quinta-feira, setembro 15, 2005

Tavira perante o futuro – 3


(Publicado na edição de 15 de Setembro de 2005 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

A intervenção crescente dos municípios nos domínios sociais deve ser consolidada através de parcerias com as estruturas emanadas da sociedade civil, sempre numa perspectiva de rede, de forma a promover políticas e acções destinadas ao aumento dos níveis de coesão social e visando a promoção de uma cidadania activa.

O crescimento do desemprego e da imigração obriga-nos a empreender um combate sem tréguas à pobreza e à exclusão social, assumindo a Rede Social um papel fundamental na coordenação e implementação das medidas consideradas mais adequadas em cada concelho.

Um trabalho em rede nos domínios sociais implica olhar da mesma forma as questões da educação e do apoio aos idosos, dos imigrantes e dos jovens, da habitação e da criação de emprego, da cultura e do desporto, da promoção da saúde e da consolidação das estruturas associativas. Uma embarcação onde todos remem para o mesmo lado tem melhores condições de chegar a bom porto!

Só assim será possível garantir que existam lugares disponíveis de creche e educação pré-escolar, mais lugares em lares de idosos e centros de dia ou noite e apoio domiciliário integrado de qualidade.

Mostra-se prioritária uma aposta no acesso à habitação, mediante a optimização do parque imobiliário existente, mobilizando o elevado número de fogos vagos para arrendamento e venda, a reabilitação e revitalização das zonas mais degradadas, através da criação de uma sociedade de reabilitação urbana da zona histórica, que beneficie da experiência de parceiros públicos e privados e dignifique o pacote turístico que pretendemos oferecer a todos quantos nos visitam!

No capítulo da educação e da cultura, cabe hoje às autarquias um papel activo como parceiros das escolas e das associações, apoiando e despoletando projectos de interesse, nomeadamente no ensino superior e ao longo da vida, limitando o isolamento das escolas e reproduzindo boas práticas, incentivando a articulação dos vários graus de ensino, interligando a escola às empresas e favorecendo o acesso ao ensino.

Com a entrada em funcionamento da Biblioteca Municipal, é agora fundamental um compromisso comunitário para “dar-lhe vida” através de um horário alargado, valorizando as actividades culturais e recreativas como elementos de afirmação da alma algarvia, assumindo-se o património regional como elemento dinâmico e estratégico no reforço da imagem do Algarve.

Paralelamente, de forma honesta e proactiva, devem ser fomentadas parcerias para dinamizar actividades e projectos que visem o desenvolvimento desportivo e de lazer, na expressão físico-motora e no desporto escolar com planos de intervenção, após a identificação das modalidades consideradas prioritárias, concretizáveis através da colaboração com instituições, grupos e entidades.

Na área transversal da juventude, para que sejam introduzidos no mercado de arrendamento de habitação mais fogos com rendas acessíveis, é imprescindível a construção a custos controlados ou o favorecimento da requalificação de imóveis degradados nas freguesias do interior de modo a fixar a população jovem e garantir a requalificação e revitalização dos núcleos urbanos tradicionais.

Em simultâneo, impõe-se a criação de condições para a fixação de novas empresas, a gestão de bolsas municipais de emprego e a dinamização de estruturas de orientação pedagógica e de planeamento familiar, ajudando as famílias mais jovens nos seus primeiros passos e proporcionando-lhes um futuro mais risonho e sustentado!

3 comentários:

Anónimo disse...

Centro de Apoio à Comunidade abre as portas em São Brás de Alportel

Vai ser inaugurado esta tarde, por volta das 17:00 horas, em São Brás de Alportel o Centro de Apoio à Comunidade, uma casa de solidariedade aberta a todos e às mais diversas questões sociais do concelho.

Trata-se de um espaço multi-funções, de carácter social e económico onde, em parceria com organismos públicos e associações privadas sem fins lucrativos, a autarquia disponibilizará vários tipos de serviços, como por exemplo: atendimento e encaminhamento dos munícipes,em matérias de Acção Social, Habitação Social, Emprego, Formação Profissional e Arbitragem de Conflitos de Consumo, entre outros.

Unknown disse...

Trata-se de um bom exemplo de tratamento integrado das questões da área social. Formas diferentes de fazer política e de enfrentar os problemas de cada comunidade, digo eu!!!

Depois de escrever o texto e após uma discussão sobre a matéria com alguns colegas de ofício (especialistas na matéria, sublinhe-se!), andei a percorrer o sub-sítio da Rede Social de Tavira, cuja ligação vou facilitar. Duas constatações:
1 - Constituída a rede e feitos os diagnósticos, não está lá o Plano de Acção!
2 - Se a Internet é o elemento fundamental de ligação entre os parceiros da Rede, seria conveniente os elementos constantes do sub-sítio fossem actualizados com alguma frequência...

Anónimo disse...

Blogs expand learning outside of classroom
Blogging began as a way for Internet users to communicate with each other through an online journal.
I recycle my old stuff here Jewelry maybe you should too