terça-feira, setembro 20, 2011

Faro suprime corredor ferroviário... do PDM!


Chegou ao termo o processo de alteração ao Plano Director Municipal (PDM) de Faro, que visava essencialmente a Supressão do Corredor Ferroviário, previsto para garantir a retirada dos comboios da frente ribeirinha de Faro, no contexto da eternamente adiada construção da nova gare ferroviária das Pontes de Marchil... 

Aprovada pela Assembleia Municipal em reunião de 05/09/2011, na sequência da deliberação de Câmara de 29/06/2011 que havia recaído sobre a proposta n.º 133/2011/CM, nos termos do n.º 3, alínea b) do artido 53.º da Lei n.º 169/99, de 18/09, com a redacção conferida pela Lei n.º 5 -A/2002, de 11/01, assim como do n.º 1 do artigo 79.º do) do Regime Jurídido dos Intrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), foi alvo de consulta pública e pareceres das entidades públicas.

Estranhamente,  apesar dos tradicionais indíces de participação da sociedade farense e do interesse regional desta temática, "não foram formulados, pelos particulares, quaisquer reclamações, observações ou pedidos de esclarecimento, que pudessem ser considerados  no âmbito deste procedimento, mantendo -se inalterada a versão do relatório que se assumiu, deste modo, como versão final."

Quem ficou a ganhar com esta supressão?! Independentemente das motivações, acredito que o Algarve e Faro certamente criaram mais um obstáculo ao desenvolvimento de uma política regional de transportes coerente e sustentável...

Nota posterior - Sobre esta matéria, descobri algures uma intervenção do actual presidente da Câmara Municipal de Faro sobre o assunto. Os tópicos são elucidativos!!!




Sem comentários: