sexta-feira, dezembro 28, 2007

...outro mais!


Dos documentos aprovados na Assembleia Municipal de 3 de Dezembro, já só faltava a publicação do Plano de Pormenor da Amaro Gonçalves!

1 comentário:

Anónimo disse...

Autarquias: Planos de Pormenor e de Urbanização

Aprovadas 20 mil camas turísticas em Dezembro

in Correio da Manhã, 2007.12.29

Autarcas asseguram que os novos empreendimentos turísticos serão de qualidade

Foram aprovadas este mês (ou estão em vias disso) cerca 20 mil novas camas turísticas no Algarve, no âmbito de planos de pormenor e de urbanização, apurou o CM.

As autarquias quiseram concluir os processos – alguns com mais de uma dezena de anos – antes da entrada em vigor do novo Plano Regional de Ordenamento do Território (PROTAL). A data limite era o dia 31 de Dezembro, mas o Governo decidiu alargar o prazo até 31 de Janeiro, segundo uma resolução publicada ontem em Diário da República.

Conforme explicou ao CM um autarca, “os planos tiveram de ser aprovados agora para usufruir do regime de transição, que ainda permite aproveitar o número de camas definido nos Planos Directores Municipais. A partir da entrada em vigor do novo PROTAL, haverá um limite de 24 mil novas camas para a região, que serão atribuídas através de concurso público”.

Silves foi a autarquia que, no corrente mês, aprovou um maior número de camas: 7297 camas, englobadas em quatro planos de urbanização e um de pormenor. No concelho vizinho de Lagoa, a Câmara deu ‘luz verde’ a dois planos de urbanização, com 3200 camas, enquanto em Castro Marim estão previstas mais 2000 e em Olhão o mesmo número.

Portimão irá aprovar, ainda este mês, 2800 novas camas e Loulé mais 1683 em Janeiro. São Brás de Alportel ficou-se pelas cerca de 900, Aljezur pelas 365 e Tavira pelas 300. Os planos agora aprovados prevêem a construção de unidades turísticas de luxo, muitas delas consideradas como Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) e localizadas no interior da região.

PORMENORES

PORTIMÃO

A autarquia de Portimão reúne a Assembleia Municipal no último dia do ano para aprovar o Plano de Urbanização da Prainha, o Plano de Pormenor do Barranco do Rodrigo e a alteração do Plano do Reguengo.

LOULÉ

Loulé irá aproveitar o alargamento do prazo de transição para aprovar o Plano de Pormenor do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Quinta da Ombria. Prevê 1683 camas e um investimento de 57 milhões de euros.

LAGOA

Os dois planos de urbanização aprovados em Lagoa permitirão ao concelho aumentar em 30% a sua capacidade de alojamento. A um dos projectos hoteleiros está ligado Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.
José Carlos Eusébio