sábado, junho 27, 2009

A nova agenda do Algarve

(Publicado na edição de 25 de Junho de 2009 do semanário O Algarve, distribuído com o Expresso de 27 de Junho de 2009)

O Partido Socialista apresentou-se em 2005 com uma agenda para 15 anos, assumindo a causa da regionalização e dez prioridades para o Algarve.

Agora, em ano de eleições legislativas e autárquicas, é tempo de consolidarmos o processo de descentralização das competências para as autarquias locais, que deverá ser coroado com a regionalização administrativa, factor indispensável de desenvolvimento territorial e de coesão nacional.

A construção do Hospital Central do Algarve, o ensino da medicina na Universidade do Algarve, a conclusão da barragem de Odelouca, a requalificação da Nacional 125 e de lugares marcantes da Ria Formosa ou da Costa Vicentina, o alargamento da rede de equipamentos sociais, que vai permitir que todas as crianças tenham acesso à educação pré-escolar e que mais idosos beneficiem de cuidados de saúde são alguns exemplos dessa atenção redobrada e do cumprimento dos compromissos eleitorais.

Os próximos tempos serão de crescente exigência, reclamando novas atitudes e uma agenda clara de soluções políticas de futuro. Acima de tudo, propostas concretizáveis no espaço de uma legislatura e compatíveis com a actual situação sócio-económica.

O combate à abstenção e à indiferença dos eleitores implicam maior dinamismo das forças partidárias, que estas sejam capazes de envolver os cidadãos no estabelecimento das prioridades programáticas e que promovam formas criativas de intervenção cívica, reforçando os seus argumentos e reivindicações.

No caso específico do Algarve, mostra-se necessário proceder ao fecho das redes rodoviárias (IC27 e IC4), ferroviárias (ligação Faro-Huelva em velocidade alta) e concretizar a modernização do Aeroporto de Faro, manter os elevados níveis de serviços nas redes de abastecimento de água e de saneamento básico, desenvolver os pólos tecnológicos e as áreas de localização empresarial que permitam diversificar a nossa economia.

Com o sector turístico regional alinhado com os objectivos estratégicos nacionais, é tempo de reforçar a imagem do Algarve como um destino de elevada qualidade e uma região com potencialidades para ser visitada todo o ano. E que exige uma liderança com visão, determinação e… paixão!

Sem comentários: