segunda-feira, outubro 05, 2009

Noruega volta a liderar IDH

A crise financeira tirou à Islândia o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas que ocupava em 2008, lançando-a para um ainda assim honroso terceiro lugar, beneficiando a Noruega que já liderara o 'ranking' em 2007...

Segundo o Diário de Notícias, o último lugar é ocupado pelo Níger e entre os dez piores estão Moçambique e Guiné-Bissau. Portugal desceu um lugar em relação ao ano passado, mantendo-se aquém dos níveis europeus, mas destacando-se entre os seus parceiros como aquele que melhor acolhe os emigantes...

O IDH é um instrumento criado pelas Nações Unidas que é publicado anualmente desde 1990, no qual o crescimento económico e a riqueza de cada país assumem a mesma importância estatística que os indicadores sociais e culturais do relatório, o que permite uma análise mais completa do desenvolvimento das sociedades.

A esperança média de vida é calculada com base no valor esperado à nascença e resulta também ela num índice mundial, bem como a educação que ajuda à ponderação do índice mundial e contempla a taxa de alfabetização de adultos e a inscrição nos níveis de ensino: primário, secundário e superior.

O conceito de desenvolvimento humano foi fundado pelo Nobel da Economia Amartya Sen e baseia a ideia na avaliação do desempenho de um país através das capacidades e liberdades dos seus cidadãos. E não é que somos uns privilegiados?!

Sem comentários: