quinta-feira, setembro 30, 2004

A primeira vitória

(Publicado na edição de 30 de Setembro de 2004 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

Com o triunfo de José Sócrates, o Partido Socialista tem agora excelentes condições para produzir uma forte oposição ao Governo, construir uma alternativa política e travar com êxito as próximas batalhas eleitorais.

Com esta opção por uma liderança moderada, pragmática e responsável, os militantes do PS deram um sinal claro de estarem determinados e preparados para reassumir os destinos de Portugal.

Privilegiando o debate de propostas concretas, rejeitaram o desespero da maledicência, apostando no futuro, e mostraram um elevado sentido de responsabilidade participando expressivamente na eleição do seu Secretário-Geral e dos delegados ao Congresso de Guimarães.

Mais, com o rigor e a transparência que caracterizaram este pleito interno, deram uma lição de democracia e de civismo ao país!

Em Tavira, participaram activamente neste processo eleitoral mais de noventa por cento dos militantes em dezenas de iniciativas realizadas em Tavira e em diversos sítios do Algarve, nos almoços, nas conferências, nos debates, nos jantares, no próprio acto eleitoral...

Sem desprimor para todos os outros, saúdo especialmente o empenhamento de António Pires da Silva (ex-presidente da Comissão Política Concelhia), que foi o mandatário regional da candidatura de Manuel Alegre, e de Joaquim Fialho Anastácio, que aceitou o convite para liderar a lista de delegados pela moção “Uma esquerda moderna para os desafios do nosso tempo”.

Agora, unidos, vamos construir uma alternativa credível com os cidadãos de Tavira porque o futuro da nossa terra não pode continuar a ser adiado!

Nesta campanha interna, ficou demonstrado que a política deve-se fazer pela positiva, sob o risco das lideranças partidárias descredibilizarem-se e dos cidadãos afastarem-se das urnas e da participação cívica.

Só assim será possível que a esperança e confiança façam parte do vocabulário quotidiano dos portugueses e dos tavirenses!

José Sócrates representa o melhor dos governos de António Guterres. Demonstrou ousadia e determinação como governante e deixou marcas indeléveis nos domínios do desporto, da prevenção da toxicodependência, dos direitos dos consumidores ou no ambiente, onde liderou sem cedências a caciquismos locais ou interesses bem poderosos!

Agora é tempo de continuar a modernizar o PS e a mostrar ao país que é uma alternativa para reformar aquilo que este Governo prometeu (e não concretizou) e que tem propostas concretas para resolver os problemas que afectam os portugueses (e os governantes do PSD/PP agravam sem remédio).

Está na hora de apostar na verdadeira descentralização para desbloquear o país, gerir melhor os recursos financeiros do Estado e os fundos da União Europeia, promovendo o desenvolvimento sustentável das zonas periféricas e estancando a desertificação humana da maior parte do território nacional.

Está na altura de cumprir-se um imperativo constitucional e de voltar a discutir a regionalização administrativa de Portugal e, caso haja coragem e determinação política, de apostar na criação da região-piloto do Algarve!

Neste momento de esperança, desejo sinceramente que José Sócrates conte com o apoio de todos os socialistas e, sobretudo, dos portugueses que ainda acreditam nas vantagens da democracia para edificar a alternativa governativa que Portugal precisa!

Sem comentários: