sábado, julho 02, 2005

O teatro de todos nós...


Dois meses depois do início da Faro Capital Nacional da Cultura 2005 e três meses depois do que foi calendarizado, o Teatro Municipal de Faro foi inaugurado ontem pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com um concerto da London Symphony Orchestra, num auditório essencialmente composto por convidados...

Concebido como a obra emblemática da Capital Nacional da Cultura, fruto da ideia visionária de Luís Coelho e Augusto Miranda e com projecto do arquitecto Gonçalo Byrne, o novo teatro tem um grande auditório com capacidade para 800 lugares e custou dez milhões de euros, assumindo claramente o papel de grande espaço das artes da região do Algarve!

Comparado sem grande prejuízo com os auditórios do Centro Cultural de Belém ou da Fundação Calouste Gulbenkian, ambos em Lisboa, todo o edifício prima pelas magníficas condições de acústica. Espera-se que os bilhetes tenham preços acessíveis e que a programação seja bem divulgada e se estenda para além dos próximos meses...

3 comentários:

Português desiludido disse...

O Algarve ficou patrimonialmente mais rico....vamos ver se "não vira outro elefante branco"!

Anónimo disse...

Novos delegados regionais do Ministério da Cultura na próxima semana

Helena Coutinho, Pedro Pita, José António Nascimento e Gonçalo Couceiro são os novos delegados regionais do Ministério da Cultura e vão tomar posse na próxima semana, diz a Lusa, citando fonte oficial. (...) Na Delegação Regional do Algarve, Maria Manuela Barros Moura será substituída por Gonçalo Couceiro, que foi consultor da Casa Civil do Presidente da República para a área da cultura e é técnico superior da delegação regional do Instituto Português do Património Arquitectónico no Algarve. As delegações regionais da cultura têm autonomia administrativa, representam o Ministério da Cultura e articulam a sua actuação com os outros órgãos e serviços da tutela.

Anónimo disse...

Finalmente!

O sonho que muitos de nós já viam apagado, à espera de melhores dias, finalmente concretizou-se. Apesar do 1º projecto, que previa duas salas de espectáculos, uma com capacidade para 1000 lugares e outra para 250, temos finalmente um dos teatros que o Algarve merece e que Faro já precisava há muito tempo. Vamos ter fé na programação, que se está a revelar equilibrada e atractiva, mas sobretudo, na sede de cultura que se faz sentir no Algarve já há muitos anos. Foi um dia de euforia e muita emoção para todos os amantes da Cultura. Parabéns aos seis magníficos que estiveram na construção da ideia: Manuel Maria Carrilho, João Ventura, Luis Coelho, Augusto Miranda, Anabela Afonso e João Aidos.

Ana Oliveira