domingo, julho 31, 2011

Está a pensar de vir barco?! Reserve já o seu ancoradouro...

Apesar dos desenvolvimentos da última década, quem demanda a região por via marítima em embarcação própria acaba por sofrer as passas do Algarve...

quinta-feira, julho 28, 2011

Peixinho na grelha é sinónimo de Verão...

É público que os rodízios de peixe tem outro sabor e, se a procura sobre no Verão, é sinal que temos mesmo o melhor peixe do Mundo!!!

quarta-feira, julho 27, 2011

CNO de Tavira abre quatro vagas de emprego

A Escola Secundária com 3.ºCiclo do Ensino Básico Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira) tornou público que encontram-se abertos dois processos de selecção para a admissão de quatro técnicos para o Centro Novas Oportunidades...

Quando dizem que há falta de oportunidades e de empregos, basta ler as ofertas de trabalho no Diário da República e... dar o passo em frente!!!

terça-feira, julho 19, 2011

Verão em Tavira significa cultura ao sol...

Tavira é uma cidade esquiva ao protótipo de massas das frenéticas aglomerações algarvias, tem um pausado ritmo de vida e aderiu ao conceito das slow cities....

A porta de entrada para a Ria Formosa possui um areal de ouro e vive a cultura com um cartaz de fazer corar outras de maior dimensão e efervescência turísticas. No Público, para ler e guardar!!!




sexta-feira, julho 15, 2011

Parque verde com raízes...

O Município de Tavira lançou o procedimento concursal para a execução de arranjos exteriores no Parque Verde do Rio Séqua, no valor de 805 mil euros. E a coisa marcha...

quinta-feira, julho 14, 2011

Preparem os bolsos e... venham até ao Algarve!!!

O Governo decidiu propor à Assembleia da República a aprovação de uma medida excepcional em sede de IRS, a Sobretaxa Extraordinária, previamente anunciada por Passos Coelho em sede de apresentação do Programa de Governo...

Considerada imprescindível para acelerar o esforço de consolidação orçamental e cumprir o objectivo decisivo de um défice orçamental de 5,9% para este ano, esta medida, nos termos do comunicado oficial, tem três características: é uma medida extraordinária, universal e que respeita o princípio da equidade social na conjuntura de austeridade.

Quanto à sua incidência, a sobretaxa extraordinária compreende todos os rendimentos auferidos em 2011 e englobáveis das diversas categorias de IRS, acrescidos de rendimentos sujeitos a taxas especiais de tributação, na parte que exceda o valor anual da retribuição mínima mensal garantida.

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que define os Estatutos do Conselho das Finanças Públicas, cujos membros são nomeados conjuntamente pelo Presidente do Tribunal de Contas e pelo Governador do Banco de Portugal.


O Conselho é um órgão independente, correspondendo às melhores práticas internacionais, e tem como missão proceder a uma avaliação independente sobre a consistência, cumprimento e sustentabilidade da política orçamental, promovendo ao mesmo tempo a sua transparência, de modo a contribuir para a qualidade da democracia e das decisões de política económica e para o reforço da credibilidade financeira do Estado.

Finalmente, o Conselho de Ministros eliminou a isenção do pagamento de portagens na Ponte 25 de Abril durante o mês de Agosto. Saúda-se especialmente esta medida, pois tal isenção vinha prejudicando de forma expressiva a praia da Rocha, de Armação de Pêra, Quarteira e Montegordo em detrimento da Costa da Caparica e do Meco. Esperamos que os lisboetas façam bem as contas e percebam definitivamente que fica muito mais barato passarem um mês no Algarve, para além do tempo infinito que perderiam nas filas da ponte e da "via rápida" da Caparica!!! 

Tavira lança concurso para centro de protecção civil em Cachopo

O Município de Tavira fez publicar no Diário da República o anúncio do procedimento para a construção do Centro Municipal de Protecção Civil, a instalar em Cachopo...

Para além da aposta estratégica em termos de protecção civil numa freguesia do interior do concelho e localizada em plena serra do Caldeirão, esta construção vem contribuir para a instalação definitiva do Centro de Meios Aéreos (CMA), que abrange todo o sotavento do Algarve e uma parte significativa do Baixo Alentejo, estando previsto um investimento superior a setecentos mil euros.

