quinta-feira, agosto 18, 2005

Tavira perante o futuro – 1


(Publicado na edição de 18 de Agosto de 2005 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

No próximo dia 9 de Outubro, a eleição dos órgãos das autarquias locais – municípios e freguesias – marca o arranque de um novo ciclo do Poder Local em Tavira e no Algarve.

Pela primeira vez, os novos eleitos têm a possibilidade de estabelecer as grandes opções do Plano para o quadriénio seguinte, mesmo que condicionados por projectos em curso e compromissos financeiros anteriormente assumidos.

Após a realização do 2.º Fórum Autárquico Regional, a generalidade das estruturas concelhias do PS promoveram as suas convenções locais, adaptando os compromissos da Declaração de Portimão às realidades dos seus concelhos, propondo ideias e soluções para as suas fragilidades e perspectivando a melhor forma de rentabilizar as suas potencialidades.

Neste século XXI, impõem-se aos autarcas uma variedade de novos desafios, sobre os quais importa meditar e definir prioridades. Neste processo de reflexão, importa descobrir como revigorar a principal escola da Democracia, recuperar a participação dos cidadãos e abrir as portas das autarquias. Cada vez mais, os métodos de gestão apoiada – referendos locais, consultas populares ou descentralização de competências, entre outros – serão utilizados reforçar a relação dos cidadãos com as suas autarquias.

Assim sendo, a participação dos cidadãos na escolha do melhor caminho não pode limitar-se à escolha dos seus representantes nos órgãos das autarquias locais. Com o aumento das competências dos municípios e o reforço da capacidade de intervenção das freguesias não podemos passar cheques em branco…

Para além do dever de votar, há um conjunto de obrigações de carácter cívico que não devemos declinar, nem que seja para preservamos o nosso património comum e promovermos o seu desenvolvimento sustentado.

Actualmente, na maioria das comunidades locais, as relações humanas já são determinadas pelo funcionamento do sistema social, tornando-se relações funcionais, e exigindo-nos uma atenção permanente para evitar a sua degradação.

Para tal, é absolutamente necessária uma aposta clara na promoção de uma administração moderna e simplificada, que inove nas tecnologias e nos procedimentos, acessível aos cidadãos, permitindo-lhes a consulta de processos, o pagamento de serviços e a apresentação de requerimentos desde a sua casa.

É fundamental uma administração rigorosa e transparente, que publicite na Internet as actas dos seus órgãos, os seus documentos de gestão, os seus regulamentos e posturas e os instrumentos de planeamento. É urgente que a melhoria da qualidade passe pela adopção de processos de avaliação contínua e pela via da certificação dos serviços!

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo,

pq continuar com tão utópico?!!!

Será q a publicitação de actas na net, seria promissora para resolver as kestões d desenvolvimento do nosso país, região ou concelho?!....

Por favor, como ambicioso cidadão q é, e já q militante (com aspirações a cargos politicos)de determinado partido politico, reflicta e consciencialize-se das verdadeiras e intelegentes medidas para fazer face à actual crise.

1 abraço

Anónimo disse...

Tanta ciumeira, há pessoas que só tem capacidade para criticar e apontar o dedo...

A ideia das actas pode não ser nova nem o remédio para todos os males, mas pelo menos permite um acompanhamento continuado dos nossos autarcas e das oposições locais, das deliberações e dos posicionamentos, das propostas e dos "enredos" que subsistem no nosso Poder Local.

Por favor, por muitos "anónimos" destes que o critiquem, não desista de apontar caminhos e soluções alternativas para o nosso Algarve!

Anónimo disse...

Inveja?!!!... De quê?....Só se for do sol, do bom tempo q vos previligia mas , até esse já vai pregando as suas partidas....

O algarve dificilmente desenvolve, pq o problema não é da região mas sim das gentes q a orienta.

Sejamos realistas, honestos e , sobretudo, DINÂMICOS.

1 ABRAÇO AOS ALGARVIOS e votos de 1 bom trabalho.

Anónimo disse...

Não confunda o burro com a albarda, Mr. Anonymous!

Se há alguém a quem V. Ex.ª possa apontar essas virtudes é ao nosso amigo JG. O seu passado público ao serviço do Algarve e da sua cidade de Tavira é a prova disso. Outros teriam seguido outros caminhos ou tomados outras opções mais fáceis!!!

Anónimo disse...

Meu caro senhor Observador....n defenda o q n conhece.....

Explike-nos entao pq q certas pessoas sem formação especifica, ocupam certos cargos na AP, tendo como unico justificativo a filiação partidaria e outros condicionantes.......

Desta vez, a "coisa" n correu tao bem e alguem teria d fikar eskecido...

Como vê.... kem tera razao?!....

Deve estar + atento e buscar melhores oportunidades para lançar comentarios!

Unknown disse...

Parece-me que mais uma vez os comentários da TERRA DO SOL descabaram para questões de natureza partidária e pessoal, desvirtuando a "discussão" que eu pretendia promover neste espaço sobre os programas das candidaturas autárquicas...
Como devem ter reparado o título deste artigo de opinião tem o n.º 1 e o seu conteúdo está orientado para determinada área da intervenção das autarquias locais. Mais virá, podem estar certos!
Sobre o resto, "os cães ladram e a caravana passa..."