quinta-feira, dezembro 13, 2007

O tratado possível



Apesar das
dúvidas e das hesitações, os líderes europeus subscreveram hoje o Tratado Reformador da União Europeia, contribuindo para o sucesso da Presidência Portuguesa...

Como sublinhou José Sócrates na sua
intervenção, "este Tratado não é o fim da História, é certo. Haverá sempre mais História para escrever. Mas este Tratado é um novo momento na aventura europeia e do futuro europeu. E encaramos esse futuro com o ânimo de sempre: seguros dos nossos valores, confiantes no nosso projecto, reforçados na nossa União."

Antes do Tratado Reformador entrar em vigor, no dia 1 de Janeiro de 2009, o
processo de ratificação ainda vai dar muitas voltas, com os defensores de maior participação popular a oporem-se os adeptos da democracia representativa, gerando certamente muita confusão naqueles que pouco percebem estas mudanças na União Europeia.

Segundo o
Público, a assinatura do Tratado de Lisboa "promete pôr fim à grave crise política e institucional provocada pelo fracasso da Constituição Europeia, rejeitada em França e na Holanda, e constitui o grande sucesso da actual presidência portuguesa da UE, que termina no fim do mês e ficará na história do processo de integração europeia".

Porém, independentemente da realização do referendo, seria bom que fosse desenvolvida uma campanha de esclarecimento junto dos cidadãos e das instituições da sociedade civil. Para acabar com as dúvidas de vez!

Sem comentários: