quarta-feira, setembro 21, 2011

União de facto... concretizada!



Apesar de historicamente as áreas do desporto e da juventude apresentarem características de transversalidade com diversos sectores da governação, resultando entre elas próprias uma directa relação que justifica, no plano legislativo, institucional e orgânico, um tratamento coerente e muitas vezes conjunto, só agora tal união de facto materializou-se em concreto...

Aproveitando a onda de redução e melhoria das instituições públicas é criado o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.), resultante da fusão entre as entidades das áreas do desporto e da juventude integradasna administração indirecta do Estado, na dissolução da MOVIJOVEM, onde existe participação maioritária de capital público, e, bem assim, na extinção da FDTI, entidade integralmente detida por capitais públicos, com a consequente absorção das respectivas atribuições.

Regionalmente, registe-se com agrado a correcção de uma decisão irracional, que havia motivado a deslocação para Portimão dos serviços do IDP, passando agora os serviços regionais do IPDJ a funcionar em Faro. Esperamos ainda que há equidade no tratamento das matérias e que a nova instituição consiga cumprir plenamente a sua missão. Não sei se sabem, mas há juventude e desporto para além do... futebol!!!









 

Sem comentários: