sexta-feira, junho 11, 2004

Mais Europa, melhor Portugal...

(Publicado na edição de 10 de Junho de 2004 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

As eleições para o Parlamento Europeu são de especial importância para Portugal e para todos os portugueses. É a nossa oportunidade de, através do voto, podermos contribuir para a eleição de deputados que apostam numa Europa de paz, crescimento económico e emprego e para a afirmação de um projecto que restitua a esperança dos cidadãos num futuro melhor.

Este é também o momento de avaliar as políticas económicas, sociais e culturais do Governo da Direita que lançaram no desemprego milhares de portugueses, que atacaram os direitos sociais dos trabalhadores, que congelaram os salários da Função Pública, que envolveram Portugal numa guerra ilegítima e que conduziram o País para a crise em que vivemos!

Elegendo como princípio básico uma Europa mais integrada politicamente e mais coesa económica e socialmente, o Partido Socialista defende o reforço e a garantia dos sistemas de protecção social e uma estratégia capaz de promover o emprego e de combater eficazmente os inaceitáveis níveis de desemprego estrutural.

O investimento na elevação dos níveis de competitividade e bem estar é o outro compromisso, apostando de forma empenhada na valorização humana - através de sólidas políticas de educação, investigação, inovação, emprego e formação profissional, já consubstanciadas na Estratégia de Lisboa, aprovação durante a Presidência portuguesa em 2000.

No seu manifesto eleitoral, o PS declara-se a favor de políticas preventivas em vez de guerras preventivas, sempre na linha da frente da luta contra o terrorismo, defendendo um combate permanente contra a insegurança e a criminalidade e pela igualdade entre homens e mulheres.

O PS defende uma verdadeira política europeia de integração dos estrangeiros, que complemente e corrija as políticas nacionais e que permita a inclusão e a integração, garantindo todos os direitos cívicos e sociais.

Queremos um Parlamento Europeu que seja a voz dos seus cidadãos junto das instituições europeias, que esteja mais próximo das pessoas e que seja um baluarte da liberdade e da democracia no Mundo.

Apoiamos a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento e um reforço do orçamento comunitário ao serviço da promoção do crescimento económico, da qualificação dos cidadãos e da justiça social, somos favoráveis a uma política que possibilite ganhos de convergência sem nunca perder de vista as especificidades das regiões europeias, garantindo a coesão social e territorial.

No mesmo âmbito, defendemos uma profunda reforma da política agrícola comum, de índole marcadamente agro-ambiental com repartição de apoios mais justa e equitativa entre produtores, regiões e Estados-membros e mais próxima das exigências dos consumidores.

Complementar a União Económica e Monetária com uma união ecológica e sustentável é outro dos princípios defendidos pelo PS, a que se juntam a defesa da Constituição Europeia ao serviço dos cidadãos e de um Portugal mais europeu!

Por fim, relembro-lhe que só o voto no PS garante a representatividade do Algarve no Parlamento Europeu, através da eleição de Jamila Madeira.

No próximo domingo, votar é um dever cívico que você não pode recusar, até porque todos merecemos um Portugal melhor!

Sem comentários: