sexta-feira, dezembro 22, 2006

Será que vai voltar a gritaria?!


O Ministro do Ambiente apresentou as intervenções no Litoral previstas para o período 2007-2013 e efectuou uma avaliação dos Planos de Ordenamento de Orla Costeira (POOC?s)...

Para além dos habituais considerandos e projectos de intervenção, as
Prioridades para o Litoral 2007/2013 clarificam o modelo de coordenação estratégica para a execução das medidas previstas no POOC's, que permitem saber quem liderar os processos de requalificação e salvaguarda das nossas costas, e sustentam as grandes prioridades de intervenção, até porque já percebemos que o dinheiro disponível não dará para tudo quando já foi prometido...

No Algarve, as intervenções prioritárias no contexto do POOC Burgau - Vilamoura ficam-se pelas praias de D. Ana e do Castelo (Lagos), Careanos, Amado e Três Castelos (Portimão) e no Promontório de Nossa Senhora da Rocha (Lagoa). No Sotavento, na área de incidência do POOC Vilamoura - Vila Real de Santo António, destaque para as demolições de construções ilegais nos ilhotes, ilha de Faro e Culatra (Faro) e nos ilhotes e ilha da Armona (Olhão), bem como para intervenções no âmbito das UOPG de Vale de Lobo (Loulé), Ilha de Faro e Núcleo da Culatra (Faro) e Núcleo da Armona (Olhão). Parece-nos que certas reinvindicações foram das populações integradas nos trabalhos a aefectuar, mas há outras que... nem por isso!

Esperamos que impere o bom senso e que se perceba que as intervenções apontadas, nomeadamente as demolições previstas, são indispensáveis para garantir a segurança de pessoas e bens e promover o desenvolvimento sustentável da Ria Formosa. Quem tiver dúvidas, veja o filme que dá na RTP na próxima segunda-feira, está bem?!

1 comentário:

Anónimo disse...

Apolinário receia que sobreposição de planos trave intervenções na Ria Formosa

por Filipe Antunes (com LUSA), in Barlavento, 2006.12.

O presidente da Câmara de Faro José Apolinário receia que a concretização de algumas das acções integradas na proposta do Plano Estratégico para a Ria Formosa fiquem comprometidas devido à sobreposição de planos territoriais.

No documento, apresentado sexta-feira ao executivo, e que vai agora ser apreciado, o líder da autarquia (PS) alerta para a necessidade de garantir a concretização de acções que podem estar comprometidas face à sobreposição de planos de gestão territorial. (...)