Estados de alma, intervenções e sinais de Tavira, do Algarve e de todo este mundo... e alguns raios de Sol!
sexta-feira, setembro 30, 2005
Teremos milagre?!
Será que isto vai prejudicar isto?!
Não há farense consciente que não constate a necessidade da mudança e da cidade afirmar a sua capitalidade na região. Sem rivalidades inúteis, nem caciquismos antiquados...
Como diz o povo, até ao lavar dos cestos é vindima!
quinta-feira, setembro 29, 2005
Tavira perante o futuro – 4
(Publicado na edição de 29 de Setembro de 2005 do jornal POSTAL DO ALGARVE)
No dealbar do século XXI, o Algarve começa a ser perspectivado na sua totalidade, valorizando as especificidades e as potencialidades de cada parte do território, cujo ordenamento deve estar na agenda das prioridades no relacionamento intermunicipal.
Nos próximos quatro anos, acredito que vão ser reunidas as condições necessárias para aprofundar os actuais esquemas de descentralização. Vencidas as tentativas de esquartejar o Algarve em duas ou três comunidades urbanas, é tempo de concretizar a regionalização administrativa…
Só assim, perante um cenário de limitações financeiras crescentes, será possível consolidar uma rede de centros urbanos de pequena e média dimensão, complementares e interdependentes, e de promover um sistema de acessibilidades e de serviços de carácter supra municipal.
Numa região marcada pelo avanço inexorável do sector terciário, só numa perspectiva regional será possível garantir a valorização dos recursos do mar e da serra, manter as actividades tradicionais e introduzir elementos de inovação que proporcionem valor acrescentado e aceitação junto dos consumidores.
É a hora de fomentar centros que promovam inovação e apoiem a criação de novas empresas e oportunidades de emprego, bem como a promoção e comercialização dos produtos e marcas de qualidade. É indispensável diversificar a oferta turística, apostando no turismo rural e no património ambiental, arqueológico cultural, edificado e gastronómico!
A floresta é uma prioridade da região e do concelho, exigindo-se um maior envolvimento dos municípios no seu planeamento, ordenamento e gestão, sempre numa perspectiva intermunicipal, para recuperação das paisagens e das economias rurais, prevenir os fogos e valorizar o ordenamento cinegético. Por outro lado, devem ser apoiadas as iniciativas que valorizem a serra e fixem as populações, nomeadamente através do reforço das medidas de discriminação positiva existentes…
A localização periférica do Algarve e de Tavira, no contexto nacional e europeu, exige uma atenção especial aos transportes e acessibilidades. Importa garantir boas ligações do Algarve com o exterior e melhorar as condições de circulação dentro da região e do concelho, nomeadamente através da celebração de contratos de manutenção regular da rede viária municipal.
Numa cidade onde escasseiam as ofertas de emprego de qualidade, é urgente apostar no metro de superfície interurbano com ligações horárias a Faro e Olhão, conciliando-o na cidade e nas freguesias com transportes colectivos de passageiros assente em autocarros não poluentes, com a máxima prioridade de circulação e com horários adaptados às necessidades dos cidadãos.
Ao mesmo tempo devemos procurar que cada núcleo urbano seja pensado e edificado numa dimensão humana, com espaços de fruição para os peões e de circulação para bicicletas, reduzindo os obstáculos para as pessoas com mobilidade reduzida e melhorando a segurança dos cidadãos, preservando e valorizando a paisagem e favorecendo uma gestão de tempo que permita compatibilizar a família, o trabalho e o lazer.
A agenda da mudança passa por mais políticas sociais, por um novo urbanismo que privilegie o desenvolvimento sustentado e pela adopção de uma postura institucional que garanta maior crescimento económico.
Hoje, Tavira tem todas as condições para enfrentar os desafios do futuro com sucesso. Tavira precisa de gente em quem possa confiar. No dia 9 de Outubro, os tavirenses têm a oportunidade de voltar a acreditar!
terça-feira, setembro 27, 2005
Começa hoje
Oficialmente, inicia-se nesta terça-feira a campanha eleitoral para os órgãos das autarquias locais.
Apesar das atenções principais estarem centradas nos candidatos à presidência das câmaras municipais, convém não esquecer que no dia 9 de Outubro também são eleitos directamente e pela última vez os vereadores e os membros das assembleias municipais...
Indirectamente, serão eleitos os presidentes das assembleias municipais, pois apesar dos líderes das listas vencedoras serem os potenciais titulares do cargo, tudo dependerá das maiorias políticas geradas pelo sufrágio. Eleitos directamente e com assento no órgão deliberativo do município, os presidentes das juntas de freguesia também participam nessa eleição e tudo podem condicionar...
Em 2009, tudo mudará. Em que sentido, ver-se-à depois!
Para além destes, no dia 9 são eleitos os membros das assembleias de freguesia, de entre os quais serão eleitos na primeira reunião do órgão o seu presidente e secretários e os restantes membros do executivo paroquial. Parece complicado, mas é coisa simples!
Resta-me uma palavra de esperança numa campanha civilizada, em que cada candidato tenha a oportunidade de expôr democraticamente as suas propostas e de defender as suas perspectivas de desenvolvimento de cada comunidade local. Nem que seja, para voltarmos a acreditar nos princípios e nos valores que devem nortear a actividade política!
Pela minha parte, vou cumprindo essa missão na coluna da direita, onde podem consultar os sites e blogues de uma trintena de candidaturas...
Aos órgãos de comunicação social, resta-me apelar à promoção isenta e independente dos necessários debates, para melhor esclarecer a opinião pública e sublinhar as diferenças entre os diversos projectos sujeitos ao escrutínio popular. Agora, vamos a isto!
sábado, setembro 24, 2005
sexta-feira, setembro 23, 2005
A febre eleitoral dá nisto...
Em conjunto com a revista Visão e a SIC, o semanário Expresso está a promover um site informativo especial sobre as Autárquicas de 9 de Outubro.
Por outro lado, em parceria com os jornais associados na Rede Expresso, também promover blogues regionais sobre as eleições dos órgãos das autarquias locais. O blogue algarvio pode ser consultado aqui, sendo os respectivos textos da responsabilidade do Jornal do Algarve...
Porque não há duas sem três, o Observatório do Algarve também encetou uma viajem virtual pelas autarquias algarvias, entrevistando os actuais edis e os principais oponentes. Informe-se bem, vote MELHOR!
quinta-feira, setembro 22, 2005
Regresso ao passado...
As Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, decorrem em Portugal nos próximos dias 24 e 25 de Setembro.
O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), enquanto coordenador nacional das Jornadas, propôs para este ano a adopção do tema "A Música (en)canta o Património".
Em colaboração com um grande número de entidades foi delineado um programa de iniciativas que constitui um percurso estimulante pela nossa vastíssima herança histórico-cultural, que é coroado com o acesso gratuito aos monumentos no dia 25 de Setembro.
De igual forma, o acesso aos palácios nacionais, monumentos e sítios dependentes do IPPAR também será gratuito no Dia Mundial do Turismo. Aproveite a oportunidade para regressar ao passado!
terça-feira, setembro 20, 2005
Fórmula 1 em 2009?!
Com o arranque da construção do Autódromo de Portimão, com conclusão prevista para 2008, parecem estar reunidas as condições necessárias para a Fórmula 1 regressar a Portugal.
Em termos globais, representa um investimento de 130 milhões de euros, a criação de 1650 postos de trabalho e, segundo o Diário de Notícias, trata-se do maior circuito da Europa, preparado para albergar provas de Fórmula 3, Fórmula 3000 e... Fórmula 1!
Será desta?!
O ministro da Saúde, Correia de Campos, garantiu em Faro que o Hospital Central do Algarve vai mesmo avançar e considerou-o "uma peça fundamental" na segurança a dar aos turistas que procuram a região.
segunda-feira, setembro 19, 2005
Mais um balanço...
Pela pena de José Manuel Oliveira, o Diário de Notícias faz hoje o balanço dos últimos quatro anos no Algarve e perspectiva as eleições de 9 de Outubro...
Na síntese do jornalista, refere-se que "pouco deverá mudar no actual quadro autárquico, de acordo com diversas sensibilidades no terreno, é sobretudo em Faro, Vila Real de Santo António, Lagos e Vila do Bispo onde o despique poderá ser maior e com desfechos imprevisíveis."
Na mesma página, pode-se ler um retrato da região e apreciar as marcas positivas e negativas das intervenções municipais no mandato que agora se fina...
Para melhorar o panorama, o seu voto é essencial!!!
domingo, setembro 18, 2005
Marés vivas...
Por vezes, a cidade de Tavira fica assim, tal e qual a sua irmã do Adriático. A nossa Praça de São Marcos é a Rua José Pires Padinha, com esplanadas impraticáveis e água de lés a lés. Com o aquecimento global, como será daqui a 20, 30 ou 50 anos?! E quando as marés vivas coincidirem com a época das cheias?!
sexta-feira, setembro 16, 2005
Preparem-se, animem-se...
Começa hoje a Semana Europeia da Mobilidade, da qual faz parte integrante o Dia Europeu sem Carros.
Ambas as iniciativas procuram encorajar estilos de vida mais ecológicos e mais saudáveis, proporcionando aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta, os transportes públicos e veículos pouco poluentes e consciencializando-os para os efeitos das suas escolhas de modo de transporte na qualidade do ambiente.
Para além do preço galopante dos combustíveis e das suas consequências dramáticas na carteira de cada um, todos sabemos que a poluição atmosférica e o ruído resultantes da circulação automóvel são um dos mais graves problemas ambientais com que se deparam as nossas cidades, sendo os padrões actuais claramente insustentáveis.
A Semana da Mobilidade de 2005 vai centrar-se num tema concreto que afecta todos os municípios do litoral algarvio: as viagens pendulares. Sob o slogan «Ir e vir, de outro modo», tem como alvo não apenas os que se dirigem ao seu trabalho e levam os filhos à escola, mas também empresas, hospitais e outras entidades que geram tráfego.
As viagens casa-trabalho contribuem significativamente para o congestionamento do tráfego durante as horas de ponta e a experiência demonstra que uma redução efectiva dos quilómetros percorridos de carro durante essas viagens, através de medidas que privilegiem a utilização dos transportes públicos e da bicicleta ou o andar a pé, ou esquemas de partilha de carros ou da utilização colectiva do automóvel, não implicam necessariamente grandes investimentos.
É uma oportunidade para as autoridades locais demonstrarem as preocupações que têm com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das suas populações e para estas manifestarem, com a adesão às diversas iniciativas desenvolvidas em torno desta iniciativa, o seu apoio à política das cidades sustentáveis. Esperemos que resistam às tentações mais demagógicas e folclóricas...
Por isso, animem-se e preparem-se!
É certo e sabido que, no dia 22 de Setembro, instituído como o Dia Europeu sem Carros, vão ser adoptadas medidas especiais, condicionando o trânsito de veículos a motor em zonas definidas pelas câmaras municipais. Por isso, toca a preparar a bicicleta, os patins, o skate ou seja lá o que fôr...
No dia 22 de Setembro, vai ser mesmo de transporte público ou... a pé!
quinta-feira, setembro 15, 2005
Tavira perante o futuro – 3
(Publicado na edição de 15 de Setembro de 2005 do jornal POSTAL DO ALGARVE)
A intervenção crescente dos municípios nos domínios sociais deve ser consolidada através de parcerias com as estruturas emanadas da sociedade civil, sempre numa perspectiva de rede, de forma a promover políticas e acções destinadas ao aumento dos níveis de coesão social e visando a promoção de uma cidadania activa.
O crescimento do desemprego e da imigração obriga-nos a empreender um combate sem tréguas à pobreza e à exclusão social, assumindo a Rede Social um papel fundamental na coordenação e implementação das medidas consideradas mais adequadas em cada concelho.
Um trabalho em rede nos domínios sociais implica olhar da mesma forma as questões da educação e do apoio aos idosos, dos imigrantes e dos jovens, da habitação e da criação de emprego, da cultura e do desporto, da promoção da saúde e da consolidação das estruturas associativas. Uma embarcação onde todos remem para o mesmo lado tem melhores condições de chegar a bom porto!
Só assim será possível garantir que existam lugares disponíveis de creche e educação pré-escolar, mais lugares em lares de idosos e centros de dia ou noite e apoio domiciliário integrado de qualidade.
Mostra-se prioritária uma aposta no acesso à habitação, mediante a optimização do parque imobiliário existente, mobilizando o elevado número de fogos vagos para arrendamento e venda, a reabilitação e revitalização das zonas mais degradadas, através da criação de uma sociedade de reabilitação urbana da zona histórica, que beneficie da experiência de parceiros públicos e privados e dignifique o pacote turístico que pretendemos oferecer a todos quantos nos visitam!
