sexta-feira, dezembro 16, 2011

Eduardo, Pessoa merecido!

Perto do noventa anos e com uma vasta obra publicada, o ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço é o 25.º distinguido com o Prémio Pessoa, pretendendo o júri prestigiar sua intervenção na sociedade, "ao longo de décadas de dedicação, labor e curiosidade intelectual, que o levaram à constituição de uma obra filosófica, ensaística e literária sem paralelo"...
"Num momento crítico da História e da sociedade portuguesa, torna-se imperioso e urgente prestar reconhecimento ao exemplo de uma personalidade intelectual, cultural, ética e cívica que marcou o século XX português", acrescentou o júri em comunicado sobre a escolha, homenageando "a generosidade e a modéstia desta sabedoria, que tendo deixado uma marca universal nos Estudos Portugueses e nos Estudos Pessoanos, nunca desdenhou a heteredoxia nem as grandes questões do nosso tempo e da nossa identidade".
Estabelecido em França há décadas, Eduardo Lourenço é o grande intérprete da identidade portuguesa com projecção internacional sendo considerado por muitos como um verdadeiro senador da República. Consciente da importância da sua obra, o Centro Nacional de Cultura dedicou-lhe um sítio na Internet, onde poderá ser consultada a sua bibliografia e melhor conhecida a sua brilhante carreira. Vale a pena consultar!

Sem comentários: