quinta-feira, junho 24, 2004

Viva PORTUGAL

(Publicado na edição de 24 de Junho de 2004 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

1. As eleições para o Parlamento Europeu demonstraram que os portugueses estão atentos à situação do País, avaliando negativamente as políticas económicas, sociais e culturais do Governo da Direita.

O PS ganhou as eleições de forma folgada, na sequência de uma campanha onde se procurou discutir os temas europeus e mobilizar o eleitorado. Quero prestar uma homenagem ao Prof. António Sousa Franco, reconhecendo o contributo inestimável ao longo de uma vida dedicada á causa pública!

Os grandes derrotados destas eleições foram o PSD e Durão Barroso, que perderam dois deputados no Parlamento Europeu, e a anunciada remodelação do Governo não vai inverter a visão que os portugueses detém da sua liderança nem melhorar a sua capacidade de resolver os problemas nacionais. Pelos exemplos anteriores, infelizmente vamos ter mais do mesmo...

Este foi o Governo que maltratou as autarquias locais e enganou as empresas e as famílias, prometendo tudo a todos durante a campanha eleitoral e anulando essas expectativas ao longo destes dois anos. Os resultados das eleições mostram que os portugueses não compreenderam as justificações para todos os sacrifícios que enfrentaram!

O crescimento preocupante da abstenção deve ser analisado cuidadosamente, pois não é um fenómeno exclusivo das eleições europeias. Para além da distância de Bruxelas, ao ambiente de desconfiança em relação aos políticos e de desmotivação perante um futuro incerto devemos somar a desvalorização dada pelos partidos da coligação ao acto eleitoral, desistindo até de promover quaisquer acções de campanha em muitos sítios para tentar sair incólumes da derrota anunciada...

Esta vitória do Partido Socialista abre um novo ciclo, a nível nacional, regional e local, exigindo-nos uma oposição cada vez mais activa e responsabilizando-nos pela preparação de alternativas que contemplem soluções de futuro e que sejam desenvolvidas em conjunto com os cidadãos!

2. O Campeonato Europeu de Futebol cumpriu todas as expectativas e objectivos que estiveram na base da candidatura portuguesa à sua realização.

Independentemente dos resultados desportivos da selecção nacional, Portugal e os portugueses já venceram este desafio. Hoje, mais do que Figo e os seus companheiros, cada português tem a bandeira verde e rubra no coração!

Mostrámos ao mundo a nossa capacidade concretizadora e as nossas potencialidades económicas, sabemos agora que não somos inferiores aos outros desde que hajam projectos mobilizadores e concretizáveis, percebemos que podemos ser superiores em muitas ocasiões se aplicarmos bem as nossas energias e não desperdiçarmos talentos com questiúnculas inúteis...

Sabemos todos quem teve a coragem de enfrentar os “velhos do Restelo” e de concretizar o terceiro espectáculo mediático no nosso País. Espero agora que cada um de nós saiba dar o seu contributo para que esta obra notável não pare...

Sem comentários: