sábado, outubro 29, 2011

Dieta mediterrânica em movimento... lento!



Xarém, polvo e peixes vários, conquilhas e amêijoas, atum de várias maneiras, bom pão, carne de porco e caça, vinho, azeitonas e azeite.

Estes são alguns dos elementos – os mais apetitosos e visíveis – da Dieta Mediterrânica no Algarve, cuja candidatura da contribuição portuguesa a Património Cultural Imaterial da UNESCO é representada pela comunidade de Tavira.

Fundadora da Associação CittaSlow Portugal, nesta cidade algarvia já está a trabalhar-se com afinco e o vídeo promocional é apresentado no próximo dia 2 de novembro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Esta ferramenta de informação e promoção, editada pela Câmara Municipal de Tavira e produzida pela LivreMeio Produções, apresenta sucintamente as manifestações da Dieta Mediterrânica na cidade e concelho, observadas no património imaterial ancestral ainda muito vivo em todo o território, na diversidade paisagística, produtiva e cultural e numa identidade fortemente mediterrânica.

Ainda antes de ser conhecida a escolha como comunidade representativa da candidatura, Tavira apresentou duas extraordinárias exposições - Tavira, Patrimónios do Mar e Cidade e Mundos Rurais - no Palácio da Galeria / Musem Municipal de Tavira, que ultrapassaram todas as expectativas.

De resto, foram estas as características e motivos que destacaram e levaram Tavira a ser selecionada como a comunidade emblemática para representar Portugal na candidatura.
«Há cerca de um ano, Tavira foi convidada pelo anterior Governo – e esse convite foi confirmado pelo atual – a protagonizar a candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica», explicou, ao Sul Informação, Jorge Botelho, presidente da Câmara tavirense.

A Dieta Mediterrânica é mais do que aquilo que se come, é um estilo de vida das populações do sul da Europa e Norte de África, constituído por sistemas e técnicas produtivas, formas de alimentação, de convívio e celebração coletiva que representam múltiplas expressões do Património Cultural Imaterial.

Os estudos nutricionais comparativos têm confirmando as qualidades preventivas da Dieta Mediterrânica em diversas doenças, nomeadamente cardiovasculares. Estão convidados!

Sem comentários: