sábado, dezembro 12, 2009

Uma distinção merecida...

O bispo do Porto D. Manuel Clemente, 61 anos, venceu o Prémio Pessoa 2009, anunciou o júri desta iniciativa jornal Expresso...

O Prémio Pessoa 2009 é concedido anualmente ao português que durante esse período e na sequência de uma actividade anterior tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.

Conforme pode ler-se na
acta do júri, "a sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja. Ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, D. Manuel Clemente desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo".

Escuteiro na juventude (sendo talvez por isso o "meu" Bispo depois da "partida" de D. Manuel Madureira Dias), detentor de vasta cultura e
inovador na acção evangélica, D. Manuel Clemente é bispo do Porto desde Fevereiro de 2007, sendo licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Um Homem novo com grande futuro pela frente!

Sem comentários: