sexta-feira, novembro 27, 2009

Concedem-me um intervalo, sff?!

(Declaração política de carácter pessoal efectuada no final da primeira sessão da Assembleia Municipal de Tavira em 26/27 de Novembro de 2009)

No dia 11 de Outubro fui eleito membro deste órgão através de sufrágio popular directo e democrático e no dia 19 de Outubro fui empossado para o exercício deste mandato conferido pelas e pelos Tavirenses.

Posteriormente, fui convidado e assumi as funções profissionais de Chefe de Gabinete do Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira, tendo aceite consequentemente um conjunto de competências delegadas de natureza claramente política.

Serão funções que procurarei desempenhar com dedicação e profissionalismo, colocando ao serviço do meu Concelho todo o conhecimento e experiência adquiridas ao longo de mais de vinte anos de carreira, iniciados precisamente na Câmara Municipal de Tavira.

Política e profissionalmente, coloquei sempre o desempenho das funções públicas acima de quaisquer interesses particulares ou de ocasião, procurando permanentemente credibilizar e dignificar, quer em termos pessoais, quer das instituições onde prestei serviço.

Foi assim neste local, foi assim no Governo Civil de Faro, nos diversos gabinetes governamentais, no Instituto de Segurança Social ou no Turismo de Portugal, entidades às quais ainda estou vinculado profissionalmente.

Foi assim no exercício de funções políticas, quer partidárias, quer no exercício do mandato popular para a Câmara Municipal de Tavira, honrando-me ter integrado a candidatura presidida pelo actual Presidente da Assembleia Municipal de Tavira, quer na Assembleia de Freguesia de Santiago, quer nos últimos oito anos no Conselho Municipal de Segurança, por eleição unânime deste órgão.

Também seria esse o percurso a tomar no exercício do mandato agora conferido pelos Tavirenses, se não tivesse surgido o convite para desempenhar as funções supra referidas.

Seria essa a minha obrigação de consciência pelos cinco anos em que trabalhei ao lado do primeiro Presidente deste órgão eleito democraticamente, o Dr. Eduardo dos Reis Viegas Mansinho, já na ponta final do seu longo mandato, e cuja memória gostaria de lembrar neste momento como exemplo de honradez, verticalidade e de dedicação às causas públicas, da República e da Democracia ao longo da sua vida.

Coexistindo diversas opiniões sobre a natureza dos cargos dos membros dos gabinetes municipais, não quero nesta fase do mandato contribuir para a criação de dúvidas ou de quaisquer constrangimentos ao bom funcionamento deste órgão deliberativo, pelo que decidi apresentar oportunamente o meu pedido de suspensão de funções, nos termos legalmente previstos.

Assim, quero apelar nesta hora a Todos ao pleno desempenho das competências atribuídas por Lei ao órgão deliberativo, mas acima de tudo apelar ao contributo dos seus membros e dos grupos municipais para a dinamização da Democracia Local, para a renovação qualitativa das atitudes e dos comportamentos políticos e para o reforço do exercício dos direitos e deveres de Cidadania de Todas e de Todos os Tavirenses.

Como cidadão atento e participativo, procurei contribuir ao longo dos últimos doze anos para trazer mais Tavira para este órgão, intervindo directa e indirectamente nas suas sessões. Espero que outros sigam esse pequeno exemplo e que não seja apenas por razões que os afectem directa e pessoalmente.

Hoje, mais do que nunca, os desafios que se colocam aos Autarcas são maiores e mais apetecíveis, competindo-lhes envolver cada vez mais as populações na procura de soluções de futuro sustentáveis e que respondam às necessidades dos nossos concidadãos.

Não quero roubar-vos mais tempo, mas por HOJE resta-me apenas manifestar a Todos a minha inteira disponibilidade para garantir uma articulação eficaz entre os dois órgãos políticos do Município de Tavira e manter um bom relacionamento entre todas as forças partidárias neles representadas e o Executivo Municipal. Hoje e sempre, Todos por Tavira.

Sem comentários: