Estados de alma, intervenções e sinais de Tavira, do Algarve e de todo este mundo... e alguns raios de Sol!
sábado, junho 30, 2007
Está tudo furado...
É por estas e por outras que pagamos uma das águas mais caras do País...
Conhecendo-se as competências do Município e as da empresa TaviraVerde, quem é que protege os consumidores?!
Quiosque do Mundo - 497
Nascida em 2004 e tida como próxima da direita moderada (o director é uma personalidade democrata-cristã), a revista semanal Tyzden é das mais sérias da Eslováquia e quer combater a imprensa ligeira...
sexta-feira, junho 29, 2007
Venham as férias!
De Maio para Junho, o PS caiu sete pontos nas intenções de voto dos portugueses e o Governo em peso perdeu popularidade, a começar por Sócrates, que dá um tombo de 16 pontos...
De acordo com os dados do barómetro da Marktest para o DN e TSF, relativos ao mês de Junho, o PS perde a confortável maioria absoluta que registava em Maio, caindo dos 47 para os 40% - o valor mais baixo do último ano.
Uma queda num período em que o Executivo lidou com dois casos controversos, relacionados com a polémica em torno do processo de Fernando Charrua e pelos avanços e recuos em torno do dossier Ota, agravados pelo episódio protagonizado pelo ministro das Obras Públicas que, ao defender a localização a norte de Lisboa do novo aeroporto, classificou a margem sul como um "deserto". Para que não restem dúvidas, Mário Lino cai "só" 23 pontos, sendo acompanhado por Maria João Rodrigues e Correia de Campos, somando polémicas e atitudes indelizes. E Sócrates não podia silenciá-los?!
A queda do PS traduz-se numa subida de todos os restantes partidos. O PSD sobe dois pontos nas intenções de voto, passando para 29%. No "campeonato" dos mais pequenos, a CDU é a força que mais lucra com a descida dos socialistas, registando um valor de 10%, o Bloco de Esquerda conta 9% e o CDS não ultrapassa os 7%...
Flexigurança: mais pessoas em empregos de qualidade
A recente apresentação do relatório da Comissão do Livro Branco, instituida pela Resolução do Conselho de Ministros nº160/2006, com o objectivo de propor medidas e instrumentos tendentes à revisão do Código de Trabalho voltou a colocar as questões da flexisegurança na ordem do dia...
O Governo português tem sido determinado na gestão igualitária para todos, acabando com exageros corporativistas e combatendo a desigualdade. Numa sociedade pressionada pelas limitações orçamentais e pela procura crescente de apoios sociais, somos geridos por um Governo reformista que pretende criar as melhores condições aos trabalhadores públicos e privados. A melhoria dos índices da retoma económica e do investimento são ténues mas provam que este rigor e determinação fazem bem ao País, por muito que tantos contestem o fim de algumas regalias.
Neste contexto, a Comissão Europeia propõe hoje a definição de princípios comuns de flexigurança para promover a competitividade, o emprego e a satisfação profissional, através da combinação de flexibilidade e segurança para trabalhadores e empresas. As estratégias de flexigurança podem ajudar a modernizar os mercados de trabalho europeus e a dar respostas mais eficazes aos desafios e às oportunidades da globalização. Associam disposições contratuais flexíveis e fiáveis, políticas activas de emprego, estratégias globais de aprendizagem ao longo da vida e modernos sistemas de protecção social que assegurem um apoio adequado ao rendimento em períodos de desemprego.
A Comissão aponta igualmente um conjunto de percursos típicos para ajudar os Estados-Membros a conceber as suas próprias estratégias de flexigurança, aprendendo com as experiências e boas práticas dos seus congéneres. Em sintonia com a estratégia da UE para o crescimento e o emprego, os princípios comuns de flexigurança visam garantir a mais pessoas a possibilidade de tirar pleno proveito das rápidas mutações que marcam a economia global dos nossos dias.
Recentemente Vladimír Špidla, Comissário europeu responsável pelo Emprego, os Assuntos Sociais e a Igualdade de Oportunidades, declarou: "A flexigurança constitui a melhor forma de garantir aos europeus um elevado grau de segurança profissional, de modo a que possam encontrar um emprego de qualidade em qualquer etapa da sua vida activa; e esperar uma progressão de carreira satisfatória numa envolvente económica em rápida evolução". Acrescentou ainda que "a flexigurança proporciona um equilíbrio entre direitos e responsabilidades para trabalhadores e empresas, bem como para os poderes públicos: todos têm o dever de contribuir para o emprego, a sociedade e o crescimento sustentável. Com a flexigurança, não se trata de retirar segurança a um grupo para a dar a outro, mas sim de explorar a interacção positiva entre flexibilidade e segurança. É agora necessário que as partes interessadas trabalhem em conjunto para garantir benefícios para as economias, os trabalhadores e as empresas da Europa."
A Europa tem de encontrar novas formas de flexibilizar os respectivos mercados de trabalho, ao mesmo tempo que proporciona segurança no emprego. A flexigurança constitui uma abordagem global da política do mercado de trabalho, que combina uma suficiente flexibilidade das disposições contratuais — para que empresas e trabalhadores possam enfrentar a mudança — com uma segurança que permita aos trabalhadores manterem-se nos seus empregos ou rapidamente encontrar outros, e beneficiando de rendimentos adequados durante os períodos de transição.