Em tempo de poucos ou raros investimentos, saúda-se a iniciativa e realça-se a coragem de localizar serviços de grande interesse público bem longe do litoral!

domingo, julho 10, 2011

Será desta que um algarvio vence a Volta?!

Ricardo Mestre, do Clube de Ciclismo de Tavira, sagrou-se vencedor do Troféu Joaquim Agostinho, depois de percorridos os derradeiros cem quilómetros da etapa final...


Neste domingo, a jornada fez-se em forma de circuito, com os ciclistas a percorrerem 100 quilómetros distribuídos por dez voltas de dez quilómetros cada, na cidade de Torres Vedras.


Apesar das diversas ofensivas para quebrar a muralha tavirense, bem como a existência de um fuga do dia, nada foi suficiente para derrotar os homens de Vidal Fitas que souberam controlar exemplarmente todas as movimentações da corrida.

Com Mestre de camisola amarela e a ter uma vantagem de 1 minuto e 6 segundos do seu adversário mais directo, coube à armada tavirense defender a liderança e evitar as ameaças que se fizeram sentir ao longo do percurso.

Mestre terminou a prova inserido no primeiro grupo a cortar a linha da meta, quarenta segundos depois do vencedor, que não apresentava ameaça directa, e arrecadou assim o Troféu Joaquim Agostinho, que concluiu em 15:18:40 Horas, com 1 minuto de avanço para o segundo classificado Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel).

Visivelmente satisfeito, Ricardo Mestre destacou o empenho dos colegas: “foi muito bom vencer, esta vitória serviu para mostrar que somos capazes de lutar e vencer, e também para pôr à prova as nossas capacidades e resistência, agradeço aos meus companheiros o empenho”. Será desta que um algarvio vence a Volta a Portugal?!

Aos costumes, disse nada...

Para conhecimento e apreciação pública, dou-vos conhecimento do discurso do Primeiro-Ministro que nos calhou na sessão de encerramento do congresso extraordinário da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra...

Tendo sido convocado para malhar no Governo anterior, não se esperava grande coisa deste ajuntamento de autarcas, maioritariamente conotados com o PSD, como é sabido. Como diriam nos tempos da outra senhora, Pedro Passos Coelho foi à cidade dos estudante e "aos costumes, disse nada..." 

terça-feira, julho 05, 2011

Corte e costura certos, figurino nem por isso...

Reunido pela terceira vez desde a tomada de posse, como alguns órgãos de comunicação social sublinharam sem perceber-se bem por que razões, o Governo aprovou a sua lei orgânica, fazendo constar que a mesma adequa à estrutura mais reduzida do actual Governo os serviços e organismos da Administração Central, sem prejuízo do esforço de racionalização e consequentes opções de redesenho departamental que são objectivo firme do Governo no curto prazo...

Enquanto não se sabe como tal se consubstanciará, o comunicado oficial informa-nos que foi aprovado o decreto-lei que elimina os direitos especiais detidos pelo accionista Estado na EDP – Energias de Portugal, S.A., na Galp Energia, SGPS, S.A., e na Portugal Telecom, SGPS, S.A., enquadran-se esta "decisão" no compromisso assumido por Portugal no Programa de Assistência Financeira acordado com a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu. Será um bodo aos pobres?!

Complementarmente, foi aprovado o Regimento do Conselho de Ministros do XIX Governo Constitucional e as regras de legística a observar no processo legislativo do Governo, esperando que tenham sido proibidas as brincadeiras com telemóveis durantes as suas reuniões, para evitar outros epidódios lamentáveis...

Em jeito com de concorrência com o Parlamento, que vai formar uma comissão eventual de acompanhamento, foi criada a estrutura de missão para o acompanhamento da execução do memorando conjunto com a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu, sabe-se ainda que a Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos (ESAME) funcionará na dependência directa do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Belo exemplo de contenção!

Nota complementar - O escrevente ao serviço deste Governo não sabe a diferença ente decisão e deliberação, mas pode ser que aprenda com o tempo. Ou tenha tempo para ir ao dicionário!!!