicação social para esta temática. E você, já pensou naquilo que pode fazer hoje para melhorar o nosso ambiente?!

Quiosque do Mundo - 117


Criado em 2000, o sítio Spiked considera-se independente, é feito por voluntários e vive de donativos e de pouca publicidade, procurando propor conteúdos de alta qualidade...

domingo, junho 04, 2006

Quiosque do Mundo - 116


Anglófono e próximo dos círculos dos negócios, o South China Mourning Post já foi crítico do comunismo, mas está mais timorato desde a devolução de Hong Kong à China...

sábado, junho 03, 2006

Quiosque do Mundo - 115


Lançado em 1887, com uma tiragem diária de 125 mil exemplares, Le Soir dirige-se aos belgas francófonos...

Rico em suplementos e pioneiro na Internet, é o primeiro jornal da Bélgica e da Valónia!

sexta-feira, junho 02, 2006

Quiosque do Mundo - 114


Propriedade uma família liberal abastada, a revista Semana apresenta-se como uma das melhores da América Latina, pela independência, modernidade e informação excelente...

quinta-feira, junho 01, 2006

Uma guerra e muitas batalhas


(Publicado na edição de 1 de Junho de 2006 no jornal POSTAL DO ALGARVE)

No Algarve distante das praias, o Presidente da República apelou à mobilização da sociedade civil no combate à exclusão social, advertindo que este flagelo é um peso na consciência colectiva, cujo combate é da responsabilidade de todos...

Considerando as orientações políticas deste Governo, talvez não fosse necessário tal apelo e estes Roteiros para a Inclusão não passem de uma redundância. Contudo, não podemos deixar de congratularmo-nos com a iniciativa presidencial, obrigando a comunicação social a debruçar-se sobre esta temática e a dar outra visibilidade aos projectos de inclusão social que decorrem por todo o País. Afinal, Portugal, não é só Lisboa, Porto… e Évora!

Em pouco mais de um ano, o XVII Governo delineou e apresentou um conjunto de políticas fundamentais para promover a inclusão social. A criação do Complemento Solidário para Idosos, o Plano Nacional para a Inclusão, a Reforma da Segurança Social, o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, o Plano para o Crescimento e Emprego, o Compromisso com a Saúde e as novas orientações na área do medicamento ou a revisão do Programa Escolhas, vocacionado para integrar as crianças e os jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, fazem parte duma lista que nunca mais acaba!

Porém, mais importantes que os planos, as medidas ou os programas são as pessoas que os concretizam e os parceiros que integram as redes sociais em todo o País, investindo na gestão local participada e assegurando que o planeamento e instalação de respostas e equipamentos sociais se faça progressivamente, tendo em conta a rentabilização dos recursos existentes e assegurando a verdadeira participação das entidades locais.

Principalmente, não podemos ignorar a dedicação e o empenhamento dos milhares de voluntários que garantem o funcionamento de inúmeras instituições particulares de solidariedade social, aqueles que ganham a vida nesta área profissional de autêntico serviço público ou os que, sendo eleitos locais, procuram servir as populações mais carenciadas e suprir as suas necessidades básicas em vez de apostarem na auto-promoção, no betão e no foguetório…

Esta guerra é de todos e há batalhas que nunca terminam para assegurar que todos tenham os meios essenciais para promover a sustentabilidade das suas comunidades e garantir uma sociedade mais justa!

Quiosque do Mundo - 113


Líder nas ciências da vida, a revista The Scientist é dirigida a biólogos e pretende "ser guia e aliado no mundo estimulante e competitivo da investigação moderna"...

Uma atitude exemplar...


A Assembleia Municipal de Lagos deliberou apostar na Internet para levar as suas actividades a um maior número de lacobrigenses, incentivando a participação pública e melhorando a qualidade da democracia local...

A Assembleia Municipal é o órgão deliberativo do Município, sendo que a sua legitimidade e representatividade democrática emana directamente do voto dos cidadãos, em paralelo com as eleições dos órgãos autárquicos (Câmara Municipal e Assembleias de Freguesia), que estão representados e participam em todas as Sessões da Assembleia Municipal.

O
sítio da Assembleia Municipal de Lagos permite acompanhar as iniciativas do respectivo Presidente e dos grupos políticos com assento naquele órgão, dá a conhecer os seus representantes em outros órgãos de âmbito deliberativo ou consultivo, divulga os seus documentos de orientação e as deliberações, recebe sugestões dos municípes, tem ligações para outros sítios de interesse...

Ao longo dos anos, tenho procurado que o município de Tavira tome a mesma atitude, divulgando na Internet as iniciativas, as deliberações e as actas das sessões da Assembleia Municipal de Tavira, que se encontram em suporte digital desde 1993, pelo menos. Já fiz esta sugestão na Assembleia Municipal no período reservado á intervenção do público há quatro ou cinco anos, mas há quem faça ouvidos de mercador...

Com a atitude exemplar de Paulo Morgado, que pode ser que a moda pegue!!!