A comunicação sublinha que esta abordagem pode ser positiva para trabalhadores e empresas. Com a flexigurança, trata-se de facilitar a mobilidade profissional dos trabalhadores dentro da mesma empresa e no mercado de trabalho. A segurança destina-se tanto aos trabalhadores como às empresas, na medida em que a melhoria das competências da mão-de-obra proporciona também aos empregadores segurança e benefícios adicionais. A flexibilidade e a segurança podem reforçar-se mutuamente.
A comunicação, resultado de um extenso processo de consulta com as principais partes interessadas, identifica as grandes áreas políticas da flexigurança (as componentes da flexigurança) e propõe oito princípios comuns neste domínio. Estes princípios constituem pontos de referência que devem ser acordados pelos Estados-Membros e incluem:
1. intensificar a aplicação da estratégia da UE para o crescimento e o emprego e reforçar o modelo social europeu;
2. encontrar um equilíbrio entre direitos e responsabilidades;
3. adaptar a flexigurança à diversidade de circunstâncias, necessidades e desafios dos Estados-Membros;
4. reduzir as disparidades entre os trabalhadores em situações contratuais atípicas e por vezes precárias e os que têm empregos permanentes a tempo inteiro;
5. desenvolver a flexigurança interna e externa, ajudando os trabalhadores a progredir na carreira e no mercado de trabalho;
6. fomentar a igualdade entre homens e mulheres e promover a igualdade de oportunidades para todos;
7. elaborar propostas políticas equilibradas que promovam um clima de confiança entre os parceiros sociais, os poderes públicos e outros intervenientes;
8. garantir uma distribuição equitativa dos custos e benefícios das políticas de flexigurança e contribuir para políticas orçamentais sólidas e financeiramente sustentáveis.
A comunicação apresenta igualmente quatro "percursos" típicos para ajudar os Estados-Membros a desenvolverem as próprias estratégias de flexigurança adaptadas aos desafios nacionais. É evidente que não existe uma solução que sirva a todos, na medida em que as situações dos mercados laborais variam grandemente na UE. Em alguns países, por exemplo, os esforços podem incidir na busca de soluções no interior das empresas, enquanto que noutros a tónica pode recair nas transições entre empregos. Estes percursos foram concebidos com base nas experiências e nas políticas actuais e reais dos 27 Estados-Membros, as quais foram analisadas por um grupo de peritos sobre flexigurança e respectivo relator, Professor Ton Wilthagen.
Os diferentes elementos estratégicos abrangidos pela flexigurança e as suas componentes não são novos, como se pode ler nestes antecedentes. No entanto, as políticas de flexigurança apresentam um nova abordagem integrada na qual os variados elementos se reforçam mutuamente.
Os instrumentos financeiros comunitários para a coesão — e em especial o Fundo Social Europeu no período de programação 2007-2013 — podem contribuir de forma significativa para a vertente orçamental da flexigurança, através, por exemplo, da formação a nível da empresa, de programas de aprendizagem ao longo da vida ou da promoção do empreendedorismo.
Um recente inquérito Eurobarómetro (Outono de 2006) revelou que os cidadãos europeus compreendem e aceitam a necessidade de adaptação e mudança que caracteriza a flexigurança: 72% consideram que os contratos de trabalho devem ser mais flexíveis, de modo a possibilitar maior criação de emprego; 76% acreditam que o mesmo emprego para toda a vida é algo que pertence ao passado; e 88% partilham da opinião de que a aprendizagem ao longo da vida melhora as hipóteses de se encontrar um emprego rapidamente.
A flexigurança tem um lugar de destaque nas Orientações Integradas, que foram acordadas unanimemente pelos Estados-Membros e estão na base da aplicação da estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego, tanto a nível europeu como nacional. A flexigurança só pode ser coroada de êxito com o envolvimento de todas as partes interessadas. Neste período de debate, a Comissão exorta os Estados-Membros a trabalhar com os parceiros sociais, para que as respectivas abordagens de flexigurança sejam incluídas nos Programas Nacionais de Reformas, no âmbito da estratégia de Lisboa!
E agora, vamos conversar sobre o assunto?!
Quiosque do Mundo - 496
Fundado em 1957, o semanário Elet ès Irodalom (Vida e Cultura) é considerado liberal e de esquerda, onde poemas, notícias e críticas podem surgir a par de análises políticas e artigos de opinião...
quinta-feira, junho 28, 2007
Mais... SIMPLEX!
O Conselho de Ministros aprovou hoje um Decreto-Lei que altera profundamente o Código do Registo Civil e diversa legislação, regulando os casamentos civis sob forma religiosa, nas igrejas ou comunidades religiosas reconhecidas, que passam a produzir efeitos civis...
Integradas no programa SIMPLEX, estas medidas permitem que nos registos de óbito e de divórcio ou separação de pessoas e bens por mútuo consentimento, ou na sucessão hereditária, agregam-se diversos actos num único, evitando a necessidade de múltiplas deslocações...
Segundo o respectivo comunicado, foi ainda designado o Dr. Mário Soares como Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, foi aprovado o Quadro de Referência Estratégica Nacional, vários decretos-lei sobre segurança de barragens ou delimitação do regime hídrico, por exemplo, e uma série de resoluções sobre o Serviço Nacional de Saúde e os tectos de emissões de gases poluentes, entre outras matérias de interesse...
Quiosque do Mundo - 495
Criado em 2005 como um "espaço público europeu", o sítio Sign&Sight (Sinal e vista) publica artigos de autores do Velho Continente procurando fomentar o debate sobre temas contemporâneos...
quarta-feira, junho 27, 2007
Cenas... de volta!!!
A 3ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira “Cenas na Rua” aposta na inovação e diversidade artística com a apresentação de nove estreias de espectáculos teatrais e intervenções em espaço público...
