domingo, junho 27, 2004

Anuncia-se um terramoto...

Parece que Durão Barroso voltou atrás no seu compromisso com os portugueses ou, pior do que isso, prepara-se para meter o rabinho entre as pernas e corre a refugiar-se em Bruxelas das consequências da "banhada"...

Em primeiro lugar, quero dizer-vos que considero a oportunidade de ocupar a Presidência da Comissão Europeia uma honra para Portugal e para os portugueses. Apesar de ser um pequeno país, o convite a António Guterres e a proto-candidatura de António Vitorino, gorada pela vitória da Direita nas eleições europeias, mostram que as nossas convicções europeístas são bem consideradas pelos outros Governos. Estou plenamente convencido que a insistência isolada de Durão Barroso na candidatura de António Vitorino valeu-lhe agora o convite dos seus pares...

Independentemente das consequências internas, espero que explique a sua opção aos portugueses e cumpra com o sucesso as suas novas funções. Ao contrário de outros membros do seu Governo, e apesar da recaída atlantista que levou à organização da cimeira dos Açores e à participação ilegal de militares portuguesas na guerra do Iraque, não precisa de fazer prova do seu europeísmo de sempre!

Contudo, no plano interno, anuncia-se um terramoto político...

Esperemos que Jorge Sampaio agarre esta oportunidade para fazer uma leitura serena dos acontecimentos e dos resultados das últimas eleições, salvaguardando a estabilidade institucional e respeitando o sentimento profundo da sociedade portuguesa.

Apesar de desagradar a muitos, a verdade é que a actual maioria parlamentar já não representa a vontade dos portugueses!

Sem comentários: