segunda-feira, julho 26, 2004

O mundo em debate...

Barcelona está a concretizar o Fórum Universal das Culturas, renovando as exposições universais. Até 26 de Setembro, a capital da Catalunha espera receber cinco milhões de pessoas para discutir temas como desenvolvimento sustentável, condições para a paz e diversidade cultural.

O Fórum Barcelona 2004 realiza-se num recinto de 320 mil metros quadrados, que inclui a segunda maior praça do Mundo e o maior centro de congressos do Sul da Europa, é animado com conferências, debates, espectáculos de terra e mar, circo, teatro, cinema, música, dança e alimentação.

Dois mil artistas, 140 grupos musicais, 450 concertos, 109 companhias de teatro, 48 desempenhos de rua, 30 festivais temáticos, 20 exibições de circo e duas marchas diárias darão vida à praça do Fórum.

"Saúde, água, educação, conflitos armados, democracia, desenvolvimento, direitos humanos, energia e cidades" são os temas principais e que contarão com a participação de centenas de individualidades, como, entre outros, Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Noam Chomsky, Bernard Henry Levy, Umberto Eco, Mary Robinson, Graça Machel, Jorge Semprún, Baltazar Garzón e José Saramago.

O maior centro de congressos do Sul da Europa (68.000 m2), o edifício Fórum (28.000 m2), o porto de Sant Adrià, a segunda maior praça do mundo (252.000 m2), uma estação de tratamento de águas (que vai servir 65% de toda a população catalã), a reconversão de uma central de térmica (que abastece os edifícios do Fórum), uma ilha artifical e um novo parque natural são as infra-estruturas que se destacam no interior do novo espaço situado na costa sul da cidade.

Felizmente, há cidades assim...

Sem comentários: