sábado, setembro 19, 2009

Todas as sondagens...

Prestes a entrarmos na semana final da campanha eleitoral para as Legislativas'2009, os principais órgãos de comunicação e institutos de sondagens publicam os derradeiros estudos de opinião e a tendência das intenções de voto apontam para a vitória do PS... ou nem por isso!!!

Realizada pelo CESOP da UCP, entre 11 e 14 de Setembro, o trabalho indica que o PS dispõe de um avanço de seis pontos percentuais sobre o PSD, de acordo com sondagem realizada pela Universidade Católica para o JN, o DN, a
RTP e a Antena 1.

Um diferença semelhante é apontada no estudo da Aximage para o
Correio da Manhã, efectuado de 14 a 17 de Setembro, revelando que o PS reforçou a liderança na tendência de voto para vencer as eleições Legislativas. A duas semanas da votação, PS e PSD ainda estão no limite formal do empate técnico, mas os socialistas aumentaram para 6,4% a vantagem sobre os sociais-democratas. Os resultados deste inquérito de opinião indicam também uma tendência de concentração de votos nos dois maiores partidos, com BE e CDS-PP a serem os mais afectados.

Hoje no
Público e ontem na TVI, a sondagem com voto em urna da Intercampus efectuada de 12 a 15 de Setembro apresenta-nos os socialistas com perto dos 33 por cento, ao mesmo tempo que o PSD se aproxima da fasquia dos 30 por cento. É uma diferença menor do que a revelada por outras sondagens conhecidas esta semana.

Com um cenário de "empate técnico" cada vez mais provável, como observa Pedro Magalhães
aqui, o último trabalho conhecido da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, é feito com base em dados recolhidos no terreno de 13 a 16 de Setembro, coloca o PS com 3,3% de avanço sobre o PSD (PS-34,9%, PSD-31,6%, BE-9,6%, CDU-8,4% e CDS-PP: 8,4%).

Segundo Pedro Magalhães, a
notícia da SIC «fala em 15% de indecisos mas não de abstencionistas. Imaginemos assim que as estimativas anteriores têm como base 1741 inquiridos. Se calcularmos a margem de erro associada à diferença entre duas proporções multinomiais, ela ascende, para PS e PSD, a 3,8 pontos, com 95% de confiança. A vantagem de 3,3 pontos apurada na sondagem está dentro dessa margem de erro. Logo, ao contrário do que é dito na notícia, esta sondagem é um "empate técnico" entre PS e PSD.»

Logo, independentemente do nervosismo que alastra nas caravanas, serão os portugueses a decidir nas urnas quem vai assumir o leme da Nação!


NOTA - Com a devida vénia, republicamos acima a projecção de Rui Oliveira Costa, feita com base na presunção de que os inquiridos que não responderam (14%) se abstêem (resultados globais entre parentisis).

Sem comentários: