sábado, dezembro 17, 2011

Descalça, a Diva partiu...


Afastada dos palcos há poucos meses, Cesária Évora faleceu hoje em Cabo Verde, deixando saudades nas legiões de amantes das suas mornas e coladeras...
Conhecida como a «diva dos pés descalços», Cesária Évora nasceu há 70 anos na cidade do Mindelo, no seio de uma família de músicos. Era considerada o nome mais internacional de Cabo Verde, aos 16 anos, já era aclamada por muitos como a «rainha da morna», contudo, deixou de cantar por altura da independência do seu país, em 1975.
No entanto, em 1985, a convite do cantor Bana, Cesária vai para Lisboa para gravar um disco que passou despercebido à crítica, tendo depois seguido para Paris, onde foi «descoberta». A partir daí, iniciou uma carreira internacional, onde se destacam trabalhos como «La Diva aus pies nus» (1988), «Miss Perfumado» (1992) e êxitos como «Sôdade».
Em 2004, recebeu um para Melhor Álbum de World Music Contemporânea graças ao trabalho «Voz d'Amor» e, em 2209, o presidente francês Nicolas Sarkozy condecorou-a com a medalha da Legião de Honra, depois de numa intervenção cirúrgica.
Recentemente, a 24 de Setembro, a cantora afirma numa entrevista ao jornal Le Monde que tem de terminar a carreira por conselho médico e, nesse mesmo dia, é internada num hospital da capital francesa devido a mais um acidente vascular cerebral. Durante a sua carreira, Cise, como também era conhecida, gravou 24 álbuns, um DVD, registou dezenas de colaborações em discos e passou por muitos mais prestigiados palcos mundiais. Deixa sôdade, muita sôdade...

1 comentário:

OBSERVADOR disse...

E a sucessora de Cise é...