sexta-feira, setembro 16, 2005

Preparem-se, animem-se...


Começa hoje a Semana Europeia da Mobilidade, da qual faz parte integrante o Dia Europeu sem Carros.

Ambas as iniciativas procuram encorajar estilos de vida mais ecológicos e mais saudáveis, proporcionando aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta, os transportes públicos e veículos pouco poluentes e consciencializando-os para os efeitos das suas escolhas de modo de transporte na qualidade do ambiente.


Para além do preço galopante dos combustíveis e das suas consequências dramáticas na carteira de cada um, todos sabemos que a poluição atmosférica e o ruído resultantes da circulação automóvel são um dos mais graves problemas ambientais com que se deparam as nossas cidades, sendo os padrões actuais claramente insustentáveis.

A Semana da Mobilidade de 2005 vai centrar-se num tema concreto que afecta todos os municípios do litoral algarvio: as viagens pendulares. Sob o slogan «Ir e vir, de outro modo», tem como alvo não apenas os que se dirigem ao seu trabalho e levam os filhos à escola, mas também empresas, hospitais e outras entidades que geram tráfego.

As viagens casa-trabalho contribuem significativamente para o congestionamento do tráfego durante as horas de ponta e a experiência demonstra que uma redução efectiva dos quilómetros percorridos de carro durante essas viagens, através de medidas que privilegiem a utilização dos transportes públicos e da bicicleta ou o andar a pé, ou esquemas de partilha de carros ou da utilização colectiva do automóvel, não implicam necessariamente grandes investimentos.

É uma oportunidade para as autoridades locais demonstrarem as preocupações que têm com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das suas populações e para estas manifestarem, com a adesão às diversas iniciativas desenvolvidas em torno desta iniciativa, o seu apoio à política das cidades sustentáveis. Esperemos que resistam às tentações mais demagógicas e folclóricas...

Por isso, animem-se e preparem-se!

É certo e sabido que, no dia 22 de Setembro, instituído como o Dia Europeu sem Carros, vão ser adoptadas
medidas especiais, condicionando o trânsito de veículos a motor em zonas definidas pelas câmaras municipais. Por isso, toca a preparar a bicicleta, os patins, o skate ou seja lá o que fôr...

No dia 22 de Setembro, vai ser mesmo de transporte público ou... a pé!

1 comentário:

Anónimo disse...

Cinco munícipios algarvios aderem ao "Dia Europeu sem Carros"

O trânsito automóvel será proibido entre as 7h00 e as 22h00 da próxima quinta-feira nalgumas áreas de 46 dos 308 concelhos portugueses, segundo uma portaria publicada e que se aplica aos municípios aderentes ao Dia Europeu sem Carros. No Algarve aderiram cinco municípios.


A portaria estipula que o trânsito de veículos a motor será proibido nas áreas concelhias dos 46 municípios que participam na iniciativa, mas deixa a definição dos horários e limites dos condicionamentos de tráfego ao critério das câmaras.

Os municípios devem definir os limites das áreas de intervenção através de painéis com mapas indicativos, bem como a indicação de percursos alternativos sempre que estes existam e seja conveniente a sua divulgação.

As zonas abrangidas pelos condicionamentos de trânsito deverão ser divulgadas igualmente, através dos órgãos de comunicação social, da afixação de painéis de informação e distribuição de folhetos informativos.

Transportes públicos e táxis, veículos de socorro e de emergência, e veículos de transporte de deficientes não estão abrangidos pela proibição.

No Algarve aderiram à iniciativa cinco municípios: Faro, Lagos, Monchique, Tavira e Vila Real de Santo António.

(in OBSERVATÓRIO DO ALGARVE)