sábado, julho 08, 2006

Lagos com mais mulheres na gestão municipal


Lagos é o primeiro município português a adoptar a Carta Europeia da Igualdade de Mulheres e Homens na Vida Local, que visa promover uma participação mais activa das mulheres na gestão urbana...

Esta deliberação foi ratificada pela
Assembleia Municipal de Lagos, considerado um instrumento para a elaboração de uma nova cultura comum partilhada na vida local, com a finalidade de promover a entrada das mulheres em todas as instâncias e em todos os níveis de debate e decisão.

Apresentado no último dia dos trabalhos dos
XXIII Estados-Gerais do Conselho de Municípios e Regiões da Europa (CCRE), em Maio, em Innsbruck (Áustria), o documento convida as colectividades locais a fazer uso dos seus poderes e parcerias em prol de uma maior igualdade para todos.

Elaborada pelo CCRE e seus parceiros, a Carta Europeia da Igualdade de Mulheres e Homens na Vida Local aponta como objectivos a "promoção de uma sociedade mais emancipada, livre de estereótipos constrangedores que travam toda a evolução favorável às mulheres em matéria de planeamento e serviços urbanos habitacionais, de segurança e de mobilidade".

Destaca ainda "os esforços de revitalização das cidades que devem convergir para o surgimento de outras prioridades políticas e económicas dirigidas para uma maior harmonia no plano social". Para alcançar os objectivos, a carta aponta a mudança de mecanismos e mentalidades e a necessidade de remover "obstáculos que fazem com que as mulheres não tenham ainda plenos direitos à cidade".
Enfim, parece que no Algarve continuamos a ser pioneiros!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pobres patetas!
O escriba deste post é candidato a doméstico.

Anónimo disse...

Com uma postura desse género, assim como a Monarquia, estás acabado! Já estás pôdre e nem dás por isso..