De 1 a 15 de Julho, o programa prevê actuações de companhias, grupos e artistas, nacionais e estrangeiros, tais como Niño Costrini (Argentina), Tocá Rufar, Jashgawronsky Brothers, Pedro Tochas, O Bando/FIAR, Entretanto Teatro, Teatro Extremo, Al-Masrah, Teatro das Beiras, Guillame “Alatak”, ACTA e Orquestra do Algarve, CIRC PANIC (Espanha), Teatro ao Largo e, particularmente, da nova agremiação tavirense Armação do Artista. Inserida no Festival, que marca o arranque do VERãO EM TAVIRA, Ana Borges realizará uma oficina coreográfica sobre “Dança e Arquitectura” de 16 a 22 de Julho..
O caloroso acolhimento do público nas edições anteriores, faz crescer as expectativas para esta edição do Festival “Cenas na Rua”, um acontecimento para todos os públicos e todas as idades. Mesmo para os mais ortodoxos...
Uma boa notícia...
Há decisões que pela sua natureza não costumam transformar-se em notícia. Vamos ver quantos jornais, rádios ou televisões de âmbito nacional vão dedicar alguns segundos a esta matéria. Querem fazer apostas?!
No caso em apreço, não houve quem não noticiasse os argumentos da "acusação" que agora foram arquivados pelo Ministério Público. Consequentemente, houve que aproveitasse politicamente os "factos", colocando em causa o bom nome dos afectados. Será que alguém vai pedir desculpas?! Procuram-se respostas, meus senhores!
Quiosque do Mundo - 494
Fundado em 2000 pela editora Sihem ben Sedrine, o mensário tunisino Kalima (Palavra) é um generalista bílingue (francês e árabe) produzido por dissidentes que só pode ser adquirido na clandestinidade...
terça-feira, junho 26, 2007
Quiosque do Mundo - 493
Considerado uma referência nos tempos actuais, o diário económico Les Échos foi fundado em 1908 com o nome Les Échos de L'Exportation para assegurar a comunicação no seio da empresa familiar Schreiber-Aronson...
segunda-feira, junho 25, 2007
Quiosque do Mundo - 492
Fundado em 1977, sede em Miami e com 95 mil exemplares de tiragem, o diário El Nuevo Herald é uma referência para a comunidade latino-americana, cobrindo a actualidade da América Latina e da Espanha...
domingo, junho 24, 2007
Quiosque do Mundo - 491
«Compreender melhor para melhor agir» é o lema da revista trimestral Enjeux Internacionaux lançada em 2003 e cujo corpo redactorial é composto por jornalistas e universitários progressistas...
sábado, junho 23, 2007
Quiosque do Mundo - 490
Fundado em 1976, o diário Al-Qabas é o primeiro título independente da Cidade do Kuwait, representando os círculos de negócios com uma abordagem pan-árabe...
sexta-feira, junho 22, 2007
Baixa de Tavira com imagem DCB
A empresa DCB - design, comunicação & branding ganhou o concurso para a criação da imagem da Associação para o Desenvolvimento da Baixa de Tavira...
A nova associação é formada pelo Município e pela ACRAL e foi criada para promover e modernizar os estabelecimentos comerciais da baixa da cidade e melhorar os espaços públicos. Pela sua parte, a DCB é fornecedora habitual da Região de Turismo do Algarve e de inúmeras autarquias e empresas da região, está instalada no CACE de Loulé e comemorou recentemente dois anos actividades... e de boas ideias!
Quiosque do Mundo - 489
Fundado em 1924 e com mais de um milhão de exemplares de tiragem, o diário Hindustan Times é considerado o mais popular em Nova Deli, essencialmente devido à sua sobriedade...
quinta-feira, junho 21, 2007
Voltar ao ar(REN)damento...
O Conselho de Ministros criou a Iniciativa Porta 65 para promover um mercado de arrendamento habitacional mais dinâmico, através do apoio à gestão de um parque habitacional, público ou privado, destinado a arrendamento com vocação social, do estímulo a novas soluções de gestão da oferta e da procura que favoreçam a mobilidade residencial, e da criação de instrumentos de incentivo ao arrendamento...
Segundo o comunicado, as principais instrumentos desta estratégia são a Porta 65 – Jovem, a Porta 65 – Bolsa de Habitação & Mobilidades, a Porta 65 – Gestão e Proximidade e a Porta 65 – Residência apoiada, para promoção, por entidades assistenciais, de arrendamento em residências colectivas para grupos com necessidades específicas ou temporárias, tais como pessoas sem abrigo, idosos ou imigrantes.
Numa reunião que vai ficar marca mediaticamente pela aprovação das condições de privatização da REN - Rede Energéticas Nacionais, foi aprovada uma resolução que altera o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Burgau-Vilamoura, com o objectivo de actualizar e proceder à adaptação do conteúdo deste POOC aos princípios e directrizes estabelecidos no Plano Regional de Ordenamento do Território para o Algarve(PROT-Algarve). Faz-se caminho, assim...
Qualidade de vida em Portugal
Lisboa foi considerada uma das cidades portuguesas com pior qualidade de vida num inquérito realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco)...
Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança e Viana do Castelo são as cidades portuguesas onde há mais qualidade de vida, enquanto Santarém, Faro, Porto, Lisboa e Setúbal surgem nos últimos lugares.
Emprego, segurança e combate ao crime, acesso a cuidados de saúde e habitação foram os factores com maior peso para determinar a satisfação dos 2170 inquiridos com as cidades em que vivem. A lista de critérios para esta avaliação efectuada entre Outubro e Novembro de 2006 incluiu ainda aspectos como mobilidade e transportes, ambiente e poluição, educação, cultura, lazer e desporto e comércio e serviços.
Lisboa destacou-se pela negativa na avaliação de critérios como a qualidade das habitações, a segurança e combate ao crime, a transparência da autarquia e sua resposta às necessidades dos munícipes e o trânsito...
Apesar de mal colocada em termos gerais, Faro não se destacou em nenhum capítulo especial negativa ou positivamente, situando-se a meio da tabela nos diversos critérios. Assim, é possível concluir que qualquer intervenção significativa pode ser considerada relevante pelos seus habitantes...
Apesar deste inquérito ser reservado às capitais de distrito, recorde-se que Tavira acabou empatada com Faro noutro estudo de âmbito nacional, não havendo razões para grandes satisfações!
Quiosque do Mundo - 488
Incómodo para as autoridades e com mais de trinta mil exemplares de tiragem, o diário independente El Periódico da Cidade da Guatemala já teve alguns dissabores ao longo do seu historial...
quarta-feira, junho 20, 2007
Contra a corrupção, marchar, marchar...
Tendo em consideração este post do José Mateus no 1001 Olhares, a iminência das eleições intercalares em Lisboa e e a eterna suspeição sobre todo e qualquer autarca, recomendo-vos a leitura atenta da Cartilha de Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil!
Como diz o povo na sua infinita sabedoria, mais vale prevenir do que remediar. Para seguir as aulas do cursinho online, visite os nossos vizinhos do VILAQUISTÃO!
Live Earth em LX
Sérgio Godinho, Mariza, Rui Veloso, Xutos & Pontapés e Vivianne são alguns dos artistas que se associaram à iniciativa mundial Live Earth, a decorrer no dia 7 de Julho, entre outros nomes da lusofonia que vão actuar no Pavilhão Atlântico...
Para quem está preocupado com o futuro, com a emissão de gases poluentes, com degradação do ambiente, este é o concerto que conta!
Quiosque do Mundo - 487
Nascido em 1936 com o objectivo de "fazer da América Central uma grande aldeia", o jornal salvadorenho EL Diário de Hoy tira quase cem mil exemplares e apoia a extrema-direita...
terça-feira, junho 19, 2007
Macário promovido?
Tudo indica que Marques Mendes poderá promover Macário Correia à vice-presidência do PSD no Conselho Nacional do próximo dia 22 de Junho...
As nossas fontes sustentam que José Amaral Lopes (ex-secretário de Estado da Cultura de Pedro Santana Lopes e visita frequente de Tavira...) pode também passar a integrar a Direcção Nacional de Marques Mendes.
Recorde-se que Macário Correia era o único autarca que se manteve naquele órgão após as Autárquicas de 2005 e continua a ser uma opção válida para diversos cenários futuros. Agora, tudo será possível...
Para que não se queixem...
Para que ninguém diga que somos parciais, recomendo-vos hoje dois blogues ligados ao PSD, dinamizados por João Amado (médico e vereador na CM de Portimão) e pela JSD de Tavira, que mudou de residência há uns tempos e não avisou...
Quiosque do Mundo - 486
O primeiro diário em galego nasceu em 1994 com o título "O Correio Galego" e mudou para Galicia Hoxe em 2003. Notícias dos nossos vizinhos de cima...
segunda-feira, junho 18, 2007
O pecado da gula
Não encomendei este texto, nem me responsabilizo por eventuais consequências. Porém, a Guidinha está cheia de razão... e o S. João a chegar!
Andebol algarvio com nota positiva
No mesmo dia em que a selecção nacional foi afastada do Euro'2008, a equipa de infantis masculinos do Lagoa Atlético Clube (LAC) terminou a fase final do Campeonato Nacional de Andebol da sua categoria em 4º lugar, empatando com o campeão nacional na derradeira partida...
Pela sua parte, a selecção regional de iniciados venceu o Algarve-Andaluzia no sábado e, recentemente, a equipa feminina do Clube de Vela de Tavira viu-se afastada da fase final do Nacional no último jogo da Zona Sul. Notas positivas, demonstrando que a aposta da Associação de Andebol do Algarve nas escolas e nos escalões de formação dos clubes começa a dar frutos!!!
Pela sua parte, a selecção regional de iniciados venceu o Algarve-Andaluzia no sábado e, recentemente, a equipa feminina do Clube de Vela de Tavira viu-se afastada da fase final do Nacional no último jogo da Zona Sul. Notas positivas, demonstrando que a aposta da Associação de Andebol do Algarve nas escolas e nos escalões de formação dos clubes começa a dar frutos!!!
Quiosque do Mundo - 485
Concluímos hoje a nossa mini-digressão pelos periódicos do Império do Meio, propondo-vos uma visita ao quinzenário da Bolsa de Beijing, denominado Caijing é considerado uma lufada de ar fresco...
domingo, junho 17, 2007
Para seguir...
Acabou-se o magazine dos Gatos, o Hérman para lá caminha e o Contra vai de férias, mas a saga das Produções Fictícias continua aqui!
Bons sinais...
A direcção da Associação Nacional de Municípios Portugueses terminou este sábado o seu congresso, que decorreu nos Açores, mandatada para continuar a negociar com o Governo a transferência de competências na educação, saúde, acção social, ambiente e ordenamento do território...
Pela sua parte, o secretário de Estado da Administração Local congratulou-se com aquela decisão, demonstrando que há espaço para reduzir o peso do Estado central e desenvolver as actividades das autarquias locais, contribuindo para o aprofundamento do princípio da subsidariedade!
