quarta-feira, janeiro 03, 2007

Isto é um percurso turístico?





"Junto ao terminal rodoviário de Tavira há a indicação de um caminho para o centro histórico da cidade, atravessando a Travessa dos Pelames. Estas tabuletas, destinadas a turistas, indicam a passagem para o Castelo, Igreja de Santa Maria e Palácio da Galeria, em português e inglês. A situação torna-se anormal quando constatamos que o trajecto sugerido está num estado muito pouco digno.

Esse percurso turístico (?) é qualquer coisa de inenarrável. Se alguém entrar por essa "travessa", certamente que ficará com uma péssima imagem da cidade e daquilo que oferecemos aos turistas. No princípio do percurso, encontra-se uma calçada com piso incerto que dá lugar a um caminho de terra, com buracos e ervas, num percurso íngreme, onde um resto de muralha convive com muros caídos e paredes cheias de graffiti. A meio do percurso, entre o "mau estado do piso" atrás descrito, há uma segunda sinalização (placas modernas) a indicar o centro histórico da cidade e uma placa toponímica (em painel de azulejos) da Travessa dos Pelames.

Por fim, depois desta "odisseia", quando a "Travessa" desemboca na Calçada D. Ana, deixa de haver qualquer sinal do sentido a seguir. (...)"


O caso descrito ontem no Público, segundo o autor do texto, é "um exemplo do que é maltratar o turismo". Mais, ainda questiona "qual é a razão de se colocar aquela sinalização, naqueles locais, assinalando um caminho tão pouco adequado?" Pois!!!

3 comentários:

luz ao sul disse...


Para além da publicação deste caso no «Público», também o «Correio da Manhã» (3 de Janeiro, página 18) lhe fez uma referência incluindo uma foto e o texto “Falta de limpeza – O município de Tavira mandou instalar placas toponímicas em vários locais, como aconteceu na Travessa dos Pelames. Mas não seria possível fazer o trabalho completo? Urge limpar as ervas e os ‘graffitis’”.
No dia 5 de Outubro, foi a vez do jornal «Tal&Qual» (página 27) referir “Tavira – Cidade de turismo? – Zona de excelência do turismo em Portugal, o Algarve é um dos destinos mais procurado pelos estrangeiros que visitam o país. Tavira é, nesse aspecto, ponto de visita obrigatória, seja pelo deleite nas praias – ou na ilha -, seja para os percursos históricos que a cidade oferece. Mas há locais onde o património cultural parece não fazer parte das prioridades de quem tem a responsabilidade de o perpetuar no tempo. Tal como se pode ver na foto que o nosso leitor Luis Fernandes nos enviou. A Travessa dos Pelames, cujo percurso o leitor apelida de “odisseia”, está visivelmente degradada e abandonada.” (assinado por A.R.), ao lado de uma foto (de minha autoria) que mostra as placas e as paredes cheias de “graffitis”.
Luis Fernandes

Unknown disse...

Como estudante de Patrimonio Cultural da Universidade do Algarve, e cidadao de tavira, sinto me indignado com esta situação, ate pk tavira tem o melhor departamento de reabilitação do patrimonio cultural do algarve para muitos dos especialistas da mat´ria!!!

Anónimo disse...

Será caso para dizer que no melhor pano cai a nódoa?!
Ou será que, entre tantos doutores, engenheiros e funcionários da Câmara, não há ninguém que tome uma decisão?! Ou que limpe a rua e pinte as paredes, já agora...