segunda-feira, outubro 31, 2011

7B?!




Independentemente das preocupações sobre a evolução demográfica da humanidade, esta história do bébé sete mil milhões ou sete bilhões reultou numa salganhada gigantesca. Menino ou menina, ao pai pouco importa...

Falando no assunto, ficam aqui os resultados preliminares dos Censos'2011, ressalvando-se a evolução positiva da região do Algarve, apesar de algumas disparidades preocupantes!!!

sábado, outubro 29, 2011

Dieta mediterrânica em movimento... lento!



Xarém, polvo e peixes vários, conquilhas e amêijoas, atum de várias maneiras, bom pão, carne de porco e caça, vinho, azeitonas e azeite.

Estes são alguns dos elementos – os mais apetitosos e visíveis – da Dieta Mediterrânica no Algarve, cuja candidatura da contribuição portuguesa a Património Cultural Imaterial da UNESCO é representada pela comunidade de Tavira.

Fundadora da Associação CittaSlow Portugal, nesta cidade algarvia já está a trabalhar-se com afinco e o vídeo promocional é apresentado no próximo dia 2 de novembro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Esta ferramenta de informação e promoção, editada pela Câmara Municipal de Tavira e produzida pela LivreMeio Produções, apresenta sucintamente as manifestações da Dieta Mediterrânica na cidade e concelho, observadas no património imaterial ancestral ainda muito vivo em todo o território, na diversidade paisagística, produtiva e cultural e numa identidade fortemente mediterrânica.

Ainda antes de ser conhecida a escolha como comunidade representativa da candidatura, Tavira apresentou duas extraordinárias exposições - Tavira, Patrimónios do Mar e Cidade e Mundos Rurais - no Palácio da Galeria / Musem Municipal de Tavira, que ultrapassaram todas as expectativas.

De resto, foram estas as características e motivos que destacaram e levaram Tavira a ser selecionada como a comunidade emblemática para representar Portugal na candidatura.
«Há cerca de um ano, Tavira foi convidada pelo anterior Governo – e esse convite foi confirmado pelo atual – a protagonizar a candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica», explicou, ao Sul Informação, Jorge Botelho, presidente da Câmara tavirense.

A Dieta Mediterrânica é mais do que aquilo que se come, é um estilo de vida das populações do sul da Europa e Norte de África, constituído por sistemas e técnicas produtivas, formas de alimentação, de convívio e celebração coletiva que representam múltiplas expressões do Património Cultural Imaterial.

Os estudos nutricionais comparativos têm confirmando as qualidades preventivas da Dieta Mediterrânica em diversas doenças, nomeadamente cardiovasculares. Estão convidados!

sexta-feira, outubro 28, 2011

REN inaugura subestação de Tavira

A REN - Redes Energéticas Nacionais terminou a construção da nova subestação de Tavira, que permite uma interligação com Espanha, com a construção da linha de 400KV entre Tavira e Puebla de Guzman, na Andaluzia...

Com este projecto, localizado no Monte da Amoreira (Cachopo, cujo investimento público foi o maior de sempre no concelho de Tavira (rondando os 70 milhões de euros), a REN reforça ainda a capacidade de segurança de alimentação de electricidade ao Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo.

A obra agora terminada inclui mais de 165 quilómetros de novas linhas. Para além de uma nova linha de 400KV a ligar Portugal a Espanha, contribuindo para o mercado ibérico de electricidade, a REN construiu uma outra de 400KV, que une Tavira a Portimão, de forma a permitir a recepção da energia de projectos como o parque eólico do Malhanito e do Baixo Alentejo. A qualidade do serviço foi também melhorada com a construção de duas novas linhas duplas de 150KV de reforço e prolongamento para ligação à subestação de Tavira: Tunes – Tavira e Estói – Tavira.
Para Rui Cartaxo, Presidente da REN, este projecto “tem um papel crucial no reforço da qualidade de serviço a toda a região e vem responder ao aumento do consumo energético na região do Algarve”. Rui Cartaxo destaca igualmente a importância da linha de 400KV que liga Tavira à região espanhola de Andaluzia: “ é mais um importante contributo para a integração do mercado ibérico de electricidade, em benefício dos consumidores dos dois países”, conclui.
Alvo de uma visita autárquica em Dezembro de 2010, o projecto foi concluído dentro do prazo previsto e envolveu mais de 1.800 pessoas em média por mês, 18 parceiros e 64 empresas, a maioria das quais portuguesas, contribuindo para dinamizar a economia local ao longo destes dois anos...

quinta-feira, outubro 27, 2011

Governo esmaga administração pública

O Conselho de Ministros aprovou as onze leis orgânicas dos diferentes Ministérios que integram o XIX Governo Constitucional, tendo adoptado estruturas com modelos de organização mais reduzidos e com menores custos, promovendo simultaneamente uma maior eficiência e eficácia operacional...



Segundo o comunicado oficial, o esforço de racionalização das onze leis orgânicas agora aprovadas, decorre do trabalho feito no âmbito do PREMAC, tendo sido possível ultrapassar os objectivos inicialmente anunciados quanto à redução de organismos do Estado e de cargos dirigentes.

Paralelamente, o Governo aprovou um diploma que procede à extinção da sociedade Frente Tejo, S.A.,  um projecto de proposta de lei sobre o Regime Jurídico da Concorrência para ser colocado em discussão pública, uma resolução que integra no Ministério das Finanças a estrutura de missão designada por Observatório do Quadro de Referência Estratégico Nacional e criou o Grupo de Projecto para a Tecnologias de Informação e Comunicação.

Uma forte redução quantitativa dos quadros dirigentes da Administração Pública que não permite augurar nada de bom na sua eficácia e eficiência, antes pelo contrário...



terça-feira, outubro 25, 2011

Não somos independentes, sejamos diferentes...

O aumento do IVA no golfe e na restauração, o corte dos subsídios de férias e de Natal dos servidores públicos e a introdução de portagens na A22, para além da suspensão de investimentos vitais nos domínios das acessibilidades e da saúde, vão ser fatais para a região do Algarve...

Apesar do contributo relevante da economia regional para as receitas do Estado e para as exportações nacionais, a proposta de Orçamento de Estado para 2012 apresentada pelo Governo revela-se dramática para as aspirações dos empresários e para as expectativas dos algarvios.

Com uma estrutura económica assente e dependente da actividade turística, a crise económica internacional já havia afectado fortemente as empresas muito dependentes dos mercados britânico e irlandês, fazendo disparar o desemprego e as falências. Em 2011, a instabilidade nos destinos do Mediterrâneo ainda permitiu recuperar algum optimismo, que as propostas agora apresentadas fazem esmorecer potenciando o decréscimo do consumo privado...

Insuspeitáveis representantes da Universidade do Algarve ou do tecido empresarial já tornaram públicas as suas preocupações e apontam para uma queda de cerca de “20 por cento” na procura interna turística, decorrentes destas medidas políticas de caracter profundamente recessivo.  Resta-nos apostar decisivamente na qualificação da oferta turística, na promoção daquilo que é único e na produção de experiências inesquecíveis para quem nos queira visitar!

O turismo de natureza, integrando sem vergonha a oferta de sol e mar, o birdwatching, o BTT e o cicloturismo, os desportos náuticos e o golfe, rentabilizando todas as infraestruturas existentes, e a valorização do nosso património edificado e imaterial, onde incluímos uma gastronomia de sabores intensos proporcionados pelo melhor peixe do mundo e primores de excelência ou as tradições culturais herdadas de milénios de transações com os povos do Mediterrâneo são factores competitivos que não podemos desperdiçar...

Apesar da regionalização parecer cada vez mais longínqua e sendo certo que os tempos não são fáceis, é nossa obrigação enfrentar as adversidades com determinação e imaginação, transformando esta gigantesca crise numa oportunidade colossal para demonstrarmos que somos diferentes e que não nos vergamos perante o desprezo e a indiferença de quem nos governa!

terça-feira, outubro 18, 2011

Alerta!

O Governo determina a prorrogação até 31 de Outubro do período crítico no âmbito do sistema de defesa da floresta contra incêndios e autoriza o reforço do dispositivo de combate a incêndios até ao final deste mês. Cuidem-se!

segunda-feira, outubro 03, 2011

Ribeiras do Algarve com plano de gestão...

A Administração da Região Hidrográfica do Algarve, I. P. (ARH do Algarve) vai proceder à abertura de um período para consulta pública sobre a versão provisória do Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas que integram a região hidrográfica das Ribeiras do Algarve, pelo período de 6 meses. Não digam que não foram avisados!