sexta-feira, janeiro 12, 2007

As melhores cidades portuguesas para viver em 2007


Num estudo realizado e publicado pela revista ÚNICA do jornal EXPRESSO a 50 cidades portuguesas, incluindo 18 capitais de distrito, Tavira foi classificada no 20º lugar, com 1080 pontos, entre as melhores cidades portuguesas para se viver em 2007...

Num conjunto de vinte critérios, Tavira obteve apenas o 1º lugar num dos itens estudados, a saber, no capítulo da Qualidade dos Espaços Públicos (70 pontos em 100). Por outro lado são preocupantes as classificações noutras vertentes, salvaguardando-se que tal análise foi elaborada apenas sobre a cidade, e não no seu concelho: Espaços Verdes e Equipamentos Desportivos (ambos com 35), Capacidade de Atracção Estudantil (40) e Comércio (45).

No contexto do Algarve, foram incluídas no estudo as cidades de Lagos (19.º com 1095 pontos em 2000 possíveis), Faro (empatada com Tavira), Vila Real de Santo António (34.º lugar com 1000 pontos), Silves (39.º lugar com 975 pontos) e Portimão (47.º lugar com 845 pontos) na cauda da tabela...

Numa perspectiva de desenvolvimento sustentado, os nossos autarcas e especialistas em planeamento urbano tem muito por onde pegar, aproveitando as oportunidades de melhoria proporcionadas pelo estudo, e direccionarem os próximos orçamentos municipais para os sectores mais carenciados. Se estivesse no seu lugar, não desdenhava este brinde do Expresso!

Nota - Gostava de disponibilizar aqui os dados completos do estudo, até para que se percebesse bem a enormidade da injustiça feita à cidade de Portimão - onze critérios negativos, mas os acessos das peças do Expresso e da Única estão reservados a assinantes!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Os senhores do Expresso não foram imparciais como seria desejável num jornal de referência. Será que poderiam explicar melhor os critérios e metodologia utilizada na atribuição das pontuações?!
Por exemplo, quem conhece razoavelmente o Algarve, sabe muito bem que a cidade de Portimão oferece melhor qualidade de vida do que Faro, não se compreendendo certas classificações, principalmente se formos a comparar as duas cidades critério a critério.
Por outro lado, percebe-se que em Portimão há um projecto de cidade em plena evolução, enquanto que a capital do Algarve corre mesmo o risco de perder o título, senão o perdeu já no domínio económico!