«Isto não envolve o crescimento da despesa pública, envolve sim a confiança que temos que uma gestão de proximidade nestas áreas garante uma melhor qualidade de serviços às populações», concluiu.
A posição dos autarcas portugueses foi aprovada por maioria, tendo o documento merecido a abstenção dos autarcas da CDU, depois de terem visto rejeitadas por maioria as propostas de alteração que apresentaram no domínio da acção social, saúde e educação. Ainda há caminho a percorrer...
Quiosque do Mundo - 484
Com periodicidade semanal e 1,5 milhões de exemplares de tiragem, a revista de investigação Nanfang Zhumo derrubou quadros corruptos e denunciou escândalos...
sábado, junho 16, 2007
É tão óbvio!
Já disse isto no Fórum TSF e houve quem não gostasse de ouvir. Já agora, quem não serve para ouvir, serve para alguma coisa?!
Sensibilidade e bom senso... serrenho!
Já está nas bancas o trabalho mais recente da escritora algarvia Solange Tavares, intitulado “Contos breves e outros afectos” e editado pela Multinova...
Trata-se de um livro de contos, onde a sensibilidade sublime da autora “leva-nos para os nossos próprios caminhos, ao encontro das nossas memórias, dos nossos afectos”, como o Albino Martins fez questão de sublinhar no 1001 Olhares...
Maria Solange Estevens Tavares, nasceu no interior da serra algarvia, na aldeia de Cachopo, concelho de Tavira, no ano de 1947. Estudou em Faro, onde fez o sétimo ano do Liceu. Desses anos foram particularmente marcantes o 6.º e o 7.º, já no Liceu Nacional de Faro, onde teve por professor de literatura o Dr. Joaquim Magalhães, a quem mais que uma geração deve o gosto da descoberta do prazer da leitura. Seguiu estudos em Lisboa, no Instituto Superior de Línguas e Administração. Trabalhou em Bruxelas na Comunidade que esteve na origem da União Europeia. Regressada a Lisboa, concluiu o curso de História, na Universidade Clássica de Lisboa, que entretanto interrompera.
Tem vários artigos publicados em jornais diversos, tendo colaborado mais assiduamente com o Jornal do Algarve. Presentemente é docente. É casada e tem dois filhos. A descobrir!
Quiosque do Mundo - 483
Criado em 1984 e com quatro edições por semana, o jornal governamental Zhonggguo Huanjing Bao divulga as políticas de protecção do ambiente chinesas...
sexta-feira, junho 15, 2007
Reformas e... mais reformas!
Imparável no seu ímpeto reformista, o Conselho de Ministros concluiu hoje a sua parte do procedimento legislativo para concretizar as reformas da Administração Pública, do Ensino Superior, dos sistema de gestão do território e de licenciamento e do modelo de gestão e financiamento do sector rodoviário...
Poupando energias para a presidência da União Europeia, o Governo aprovou ainda outros diplomas em matéria de gestão do Quadro de Referência Estratégico Nacional e em matéria de educação, conforme pode ser conferido no comunicado...
Estamos em saldos?!
Apesar da subida incessante das taxas de juro, quem procura casa no Sotavento Algarvio depara-se com um mercado com preços altos, voltado essencialmente para a procura externa e para o turismo residencial...
A multiplicação das agências imobiliárias em Tavira, a sua presença na Internet e o anúncio da implantação de mais algumas no futuro próximo podem ser compreendidas com a leitura deste artido do diário britânico Telegraph, onde a cidade é apresentada como um tesouro por descobrir!
É para ficarmos orgulhosos, mas a coisa pode correr mal...
Quiosque do Mundo - 482
Criado em 2002, o diário Di Yi Caijing Ribao (Primeiro Diário Financeiro) assegura a cobertura do universo dos negócios no Império do Meio...
quinta-feira, junho 14, 2007
Para que não restem quaisquer dúvidas... (2)
A localização do novo Aeroporto de Lisboa, com todas as suas consequências para o País, merece uma atenção especial e estudo demorado, nem que seja para que não restem quaisquer dúvidas...
Mão amiga fez chegar-nos algumas ligações que podem ser úteis para quem esteja interessado neste processo, nomeadamente as apresentações efectuadas no colóquio de 11 de Junho na Assembleia da República, os estudos efectuados pelo Estado Português, o contributo da CIP, apontando Alcochete como possivel solução, ou a opinião do consultor internacional Jack Soifer, onde expressa algumas reticências sobre a OTA...
Aguardamos os vossos comentários!
Quiosque do Mundo - 481
Com edição em Beijing e 586 mil exemplares diários de tiragem, o Zhongguo Qingnian Bao (Jornal da Juventude Chinesa) é o órgão oficial do Movimento da Liga da Juventude...
NOTA - Nos próximos dias, vamos estar especialmente atentos aos jornais e revistas que vão surgindo numa das economias mais potentes do planeta e que... ainda nos vai pregar um susto!!!
quarta-feira, junho 13, 2007
Quiosque do Mundo - 480
Com periodicidade mensal e dez mil exemplares de tiragem, a revista Himal SouthAsian é o único periódico generalista sobre o Sul da Ásia, dispondo de uma boa rede de correspondentes e afirmando-se pelo rigôr e seriedade...
terça-feira, junho 12, 2007
Tavira fora da Volta?!
Mais uma vez, a cidade de Tavira e o Sotavento Algarvio vão ficar de fora do percurso da Volta a Portugal em Bicicleta que, pela segunda vez consecutiva, vai sair de Portimão...
A crer no percurso divulgado em primeira mão pelo sítio Ciclismo Digital, a 69ª edição da Volta a Portugal inicia-se com um contra-relógio no dia 4 de Agosto, regressa à Torre no dia 14, terminando no dia seguinte em Viseu, cidade que voltará a receber o derradeiro contra-relógio tal como na edição de 2005.
Lá teremos que ir ver o pelotão passar no Barranco do Velho mais uma vez!!!
Para que não restem quaisquer dúvidas...
A discussão em torno da localização do novo Aeroporto de Lisboa eterniza-se, correndo-se o risco de acabar tarde demais para as necessidades do tráfego aéreo e do País...
Independentemente das opções políticas de cada um, este é o principal investimento do século e qualquer Governo gostaria de ficar associado ao arranque e á conclusão da obra. Mais, esta é uma decisão que não deixará de acarretar consequências no desenvolvimento da zona escolhida, positivas na maioria e negativas algumas...
Afastadas algumas localizações de díficil rentabilização e com impactes negativos relevantes em termos ambientais (FAIAS, POCEIRÃO e RIO FRIO, pois parece que há vida no deserto!), com o Governo a inclinar-se para a opção OTA, há agora quem apresente ALCOCHETE como a mais correcta e, no meio do caldeirão eleitoral de Lisboa, quem teime em manter a PORTELA em funcionamento, criando outra infraestrutura complementar...
Sabendo-se que os terrenos da PORTELA constituem uma apetecível bolsa de potenciais lotes habitacionais, de comércio e serviços bem localizada e com condições únicas de acessibilidades, embora também haja quem defenda um segundo "pulmão" verde para Lisboa, parece-nos que esta hipótese está praticamente de lado, justiticando-se a sua menção apenas por razões eleitoralistas...
Assim, resta a OTA e ALCOCHETE, não é?! Então, estudem-se as duas de forma racional e sem mais perdas de tempo! Escolha-se a melhor e acabe-se a discussão!
Quiosque do Mundo - 479
Com o objecto de "abrir a Suiça italiana ao Mundo", com sede em Lausanne e mais de 50 mil exemplares de tiragem, o semanário L'Hébdo apresenta-se arejado e incisivo...
segunda-feira, junho 11, 2007
Mais debates?!
O ex-presidente da República Jorge Sampaio defendeu hoje a descentralização como forma de diminuir as assimetrias territoriais no país, mas fez depender um novo referendo de um profundo e esclarecedor debate em torno da questão...
Segundo a Agência LUSA, Jorge Sampaio sublinhou as dificuldades da concretização do preceito constitucional da regionalização administrativa, defendendo a continuação do debate e a melhor racionalização dos fundos comunitários, aprofundando as diversas formas de descentralização existentes...
Aliás, um debate que esteve sempre subjacente no Fórum Autárquico Nacional do Partido Socialista, realizado neste fim de semana em Portimão, embora as resistências à transferência de mais competências ainda seja evidentes... talvez por falta de diálogo, não será?!
Quiosque do Mundo - 478
Exemplo prático do denominado "jornalismo de cidadão", o sítio Asia Sentinel está aberto á colaboração de jornalistas e cidadãos, solicitando-lhes apenas clareza, brevidade e exactidão...
domingo, junho 10, 2007
Quiosque do Mundo - 477
No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas apresento e recomendo-vos a leitura da revista Atlântica, produzida em Portimão pelo ICIA...
Com periodicidade semestral e dirigida por João Ventura (ex-delegado regional do Ministério da Cultura), "a aposta numa revista de natureza multidisciplinar sobre a experiência cultural ibero-americana constitui um desafio ético aberto à participação daqueles que acreditam que a cultura, para além de factor de identidade dos povos, é, ainda, vector de aproximação intercultural, na circunstância, entre as duas margens atlânticas". Afinal, o português é língua oficial em oito Estados!
sábado, junho 09, 2007
Quiosque do Mundo - 476
Em português e francês, o LusoJornal é o mensário gratuito dos portugueses da Bélgica, apresenta informação de proximidade e está disponível nos principais pontos de passagem dos Portugueses...
sexta-feira, junho 08, 2007
Quiosque do Mundo - 475
Publicada em Zurique, com uma tiragem semanal de 20 mil exemplares, a revista Die Wochenzeitung diz-se pluralista e de esquerda, privilegiando os temas da cultura, sociedade e política externa...
quinta-feira, junho 07, 2007
Promovido e agraciado...
Na mesma semana em que ascende à vice-presidência do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o médico algarvio e presidente da câmara municipal de Alcoutim, Francisco Augusto Caimoto Amaral, é agraciado pelo Presidente da República com o título de Comendador da Ordem do Mérito, a ser entregue nas Comemorações do Dia de Portugal. PARABÉNS!
Quiosque do Mundo - 474
No dia em que os "grandes" deste Mundo discutem a redução das emissões de gases poluentes, recomendo-vos a leitura da revista trimestral Orion Magazine, considerada desde 1984 o porta-voz literário, artístico e filosófico dos ecologistas americanos...
Faltam 30 dias...
No dia 7 de Julho de 2007, em nove cidades do planeta mais de setenta artistas e grupos musicais participam num concerto com 24 horas de duração para mobilizar as gentes para a mudança climática...
Está tudo aqui. Marca já na tua agenda!
Está tudo aqui. Marca já na tua agenda!
PS - Será o lançamento da candidatura de Al Gore?! A Terra agradecia!
quarta-feira, junho 06, 2007
Comprar casa mais fácil e... mais caro!
O Conselho de Ministros aprovou a criação de um procedimento especial de transmissão, oneração e registo de imóveis denominado «Casa Pronta», visando eliminar formalidades e realizar todas as operações num único balcão, concretizando uma medida do Programa Simplex...
Segundo o Governo, quem hoje pretende comprar uma casa a crédito gasta em média 947,83 euros mais Impostos, desta forma pagará apenas 650 euros mais Impostos, uma redução de 31,4%. Melhor, com recurso a Conta Poupança-habitação, os custos ficam em 450 euros mais Impostos. Por outro lado, sem recurso ao crédito, os custos actuais de 557,18 euros mais Impostos, baixam para 350 euros mais impostos, um desconto de 37,2%, ou, com recurso a uma Conta Poupança-habitação, os custos descem para 230 euros mais Impostos. Parece bom, não?! Pena é, que os juros não parem de subir!
Na reunião do Conselho de Ministros, também foram aprovados os planos nacionais para a Igualdade – Cidadania e Género (2007-2010), contra a Violência Doméstica e contra o Tráfico de Seres Humanos (2007-2010), para além de outras disposições relativas ao exercício da actividade sindical na Administração Pública ou à utilização de telemóveis (?!) durante a Presidência da União Europeia...
Quem quiser saber mais, antes aqui, do que noutro lado... daqui a alguns dias!!!
Quiosque do Mundo - 473
Feito com meios modestos desde 2001, o diário russo Vremia Novostieï (Tempo das Notícias) dá conta do essencial da actualidade...
terça-feira, junho 05, 2007
O Algarve no contexto da 2.ª Guerra Mundial
Ocupados com a velocidade furiosa dos tempos de hoje, vamos deixando cair episódios do passado recente no limbo do esquecimento, desconhecendo pormenores interessantes e contributos determinantes para o mundo que vivemos...
Em Julho, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro vai organizar um curso livre de História Contemporânea denominado “O Algarve no contexto da 2.ª Guerra Mundial”, o qual pretende contribuir para aprofundar os conhecimentos sobre as diversas repercussões do conflito ocorrido entre 1939 e 1945 na região algarvia e os reflexos na sociedade da época, nomeadamente aos níveis social, económico, mental, cultural e político – aspectos cujo estudo ao nível da realidade algarvia se encontra ainda em estado algo embrionário e que, também por isso, urge estimular e dinamizar.
Os dez oradores convidados para este curso livre são reconhecidos especialistas em diversos quadrantes da História Contemporânea, nomeadamente o Professor Doutor António Costa Pinto, o Professor Doutor António Ventura, o Mestre João Madeira, a Prof.ª Doutora Irene Flunser Pimentel, o Mestre Joaquim Vieira Rodrigues, a Mestre Maria João Raminhos Duarte, o jornalista Carlos Guerreiro, o Dr. José Augusto Rodrigues, o Prof. Doutor José Carlos Vilhena Mesquita e o Eng. Luís Guerreiro...
Quiosque do Mundo - 472
Considerado apolítico, o diário Kaleva aproveita o desenvolvimento de Oulu (sexta cidade finlandesa) nos domínios tecnológicos para ganhar influência junto dos leitores...
segunda-feira, junho 04, 2007
Um dia destes...
"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!
Quiosque do Mundo - 471
Fundada em 1995 por dissidentes do Kommersant, com uma tiragem semanal de 90 mil exemplares, a revista Expert cobre economia, finanças, ciência, negócios e política...
domingo, junho 03, 2007
David Blanco & Cia.
Após a vitória na Rota dos Móveis, David Blanco voltou a mostrar as suas credenciais, dominando a 2ª Volta ao Sotavento Algarvio, embora já comecem a aparecer as demais "estrelinhas" da equipa...
O percurso da derradeira etapa, entre Altura e Vila Real de Santo António, que contou com 166 kms, foi discutido ao sprint, com Manuel Cardoso (Riberalves Boavista) a conquistar a etapa, mas foi David Blanco quem ganhou a Volta.
David Blanco chegaria em 12ª posição à linha da meta e manteve a vantagem suficiente para levar a melhor sobre os seus adversários e voltar vestir a amarela, depois do segundo lugar na 2ª etapa no Alto do Bemparece e da vitória no contra-relógio de Alcoutim, fazendo um tempo geral de 11:08:05h, ficando Cândido Barbosa (Liberty Seguros) em 2º lugar, a 01m e 31s.
No final, David Blanco elogiou o excelente trabalho dos colegas de equipa que estiveram sempre no comando do pelotão e que ajudaram a alcançar a vitória final. O galego da DUJA / Tavira vai agora passar por um período de descanso, a fim de preparar a Volta a Portugal...
O percurso da derradeira etapa, entre Altura e Vila Real de Santo António, que contou com 166 kms, foi discutido ao sprint, com Manuel Cardoso (Riberalves Boavista) a conquistar a etapa, mas foi David Blanco quem ganhou a Volta.
David Blanco chegaria em 12ª posição à linha da meta e manteve a vantagem suficiente para levar a melhor sobre os seus adversários e voltar vestir a amarela, depois do segundo lugar na 2ª etapa no Alto do Bemparece e da vitória no contra-relógio de Alcoutim, fazendo um tempo geral de 11:08:05h, ficando Cândido Barbosa (Liberty Seguros) em 2º lugar, a 01m e 31s.
No final, David Blanco elogiou o excelente trabalho dos colegas de equipa que estiveram sempre no comando do pelotão e que ajudaram a alcançar a vitória final. O galego da DUJA / Tavira vai agora passar por um período de descanso, a fim de preparar a Volta a Portugal...
Quiosque do Mundo - 470
Considerado o jornal mais sério do Estado do Colorado, The Denver Post tira mais de 340 mil exemplares diários...
sábado, junho 02, 2007
A Europa vai chegar...
Falta menos de um mês para arrancar a Presidência Portuguesa da União Europeia, para todos se esquecerem das gaffes dos ministros, das agruras do desemprego e do aumento do custo de vida. Durante seis meses, vamos ser os maiores...
Quiosque do Mundo - 469
Nascido em 1996 como mensário, a Carta tornou-se semanário em 2001 e é considerado o "irmão" do comunista Il Manifesto, sendo propriedade de uma cooperativa que pugna pelos ideais anti-globalização...
sexta-feira, junho 01, 2007
Temos Mulher!
O Conselho de Ministros de 1 de Junho aprovou um Decreto-Lei que introduz mais transparência e mais concorrência no mercado da energia, bem como um melhor funcionamento do mercado interno e do MIBEL...
Nomeadamente, segundo o comunicado, clarifica-se o regime de atribuição de licenças de produção dos produtores abrangidos pela cessação antecipada dos Contratos de Aquisição de Energia e estabelece-se um novo regime relativo à aquisição de energia eléctrica pelo comercializador de último recurso (EDP Serviço Universal - fornecedor de energia eléctrica a clientes regulados), o qual vem aumentar a concorrência no sector da electricidade, com reflexos na redução de custos e tarifas da energia para os cidadãos.
Na mesma reunião foi aprovada uma resolução que vem exonerar, a seu pedido, o Governador Civil de Faro Dr. António Ventura Pina e nomear, em sua substituição, a Dr.ª Isilda Maria Prazeres dos Santos Varges Gomes. Temos Mulher!
Sua Kay em Tavira?!
Depois do anúncio e das polémicas iniciais, o novo espaço comercial em Tavira começa a ganhar forma. O arquitecto consagrado Sua Kay, professor convidado da Universidade Técnica de Lisboa, assina o projecto...
Considerado um expoente da sua geração, o arquitecto Mário Carlos Sua Kay nasceu em São Lourenço (Moçambique) em 1952, e começou o seu percurso em Inglaterra mas é em Portugal que gosta de exercer a sua profissão, lamentando no entanto que seja um país onde há medo de arriscar. Para fugir à regra, assinou projectos inovadores como o Centro Comercial DOLCEVITA de Coimbra, galardoado com vários prémios internacionais (foto de cima), a Fábrica de Produção de Semicondutores da Siemens (Vila do Conde) ou da Praça das Portagens da Auto-Estrada do Algarve...
Promovido pela Martifer, o novo complexo tem cerca de 40 mil metros quadrados (m2), uma área comercial de 3.400 m2 com um hipermercado, 2.200 m2 de restaurantes e snacks, zona de lazer com 4 salas de cinema e 1.900 m2 de esplanadas sobre a Ria Formosa, para além de 1.050 lugares de estacionamentos, integrando-se na zona norte da cidade, junto do complexo desportivo municipal e com acessos fáceis à EN 125 pela rotunda de Vale Caranguejo (na foto). Não acham bem?!
Mozart vs Salieri
Lembramos que estreia HOJE em Faro “O Empresário”, uma ópera de Mozart, no Teatro das Figuras, pelas 22 horas, pela primeira vez com versão em língua portuguesa...
Esta obra, estreada originalmente em 1786, é resultado directo do conhecido conflito que opunha Mozart a Salieri: este pugnava pela defesa do modelo de ópera seria italiana, enquanto Mozart defendia um novo modelo, mais próximo dos públicos a que a obra se destinava.
“O Empresário” é uma co-produção ACTA / Orquestra do Algarve; a dramaturgia e a encenação são de Paulo Matos e a direcção musical de Osvaldo Ferreira. Carla Caramujo (soprano), Lara Martins (soprano) e Fernando Guimarães (tenor), são as cantoras e o cantor convidados. Hoje em Faro, amanhã no Algarve...
Hoje, perto de si...
Em toda a Europa, o individualismo, o retraimento e o isolamento ganham terreno. Há muita gente consciente que algo tem de mudar!
Convidar os vizinhos para beber um copo ou partilhar uma refeição pode não resolver os problemas sociais, mas este simples gesto pode ser um princípio. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas que aprenderam a conhecer-se...
Oficialmente, a Festa dos Vizinhos tem lugar na última terça-feira do mês de Maio. É uma grande oportunidade paras as cidades e as associações de habitação social mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização. De seguida, caberá a cada cidadão organizar a sua própria festa, participando activamente.
A festa europeia dos vizinhos também oferece a possibilidade de reforçar os laços entre as cidades europeias, como geminações, ou através da nossa rede de parceiros. Na verdade, as trocas entre cidadãos europeus permite às cidades e associações de habitação social partilharem as suas experiência e boas praticas no que diz respeito à solidariedade entre vizinhos. Proporcional um sentimento de pertença comum e permite forjar uma identidade europeia baseada no convívio e na solidariedade. Na proximidade...
PS - O dia já passou, mas a festa continua. Hoje, na Praceta das Bernardas, o Santo António e o São João chegam mais cedo...
Quiosque do Mundo - 468
Considerado o mais espectacular dos tablóides polacos, o diário Super Express foi fundado em 1991 e sempre conseguiu manter níveis elevados de vendas, atingindo 700 mil exemplares ao fim-de-semana...
Subscrever:
Mensagens (Atom)