No capítulo da educação e da cultura, cabe hoje às autarquias um papel activo como parceiros das escolas e das associações, apoiando e despoletando projectos de interesse, nomeadamente no ensino superior e ao longo da vida, limitando o isolamento das escolas e reproduzindo boas práticas, incentivando a articulação dos vários graus de ensino, interligando a escola às empresas e favorecendo o acesso ao ensino.
Com a entrada em funcionamento da Biblioteca Municipal, é agora fundamental um compromisso comunitário para “dar-lhe vida” através de um horário alargado, valorizando as actividades culturais e recreativas como elementos de afirmação da alma algarvia, assumindo-se o património regional como elemento dinâmico e estratégico no reforço da imagem do Algarve.
Paralelamente, de forma honesta e proactiva, devem ser fomentadas parcerias para dinamizar actividades e projectos que visem o desenvolvimento desportivo e de lazer, na expressão físico-motora e no desporto escolar com planos de intervenção, após a identificação das modalidades consideradas prioritárias, concretizáveis através da colaboração com instituições, grupos e entidades.
Na área transversal da juventude, para que sejam introduzidos no mercado de arrendamento de habitação mais fogos com rendas acessíveis, é imprescindível a construção a custos controlados ou o favorecimento da requalificação de imóveis degradados nas freguesias do interior de modo a fixar a população jovem e garantir a requalificação e revitalização dos núcleos urbanos tradicionais.
Em simultâneo, impõe-se a criação de condições para a fixação de novas empresas, a gestão de bolsas municipais de emprego e a dinamização de estruturas de orientação pedagógica e de planeamento familiar, ajudando as famílias mais jovens nos seus primeiros passos e proporcionando-lhes um futuro mais risonho e sustentado!
quarta-feira, setembro 14, 2005
murangus birthday...
A banda algarvia murangus comemora este mês 10 anos de existência e assinala a efeméride com um concerto no próximo sábado, dia 17 de Setembro, na sala que mais tem acarinhado as jovens bandas da região - nomeadamente nos seus primeiros passos - o Bafo de Baco, em Loulé.
Será igualmente aproveitada a oportunidade para lançar o novo ep da banda, "latest rags", que poderá ser adquirido à entrada do concerto. A par das novas canções, os murangus prometem tocar alguns "clássicos" que marcaram a sua primeira década...
terça-feira, setembro 13, 2005
Como tornar tudo mais... CLARO!
Como o outro algarvio-lisboeta decidiu arrumar os talheres e encerrar as portas, convido-vos a visitar um espaço onde são debatidas algumas matérias de ponta - Competitive Inteligence & Perceptions Management - e procura-se tornar o obscuro bastante mais... CLARO!
segunda-feira, setembro 12, 2005
A casa comum dos europeus
O Parlamento Europeu lançou hoje um novo sítio na Internet que promete “contribuir para aproximar a Europa dos cidadãos”, disponibilizando, entre outras funcionalidades, todas as informações sobre as suas actividades nas 20 línguas oficiais da União Europeia.
A casa comum dos europeus numa língua usada por mais de 200 milhões de pessoas!
quinta-feira, setembro 08, 2005
O dia e a noite...
O semanário regional BARLAVENTO entrevista hoje os candidatos do Partido Socialista e do Partido Social Democrata à Presidência da Câmara Municipal de FARO, José Apolinário e José Vitorino, cujos sites podem consultar aqui ao lado.
As diferenças de discurso e de postura são gritantes, revelando claramente quem tem um projecto para a capital da região e caminha para a vitória e quem não sabe explicar a ausência de ideias nem perder com dignidade!
Acredito que os próximos debates na RTP-N, RDP Antena 1 e TSF-Rádio Jornal vão tornar estas diferenças ainda mais evidentes e consolidar uma mudança em Faro!
quarta-feira, setembro 07, 2005
A herança
Portugal volta a descer no ranking do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas, quedando-se agora pela 27.ª posição, sendo o último país da OCDE...
O relatório de 2005 pode ser encontrado aqui e vai manter-se na coluna lateral, dada a sua reconhecida utilidade para quem trabalha no domínio das ciências sociais.
Deve ser esta a "pesada herança" que Durão Barroso e Santana Lopes referiam. A herança que eles deixaram...
terça-feira, setembro 06, 2005
Autárquicas'2005
Até ao próximo dia 9 de Outubro podem encontrar aqui ao lado uma listagem dos sítios na Internet das candidaturas aos órgãos das autarquias locais do Algarve...
Para que não terem a desculpa de desconhecer os candidatos ou as suas propostas, para que ninguém se esqueça que o seu voto responsabiliza os eleitos, para que a participação política de cada um de nós possa ser mais eficiente...
Sejam às grandes e apetecidas câmaras ou assembleias municipais ou as mais pequenas assembleias de freguesia (se as contas não falham são 106 na região!), as candidaturas partidárias ou independentes vão ter aqui uma ligação para os seus sites ou blogues. Por ordem alfabética, para que ninguém se melindre!
Caso não constem, solicito que façam chegar os url's através do endereço electrónico - jose_graca@sapo.pt
A democracia agradece a vossa colaboração!!!
sábado, setembro 03, 2005
Desalinhado...
Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência!
Do nosso António Aleixo!
quinta-feira, setembro 01, 2005
Tavira perante o futuro – 2
(Publicado na edição de 1 de Setembro de 2005 do jornal POSTAL DO ALGARVE)
A qualidade de vida e a saúde dos cidadãos dependem directamente das condições ambientais do território e da envolvência dos seus locais de residência e de trabalho, sendo hoje factores determinantes para a competitividade dos municípios na captação de recursos e de investimentos geradores de emprego e riqueza.
Infelizmente, nem sempre crescimento é sinónimo de desenvolvimento. A ocupação anárquica do território, a contaminação progressiva do ar, da água e do solo, a proliferação de actividades ruidosas, a saturação do espaço público, a degradação das zonas verdes, o desperdício de água e de energia devem ser evitadas…
Hoje é essencial que cada município seja capaz de estabelecer pactos de cidadania para a sustentabilidade, devidamente fundamentados em Agendas 21 Locais, que conjuguem a participação pública, a criação de parcerias, a consciencialização dos cidadãos e a educação ambiental com a dimensão ecológica nas políticas municipais.
Cada vez mais, os eleitores vão estar atentos às questões relacionadas com o ambiente e a conservação da natureza. As novas políticas municipais devem ser estabelecidas com base numa visão integrada e culta das vertentes económica, social e ecológica. Mais do que nunca, serão bem-vindos os incentivos ao uso racional da energia e o apoio à produção e utilização das energias renováveis. A promoção de acções para o eficiente uso da água, penalizando o desperdício e incentivando a reutilização das águas residuais depuradas para a rega de parques, jardins e campos de golfe e lavagens da via pública e de automóveis são cada vez mais urgentes!
A multiplicação e animação dos espaços verdes é uma exigência crescente das populações urbanas. Com cidadãos conscientes do valor do património natural, o abandono das florestas públicas será cada vez menos tolerado, exigindo-se uma postura proactiva na sua gestão e a sua utilização como espaço privilegiado de ensino e de lazer das comunidades. Propriedade do município de Tavira, a Mata Nacional da Conceição merece uma aposta renovada integrando-a na estrutura ecológica do concelho!
A qualidade de vida também pode medir-se em decibéis, pelo que é fundamental reduzir a poluição sonora, evitando a conflituosidade dos locais de animação nocturna com as áreas residenciais e retirando mais veículos do centro da cidade. Para tal, mostra-se necessário avaliar a “rede” de transportes públicos, a ligação da cidade com as freguesias e os municípios vizinhos – e o metro de superfície?! - e concretizar a criação de parques de estacionamento na periferia.
Aqui bem perto de nós, em Ayamonte, foi adoptado outro conjunto de políticas que também vai no sentido de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Designado por “Município Saudável”, este projecto visa colocar a saúde na agenda dos decisores políticos locais e construir um forte grupo de pressão a favor da saúde pública.
Trata-se de um mecanismo popular e efectivo para promover políticas e programas baseados na estratégia “Saúde para Todos” e cuja implementação deverá iniciar-se pela elaboração do Plano Municipal de Saúde, onde estejam identificadas as estruturas e as condicionantes da saúde, de modo a desenvolver uma abordagem intersectorial dos problemas da saúde e operacionalizar as estratégias municipais para a resolução dos problemas considerados mais relevantes.
Bons exemplos e boas práticas não faltam, basta estar atento e seguir o caminho!
Subscrever:
Mensagens (Atom)